Sinais que seu filho pode precisar de óculos

Atenção

Os sinais de que seu filho pode precisar de óculos podem ser mais ou menos sutis, intensos ou inexistentes. É importante que os pais mantenham um olhar atento sobre a criança

A fim de detectar, com certa antecipação, algumas alterações que possam exigir ações como a ida ao oftalmologista.

Se o seu filho demora para identificar/encontrar  objetos distantes , como um carro estacionado na rua ou um brinquedo na prateleira do quarto, fique atento.

1. Dificuldade para detectar objetos longe

Tente observar esse comportamento em diferentes contextos: ela faz isso quando tem que ver algo muito perto? Ou apenas quando tem algo muito longe?

2. Inclinar a cabeça ou franzir a testa ao olhar para algo

Comece a observar o modo como a criança lida com livros, telas de celular (caso já use), revistas, brinquedos pequenos, e assim por diante.

3. Aproximar-se demais para enxergar algo

Ela pode se sentir incomodada de não conseguir focar a visão e esfregar os olhos pode dar a impressão de que conseguirá ter uma visão melhor do que precisa ser observado.

4. Esfregar os olhos frequentemente

Do mesmo modo que a criança pode ficar esfregando os olhos para tentar enxergar melhor, ela também pode “apertar” os olhos, como se tentasse fechá-los ou forçá-los de alguma forma.

5. “Apertar” os olhos para focar em algo

Quando a dor é persistente e não tem relação com outro quadro, é importante ficar atento ao que pode ser, ok?

6. Reclamar de dores de cabeça frequentes

Outro sinal de que a criança pode estar com dificuldades para enxergar é o fato de ela não conseguir reconhecer pessoas conhecidas quando não está muito perto delas.

7. Dificuldade em reconhecer rostos à distância