No começo, “um docinho” pode parecer algo bobo, mas à medida que a criança começa a consumir cada vez mais doce, maiores são os riscos de problemas sérios de saúde.
Os alimentos ricos em açúcar também são, em sua maioria, extremamente calóricos. São ricos em calorias pobres, que podem apenas levar ao excesso de peso.
Assim como a obesidade pode ser desenvolvida a partir de uma alimentação rica em açúcar, a diabetes tipo 2 também é um problema que pode ser desencadeado por esse estilo de vida.
Os alimentos doces podem despertar uma espécie de vício: passamos a desejar alimentos cada vez mais açucarados para sanar o nosso desejo por um “docinho”.
A cárie dentária é outro problema sério que pode ser causado pelo consumo de doces, especialmente se a criança não escovar os dentes depois do docinho.
Os alimentos que são ricos em açúcar, normalmente, são alimentos industrializados. Eles não tem uma uma composição que seja capaz de oferecer vitaminas e nutrientes.
O açúcar pode atrapalhar o nosso apetite. Quando comemos muito doce, nossos hormônios podem ficar um pouco mais bagunçados, fazendo com que o nosso apetite seja alterado.
O açúcar até pode ser uma excelente fonte de energia extra em alguns momentos. No entanto, quando consumido em excesso, essa fonte de energia pode ser excessiva, além de que ela costuma acabar muito cedo.