Nunca podemos nos esquecer é o fato de que as crianças se espelham muito em nós. Isto é, nossos comportamentos servem de base para muitas decisões dos pequenos.
Não espere para ensinar isso apenas quando a criança estiver começando a ir à escola. Ajude-a a compartilhar, dentro dos limites de cada idade, com os irmãozinhos e, caso não tenha, com os próprios pais.
Comece a conversar com o seu filho sobre o quanto compartilhar é importante para fazer amigos, estreitar laços, propagar o bem, colocar-se no lugar do outro, etc.
Ajude-o a perceber que compartilhar um brinquedo não é o mesmo que dá-lo para o amiguinho, e que ele poderá ter o brinquedo de volta depois de um tempo.
Mostre que esse comportamento é muito positivo e digno de elogios, fazendo com que o pequeno perceba que ele recebe a recompensa de carinho e palavras bonitas dos pais.
Você pode conversar com a criança para que ela pense sobre como ela se sentiria se quisesse brincar um pouquinho com o brinquedo do colega e ele nunca permitisse, de forma alguma.