Apesar de não haver um manual para lidar com birras e comportamentos desafiadores, existem ações que tendem a contribuir para uma melhor interação entre pais e filhos.
Procure não enxergar a birra como um comportamento para desafiar você, mas, que a criança está sentindo uma angústia e uma frustração a ponto de agir dessa forma.
Tente experimentar uma linguagem mais direta, mas sem violência, claro. Explique o que você espera que a criança faça e, se possível, explique a importância disso.
As crianças precisam de uma certa autonomia, sempre alinhada à faixa etária, para se tornarem adultos mais autônomos e que sabem tomar decisões mais tarde.
4. Faça a criança participar de determinadas escolhas
4. Faça a criança participar de determinadas escolhas
A falta de rotina pode ser bem estressante e difícil para as crianças. Por isso, é importante estabelecer uma certa organização para que ela se sinta mais tranquila e confortável.
Embora a criança possa pedir desculpas pelo comportamento ruim, é importante manter a consistência nas suas regras. Diga que aceita a desculpa, mas deixe claro que as nossas ações têm consequências.