Férias escolares com crianças: Afinal, o que podemos fazer com as crianças no período das férias escolares? Essa é uma dúvida muito comum entre os pais.

O período de férias escolares é sempre um desafio para os pais, ainda mais quando não é possível conciliar com uma folga no trabalho , assim, só as crianças estão de férias.

Já que não é possível viajar, sempre acaba surgindo aquela dúvida sobre o que fazer nas férias escolares para evitar que as crianças fiquem entediadas ou não passem o dia inteiro em frente aos aparelhos eletrônicos

As férias são muito mais do que um tempo de descanso da escola, para as crianças esse é um ótimo momento para aprender coisas novas, construir memórias e passar mais tempo com a família.

Publicidade

No entanto, como conseguir conciliar a rotina do trabalho com as férias da criançada? Pode até parecer uma tarefa difícil, mas, nós selecionamos algumas dicas simples do que fazer para ocupar o tempo da garotada em casa.

Torne esses períodos menos cansativos para você e muito mais prazeroso e cheio de aprendizado para eles, veja a seguir nossas 10 dicas de atividades para fazer com as crianças nas férias escolares!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Férias escolares

Duas meninas assoprando bolinhas de sabão no parquinho. Crédito da foto: Freepik

Passe o tempo com qualidade

Não é quantidade do tempo e sim qualidade! Essa frase para algumas mães e pais pode até parecer um clichê, porém, quando se fala da educação dos filhos, é uma grande verdade.

As crianças necessitam de um tempo dedicado para elas e, em alguns casos, é melhor ficar 20 minutos cem por cento presente do que um dia inteiro dividindo a atenção.

Além do tempo, durante as férias, é muito importante que os pais dividam as tarefas entre si, assim, nenhum dos dois fica sobrecarregado e as crianças podem ficar um pouco com cada um.

Publicidade

Se você também tiver uma rede de apoio, de avós ou tios, essa é uma boa maneira de não se sobrecarregar e fazer com que a garotada saia um pouco de casa!

Lembre-se de manter uma rotina

Durante as férias, os horários podem ser mais flexíveis, no entanto, isso não significa que eles devem ser inexistentes. É muito importante manter uma rotina mesmo nesse período em que elas não têm escola ou outros afazeres para cumprir.

Deixar dormir ou acordar mais tarde um dia ou outro é válido, mas, tome cuidado para que essa prática não se torne um hábito, ainda mais quando as crianças são muito pequenas.

Manter uma rotina mesmo nas férias é bom para criar o senso de responsabilidade, além disso, evita o transtorno de readaptação durante a volta às aulas.

Veja aqui dicas para sair da rotina nas férias, mas sem enlouquecer com os bebês!

Três crianças pulando corda juntas, ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

Dicas do que fazer com as crianças nas férias escolares

Veja algumas ideias simples que vão te ajudar a planejar os dias de férias, entreter a garotada em casa e ainda estreitar os laços e aumentar o vínculo entre pais e filhos.

1) Cozinhar

Transforme uma tarefa trivial do dia-a-dia em um momento especial com os seus filhos!

Cozinhar é um bom momento de fazer com que as crianças coloquem a mão na massa, além disso, é uma boa oportunidade para deixar com que eles aprendam um pouco mais sobre os alimentos, sua origem e o porquê de não desperdiçar.

Bolos, biscoitinhos, sanduíches, pizzas e saladas de fruta são ótimas opções para fazer na companhia das crianças, só tenha atenção com as facas, objetos cortantes e com o fogão.

Para te ajudar, veja uma sugestão de receita superfácil para fazer com os pequenos ajudantes:

Biscoitinho que derrete na boca

Ingredientes:

  • ½ xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina;
  • 1 ovo;
  • Amido de milho, o suficiente para dar o ponto.

Modo de preparo:

  1. Deixe a manteiga ou margarina um tempo fora da geladeira para que amoleça em temperatura ambiente.
  2. Misture o açúcar, o ovo e a manteiga e vá adicionando o amido de milho aos poucos, até que a massa fique bem lisinha.
  3. Enrole a massa no formato que quiser, coloque em uma assadeira e, em seguida, coloque para assar em forno preaquecido a 200°.
  4. Dependendo do seu forno, a massa ficará pronta entre 12 e 20 minutos, fique de olho para não queimar!
  5. Assim que a massa começar a dourar na parte de baixo já é hora de tirar do forno e colocar para esfriar.
  6. Depois, é só partir para a degustação!

2) Acampar em casa

Que tal fazer uma noite de pijama e transformar a sala em um acampamento? Colchões e lençóis são uma ótima maneira para construir uma cabaninha e brincar com as crianças dentro de casa.

Para deixar a noite muito mais animada, desligue as luzes e use apenas lanternas para iluminar. Separe também alguns livros ou invente boas histórias!

3) Fazer uma sessão de cinema em casa

Seja por meio dos DVDs ou por meio dos serviços de streaming, separe um dia para fazer um cinema em casa. Escolha o filme, faça a pipoca e convide toda a família para uma sessão divertida.

Veja algumas opções de filmes para assistir em família:

  • Divertidamente;
  • Frozen;
  • A Fuga das Galinhas;
  • Soul;
  • Matilda;
  • Operação Big Hero;
  • Como Treinar o seu Dragão;
  • Enrolados;
  • Extraordinário;
  • Viva, a vida é uma festa;
  • Turma da Mônica: Laços.

4) Atividades manuais

Aproveite as férias para exercitar a criatividade da criançada fazendo atividades manuais. Uma tarde de pintura, dobraduras e colagens são ótimas opções não só para passar o tempo, como para estimular a sensibilidade, coordenação e todo o lado artista dos pequenos.

5) Dar banhos nos brinquedos

Sabe aquele ursinho encardido ou aquela boneca descuidada e antiga? Aproveite para dar um banho nos brinquedos e transforme esse momento em uma brincadeira.

Essa é uma ótima maneira de fazer com que as crianças aprendam a exercitar o senso de responsabilidade e também a boa prática da organização!

Férias escolares

Crianças brincando no quarto. Crédito da foto: Freepik

Férias escolares: O que fazer com as crianças nesse período?

Férias escolares – 6) Praticar esportes

Acompanhar o pique de energia dos pequenos é uma das metas mais difíceis de alcançar. Por isso, além de sempre ser uma prática saudável, as atividades físicas são perfeitas para “cansar” e, assim, acalmar o ímpeto da garotada. Leve-as para andar de bicicleta, patins, skate, etc.

Vá à piscina para nadar, ou bata aquela bolinha na praia ou no clube, em um final de tarde, por exemplo.

7) Cuidar da casa

Fazer com que a criança sinta-se parte da família, também é dar a ela, atividades de confiança em casa.

Seja para cuidar dos animais de estimação, regar as plantinhas da janela ou, até mesmo, cultivar a hortinha, essas práticas são importantes para os pequenos terem maior conscientização da importância de mantermos ambientes limpos e organizados.

Férias escolares – 8) Investir em atividades culturais

Nos finais do dia, que tal fazer algo mais tranquilo e também que agregue em conhecimento e na imaginação da criança?

Outra boa ação é estimular a ler bons livros, desenhar ou, até mesmo, contar fábulas e histórias para as crianças desenvolverem a criatividade.

Aproveite para ler aqui sobre História infantil curta: conheça as 5 melhores para seu filho dormir.

9) Fazer um piquenique com as crianças no quintal

Na sala ou no quintal, piquenique é uma boa maneira de reunir a família. Sabe aquela receita de biscoitinho que as crianças aprenderam? Aproveite para servir no piquenique.

Férias escolares – 10) Improvisar um karaokê

Dizem que quem canta seus males espanta, então, aproveite para fazer uma karaokê com toda a família. Com certeza, esse será um momento muito divertido e as crianças vão adorar soltar a voz.

Com essas ideias simples, os dias de férias da criançada vão ser muito mais animados e vai ser muito mais fácil conciliar a rotina de trabalho com as tarefas domiciliares!

Férias escolares

Três crianças brincando no chão da sala, com papéis coloridos. Crédito da foto: Freepik

Férias escolares – Conclusão:

Quando as crianças entram em época de férias escolares, os pais precisam se desdobrar para cuidar dos pequenos em casa, ao mesmo tempo em que dividem suas funções rotineiras.

Por isso, nesse período, a organização é fundamental para adequar o tempo e acompanhar de perto o dia a dia da garota.

Seguindo as dicas acima é uma boa forma para conciliar as atividades durante as férias escolares, tornando esses momentos uma forma prazerosa de unir ainda mais ainda os laços familiares, com seus filhos ou filhas.

Por fim, esperamos que tenha gostado do nosso artigo, continue acompanhando o Mil Dicas de Mãe e até a próxima!