Como adaptar seu filho na escola é uma tarefa desafiadora para qualquer mãe e pai, isso porque mudar de escola é algo que sempre pode acontecer.

No entanto, para muitas crianças, essa mudança pode ser dolorosa e é preciso que os pais deem uma mãozinha nessa tarefa de adaptar seu filho na escola. Mas como?

Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores dicas para você. Afinal, para muitos esse processo acaba sendo mais doloroso para os pais do que para os próprios filhos.

Veja abaixo!

Publicidade
 adaptar seu filho na escola

Menina de mochila na escola, sorrindo. Crédito da foto: Freepik

Confira 7 dicas para facilitar a adaptação escolar

1. Faça a mudança parecer gradual

Primeiramente, antes da mudança em si, já comece a conversar com seu filho sobre a nova escola. Façam juntos o futuro caminho até ela. Se a nova escola for em uma nova cidade, aprendam juntos sobre ela.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A própria escola pode dar uma ajudinha quando a mudança é grande: que tal uma aula sobre a nova cidade?

Outra coisa que pode ajudar é a escola nova enviar uma foto da nova classe, o que pode fazer com que a criança já vá conhecendo alguns rostos e ambientes.

Ao chegar na nova escola, proporcionar assuntos para que a criança tenha o que apresentar aos colegas sobre si mesma é interessante.

Isso pode ser desde levar uma mudinha de uma planta comum em sua cidade anterior (em caso de mudança de cidade) ou mesmo algum souvenir do final de semana, como o ingresso usado de algum filme legal que vocês assistiram juntos.

Publicidade

2. Preste atenção na rotina!

Em segundo lugar, a rotina é uma das percepções mais importantes dos pequenos. Para crianças mais novas, é importante que ela seja o menos afetada possível.

A rotina proporciona conforto e segurança. Se um ambiente novo é introduzido em uma rotina já conhecida, o impacto percebido é bem menor.

Para crianças um pouco mais crescidas, o mais importante é envolvê-las em todos os processos, seja arrumar a mochila para a nova escola até separar o uniforme novo no dia anterior.

Participar dessas atividades junto com os pais faz com que a criança se sinta cuidada e, principalmente, parte de tudo isso.

3. Transforme a hora de dar tchau em algo positivo!

Em terceiro lugar, o momento crucial durante a adaptação a uma nova escola é a despedida em si.

Portanto mostrar confiança na nova escola, em seus educadores e na decisão de mudança é algo que a criança percebe.

Publicidade

Deixe bem claro que essa situação não é deixar algo para trás, mas a oportunidade de encontrar coisas pela frente: novos amigos, novas brincadeiras, novas aventuras.

Essas atitudes são fundamentais também no último dia da escola antiga: converse com todos para transformar o “Que pena que você está indo embora” por “Boa sorte nessa nova aventura!”.

Essa simples frase trará uma conotação positiva ao ato de ir à escola e deixará seu filho muito mais animado e confiante nessa nova adaptação.

4. Adapte-se você também

Por fim, sabe aquela insegurança dos primeiros dias da primeira escolinha? Então, ela pode voltar nesse momento.

Depois da conquista da confiança da criança em ser deixada em um lugar que não é familiar a ela, uma escola nova parece desmontar tudo isso.

O choro na entrada da nova escola pode acontecer e, com isso, a ansiedade ao longo do dia para saber se está tudo bem volta.

Pensar em pequenas distrações para quando isso acontecer pode ajudar bastante. Sempre que bater a ansiedade, que tal ouvir aquela música favorita? Ou até sair pra tomar um ar.

Outra coisa importante: conheça e se envolva com a comunidade de pais e professores da nova escola. Conheça o ambiente, os responsáveis pelas crianças dentro da escola e fora dela.

 adaptar seu filho na escola

Mãe e filha negras na porta da escola, sorridentes. Crédito da foto: Freepik

Como adaptar seu filho na escola? As melhores dicas!

5. Demonstre interesse na escola 

Se mostrar interessado pelo novo ambiente demonstra segurança à criança. Para isso, essa lista de alternativas à pergunta “Como foi a escola hoje?” é ótima.

Faça perguntas variadas! Faça mais perguntas sobre o tema que pareceu deixar seu pequeno mais animado ao responder.

Outra coisa importante: preste bastante atenção às respostas evasivas ou quando a pergunta não tem resposta alguma. Aí podem estar os pontos problemáticos da experiência da criança na nova escola.

6. E abra espaço para a criança se expressar também!

Outra dica é quando o assunto vier à tona, reforce os aspectos positivos: o crescimento, o amadurecimento, a possibilidade de fazer novos amigos, novas aventuras.

Puxe conversa com seu pequeno sem forçar ou coagi-lo a responder. Abra espaço para que demonstre seu desconforto, se ele existe, sem o medo de sofrer reprimendas.

Esse canal aberto de diálogo é algo que não se constrói da noite para o dia, mas é fundamental que você e seu filho estejam em sintonia nesse momento de transição.

Outro aspecto importante: mantenha sua palavra. Pode parecer algo óbvio, mas isso envolve atitudes bastante delicadas e a mudança de coisas que acreditamos fazer bem para a criança.

Não se atrasar para buscar o filho na escola é uma dessas atitudes. Evitar também o “Eu já volto pra te buscar” na despedida é interessante; isso gera expectativas que podem ser diferentes do itinerário real.

Adaptar seu filho na escola – 7. Não associe a escola a algo ruim

Por fim, a experiência dos pequenos com a escola pode até ser boa, mas pequenas associações ao longo do tempo podem mudar esse time que já está ganhando. Quando a escola que ela sempre conhecia de repente muda, isso pode vir a tona e dificulta as coisas.

Já ouviu algum pai/mãe, ou até você mesmo, usar aquela antiga ameaça diante de uma birra na saída da escola: “Se você continuar fazendo birra, vou te deixar aqui”. Percebeu que assim a escola vira um castigo?

Uma outra coisa que pode ter efeitos negativos é associar elementos ligados à experiência de ir à escola com castigos ou punições.

Isso tem bastante força, por exemplo, com crianças que mudaram de período escolar, que passam a acordar cedo. Já pensou se, além disso, uma punição envolve acordar mais cedo no final de semana?

Cada mudança na vida das crianças é recebida de forma diferente. É impossível prever quando a resposta será tranquila ou vai demandar um pouco mais de atenção e carinho.

No entanto, o mais importante é sempre proporcionar em casa um ambiente de segurança e acolhimento, em que a criança possa se expressar.

E que as mudanças internas possam ser apresentadas e, caso positivas, cultivadas! Ou, caso negativas, trabalhadas e superadas.

 adaptar seu filho na escola

Garotinha sentada na sala de aula com um caderno e lápis na mão, e a professora está abaixada ao lado dela, olhando em sua direção. Crédito da foto: Freepik

Adaptar seu filho na escola – Como lidar com os problemas mais comuns?

Como a primeira ida à escola ou até a troca de instituição faz com que a criança tenha que enfrentar uma situação completamente nova, é normal que ela sinta medo e adote comportamentos de insatisfação.

Porém, com algumas atitudes  é possível deixar a criança mais tranquila e preparada para a adaptação escolar e seus responsáveis também.

Confira abaixo as situações mais comuns neste período e algumas dicas para solucioná-las!

1. Crises de choro na porta da escola

Adaptar seu filho na escola: Primeiramente, muitas vezes o pai ou mão é pego de surpresa por uma crise de choro da criança na porta de escola, pois isso pode acontecer até com as crianças que demonstram alegria e entusiasmo para o seu primeiro dia de aula.

O momento mais delicado é quando a criança e seus familiares têm que se despedir, não é mesmo?

Porém, esse é um comportamento compreensível, visto que a criança está chegando a um lugar novo e desconhecido, onde não conhece ninguém e terá que ficar um tempo longe de quem ela já confia e tem afinidade

Por isso, no período de adaptação, que normalmente dura cerca de uma semana até um mês, é importante que o responsável acompanhe a criança por algumas horas dentro do ambiente escolar, ajudando-a familiarizar-se com a instituição fazendo novas amizades, bem como, transmitindo maior segurança a ela.

Além disso, é importante destacar que a criança percebe quando os familiares estão inseguros e isso só dificulta a sua adaptação.

Por essa razão, é fundamental que os familiares tenham confiança na escola que matriculou os filhos, pensando nisso é que reforçamos a importância das visitas nas escolas antes da matricula.

Quando sentir que a criança está buscando explorar mais o ambiente, aproveite para se afastar um pouco dela. Vá ao banheiro ou beber água, mas lembrem-se de voltar conforme o prometido.

Quando chegar o momento de despedir-se da criança é importante que os familiares se mantenham seguros e façam a despedida brevemente, dizendo que irão embora mas que em breve irão busca-la.

Algumas pessoas evitam se despedir, dizendo por exemplo que vão ao banheiro e vão embora. Essa não é uma atitude saudável, pois as crianças perderão a confiança em você e ficarão ansiosas a todo momento, achando que você vai embora.

Assim, uma relação saudável deverá estar pautada na verdade para que o processo de adaptação não seja prejudicado.

Adaptar seu filho na escola – 2. Tristeza e apatia antes da mudança de escola

Dando sequência aos problemas, a tristeza e apatia também são comuns. Quando a criança vai mudar de escola ela começa um novo processo de adaptação.

Dessa forma, pode apresentar tristeza e apatia, pois já estava habituada ao ambiente anterior, além de ter criado laços afetivos com os amiguinhos e as professoras.

Para contornar essa situação, tenha paciência e invista em uma boa e sincera conversa. Explique para a criança o motivo da mudança de uma forma que ela possa compreender a necessidade e como isso pode ser positivo para ela.

Além disso, demostre companheirismo dando força para esse momento difícil.

3. Falta de vontade de frequentar a escola

Adaptar seu filho na escola: A falta de interesse na escola pode ser reflexo de uma resistência em não querer sair do ambiente familiar. É preciso incentivar a criança a frequentar outros ambientes, para isso, os familiares precisam promover a participação em eventos que a escola que pretende matricular a criança oferece.

Além disso, outro motivo que leva a criança a não ter vontade de frequentar a escola é o pouco contato que tem com outras crianças da mesma faixa etária.

Sendo assim, busque frequentar parque infantis, no qual ela poderá brincar com outras crianças. Essa atitude irá ajuda-la a querer frequentar novos ambientes.

Adaptar seu filho na escola – 4. Dificuldade da família em deixar a criança

Dando sequência aos problemas, a família também pode ter dificuldade! Sim, não é somente as crianças que enfrentam dificuldades, mas sua família também.

Inclusive existem casos em que os responsáveis sentem tanta culpa que acabam caindo no choro no momento de deixá-las na escola.

Essa atitude pode deixar o processo de adaptação ainda mais difícil e traumático para as crianças.

Para agir com tranquilidade, a dica é conversar bastante com os profissionais da escola, conhecer a fundo o método de ensino e sentir total confiança na instituição. Fazendo a escolha da escola com segurança, fica muito mais fácil transmitir tranquilidade ao seu pequeno.

Ah! Lembre-se de que essa é uma etapa importante para o desenvolvimento da inteligência socioemocional da criança, e esse período de adaptação é um período que todas as crianças deverão passar.

Por fim, processo de adaptação escolar também é de responsabilidade da instituição de ensino, que deve estar preparada para lidar com as possíveis dificuldades.

Agora que você já sabe como adaptar seu filho na escola, leia também algumas dicas para ajudar seu filho a estudar!

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você! Compartilhe com seus amigos para eles lerem também e continue acompanhando o Mil Dicas de Mãe para mais conteúdos de qualidade sobre o universo materno.

Até a próxima!