Muitas vezes, para mudar o visual você precisa saber como tirar a tinta do cabelo do jeito certo, para evitar problemas na coloração.

Não há duvidas de que mudar a cor dos fios é muito bom. Afinal de contas, todo mundo precisa dar uma repaginada de vez em quando, não é mesmo?

Frequentemente as principais tendências mudam, o que desperta nas pessoas a vontade de se transformar completamente.

Mas nem sempre essa mudança é tão simples. Principalmente quando o desejo é de clarear os fios, é preciso descolorir o cabelo antes de iniciar o processo.

Publicidade

Por sorte, esse texto está cheio de informações e dicas importantes para você aprender como tirar a tinta do cabelo sem problemas.

Por que saber como tirar a tinta do cabelo?

mulher pintando cabelo

Mulher pintando cabelo – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mudar o visual de vez em quando é muito renovador. Seja preto, castanho ou ruivo o tom escolhido, basta aplicar a tinta e pronto.

Mas quando surge a vontade de clarear, aí vem o problema. Isso porque é preciso fazer procedimentos mais agressivos para descolorir os fios.

Entretanto, isso não é tão simples. Afinal de contas, as tintas são feitas para impregnar nos fios e durar bastante tempo.

Para isso, a coloração impregna na cutícula e não sai facilmente de lá, nem mesmo quando você quiser que isso aconteça.

Publicidade

Se você enjoou da cor dos seus cabelos ou se arrependeu da coloração escolhida, precisa saber que existem vários métodos diferentes de como tirar a tinta do cabelo.

Nesse texto você vai saber mais sobre eles e poderá escolher o mais adequado para as suas necessidades.

O que preciso fazer se decidi mudar o tom dos fios?

mulher lavando o cabelo

Mulher lavando o cabelo. Fonte: Freepik

Sem dúvidas, qualquer mudança no visual, cai bem para as mulheres. Mas é preciso entender que essas transformações são nocivas para a saúde dos fios.

Para minimizar isso, é fundamental escolher bem os procedimentos a serem realizados e, também contratar um profissional qualificado.

Além disso, antes de mudar de cor, você precisa saber como tirar a tinta do cabelo e fazer outros preparos. Veja quais são eles:

Publicidade
  • Paciência: tenha calma com a sua decisão e não se precipite para mudar rápido a cor dos fios. Se você errar o tom, depois dá o maior trabalho descobrir como remover a tinta do cabelo;
  • Reflita sobre a saúde das suas madeixas: antes de mudar a cor, pense se a saúde dos seus cabelos está boa e se eles estão preparados para receber uma nova tintura. Expor os fios a produtos nocivos é prejudicial e pode causar consequências graves;
  • Antes, durante e depois do tratamento para tirar a tinta do cabelo, você precisa usar produtos que ajudem a manter a saúde dos fios. Isso garante a integridade deles durante o processo.
  • Estabeleça um cronograma capilar: reconstrução, hidratação e nutrição são essenciais para todos os tipos de cabelo, sobretudo os tingidos. E você deve apostar nessas etapas, independentemente de como tirar a tinta do cabelo.

Muitas mulheres deixam esses cuidados de lado, mas eles são essenciais para quem quer fazer uma transformação e mudar a cor dos fios.

Então, antes mesmo de escolher o método de como tirar a tinta do cabelo, você deve ter cuidado em preservar a saúde dos fios.

Isso é primordial para garantir que eles resistam aos procedimentos seguintes.

3 principais formas de descolorir os fios

tinta no cabelo

Tinta no cabelo. Fonte: Freepik

Depois de saber o porquê você precisa saber como remover a tinta do cabelo, chegou a hora de descobrir quais são efetivamente as melhores maneiras de fazer isso.

Existem vários métodos e, apesar de exigirem tempo e paciência, eles são simples e funcionais. Sendo assim, veja a seguir quais são eles:

1. Removedor é a melhor opção de como tirar a tinta do cabelo

Quando alguém pergunta como tirar a tinta do cabelo, a resposta mais óbvia é justamente o uso de um removedor de qualidade.

Isso porque esse produto é produzido justamente para isso. Então, tem uma ótima eficiência em remover a coloração em poucas lavagens.

Existem atualmente diversas marcas, com composições diversas. E a melhor pessoa para te indicar a opção mais adequada, é o profissional.

Mas como premissa básica, leve em conta que o número de aplicações vai depender das suas necessidades.

Então, se a tinta estiver muito intensa, você vai precisar de mais aplicações. Em contrapartida, se ela já estiver fraca, vai precisar de menos aplicações.

Ademais, esse produto soluciona uma das principais questões relacionadas às tinturas: como tirar tinta do cabelo sem agredir a composição dos fios.

Assim, esse produto remove apenas a tintura realmente, preservando a cor natural dos fios ou preservando a integridade dos que foram descoloridos.

Apesar disso, há uma tendencia ao ressecamento dos fios. Por isso, vale salientar mais uma vez a importância de um cronograma capilar.

De qualquer forma é bom ressaltar que esse produto não serve para descolorir os fios. Ou seja, ele remove somente os pigmentos da coloração que ficam aderidos às fibras capilares.

2. Shampoo antiresíduos

mulher lavando o cabelo

Mulher lavando o cabelo. Fonte: Freepik

Se você perguntar para um profissional ou para as amigas uma dica de como tirar tinta do cabelo, é provável que alguém te indique um shampoo antirresíduos.

A vantagem desse método é a possibilidade de remover a coloração de forma gradual, sem ocasionar tantos danos aos fios.

Assim, o produto abre as cutículas, fazendo uma limpeza intensa e profunda, eliminando os resíduos que permanecem aderidos aos fios.

Dessa forma, lavando os cabelos normalmente, você terá ótimos resultados, eliminando a cor de maneira simples e relativamente rápida.

Entretanto, o uso constante e frequente desse cosmético acaba ressecando os fios. Por isso, recomenda-se usar esse shampoo ocasionalmente.

E depois das lavagens, é aconselhado fazer um procedimento para hidratação intensa e profunda dos fios.

Por fim, se você quiser potencializar ainda mais o procedimento, experimente alternar o removedor com o antirresíduo.

Mas isso deve ser feito em dias diferentes para evitar danos. E, além de pensar em como tirar tinta do cabelo rapidamente, você não pode se esquecer do cronograma capilar.

3. Soap Cap

tirar tinta do cabelo

Mulher lavando o cabelo. Fonte: Freepik

Quando se fala em como tirar tinta do cabelo, existem produtos já prontos. Mas existem também misturas que você pode fazer e, que substitui o removedor convencional.

Então, para preparar o Soap Cap você vai misturar shampoo, descolorante e água oxigenada de 20 volumes.

Essa técnica é conhecida também como shampoozada e ajuda a remover o pigmento de maneira natural, sem agredir os fios.

No entanto, devido à presença de água oxigenada na mistura, pode acontecer de a cor natural do seu cabelo mudar também.

Então, esteja preparada para isso. E se essa for a sua opção entre as alternativas de como tirar tinta do cabelo, converse com um profissional para avaliar os possíveis resultados.

Ademais, aqui vale a mesma premissa dos demais métodos: é necessário usar estratégias para manter a hidratação das madeixas.

Outras maneiras de como tirar tinta do cabelo

No tópico anterior, você conheceu as três principais dicas de como tirar tinta do cabelo. Mas saiba que a melhor pessoa para te orientar como fazer isso é um profissional qualificado.

Somente o cabelereiro saberá como fazer uma avaliação adequada da textura dos fios e do grau de danos neles.

A partir dos resultados, poderá te indicar qual é a melhor opção. Mas saiba que existem algumas outras alternativas para fazer isso e que você precisa conhecer.

No entanto, alguns deles são exclusivos para os profissionais especializados.

Decapagem

Basicamente, a técnica de decapagem consiste em descolorir os fios, removendo assim a maior parte da tinta dos fios.

Quando se fala em como tirar tinta do cabelo, esse é um dos processos mais agressivos. Mas a vantagem é que o clareamento acontece de uma vez.

Então, essa técnica é bastante usada nos salões de beleza para eliminar os pigmentos de tinta em casos que não é preciso clarear demais.

Como tirar tinta do cabelo com mechas?

Muitas vezes, é preciso pensar em como tirar tinta do cabelo sem provocar danos aos fios já sensíveis.

Isso porque há casos em que os fios não aguentam passar por um procedimento de descoloração total, pois isso pode danificar profundamente e de forma irreversível.

Se esse for o seu caso ou se você quiser fazer um procedimento mais sutil, saiba que é possível clarear os fios usando mechas.

Mas esse é um procedimento lento, em que o clareamento é feito gradualmente, até que se chegue ao tom desejado.

Clareadores

Outra opção quando se pensa em como tirar tinta do cabelo, é usar um shampoo clareador. Mas esses produtos promovem um clareamento mais sutil, de um ou dois tons apenas.

Em relação a técnicas mais invasivas, esse é um método menos agressivo. Apesar disso, ele desbota bem a cor dos fios.

Mas vale observar que você não deve usar essa técnica se já tiver um crescimento natural de raiz. Isso porque o fundo acaba desbotando também, adquirindo assim uma coloração alaranjada.

Bicarbonato é mais uma opção de como tirar a tinta do cabelo

tirar tinta do cabelo

Bicarbonato. Fonte: Freepik

Ao pensar em como tirar tinta do cabelo, você precisa considerar o uso do bicarbonato. Isso porque ele limpa profundamente os fios.

No entanto, o uso contínuo dessa substância danifica os fios. Devido às suas propriedades, o bicarbonato deixa os fios opacos e sem vida.

Mas de qualquer forma, tenha bastante cuidado em fazer procedimentos caseiros para descoloração dos fios. Isso porque eles podem piorar o problema ou causar ainda mais prejuízos.

Lavar com frequência

Depois de tingir os cabelos, você deve saber que é preciso diminuir a frequência das lavagens para não perder a cor facilmente.

Sendo assim, fica fácil entender como tirar a tinta do cabelo com lavagens frequentes. Ou seja, quanto mais você lavar o cabelo, mais a tintura vai desbotar.

É claro que esse método não vai fazer o seu cabelo desbotar de um dia para o outro. Mas se você programar uma transformação, pode intensificar as lavagens bastante tempo antes.

Além disso, o resultado depende muito de quanta tinta os seus cabelos já absorveram, qual é a cor e também a estrutura dos fios.

Se você achar que precisa de resultados mais rápidos, converse com um profissional que te oriente sobre como tirar tinta do cabelo.

Como tirar tinta do cabelo em casa?

tirar tinta do cabelo

Ruiva cacheada com cabelos longos. Foto: Freepik

Uma das principais dúvidas que as pessoas têm é se existe uma alternativa de como tirar tinta do cabelo em casa.

E a melhor forma de se fazer isso é misturando o bicarbonato de sódio com o shampoo que você costuma usar todos os dias.

Para ter resultados ainda melhores, você pode usar um shampoo anticaspa, clareador ou antirresíduos.

Independentemente do tipo de shampoo, você deve colocar uma parte de bicarbonato de sódio para uma parte de shampoo.

Para o procedimento, faça a mistura e ensaboe os cabelos com ela, fazendo uma massagem suave em toda a superfície capilar.

Preferencialmente, deixe a mistura agir por alguns minutos antes de remover. Para retirar a espuma, utilize água morna.

Você deve fazer isso durante alguns dias, até que o pigmento indesejado desapareça por completo.

Observações importantes sobre esse método

Como você deve saber, o bicarbonato de sódio é um agente de limpeza natural e muito eficiente.

Por isso as pessoas o usam para a remoção de manchas e limpeza de diversas superfícies. A mesma premissa vale para tirar tinta do cabelo.

Mas devido às suas propriedades químicas, o bicarbonato deixa o cabelo opaco e até mesmo ressecado em alguns casos.

Além disso, se você quiser ter um resultado mais eficiente, utilize um shampoo anticaspa. Ele tem sulfeto de selênio, que desbota o cabelo (e também jóias).

Como tirar tinta do cabelo com vitamina C?

Entre as estratégias de como tirar tinta do cabelo, existe a técnica com vitamina C. Nesse caso, deve-se pegar dois comprimidos e fazer uma pastinha com água quente.

Então você deve aplicar a mistura nos fios e deixar agir durante uma hora. Preferencialmente utilize uma touca de banho.

Depois você pode remover tudo usando apenas água morna.

Conclusão

Se você quer fazer uma transformação da cor das madeixas, precisa antes remover a pigmentação.

Isso não é tão simples. Mas por sorte existem várias sugestões interessantes de como tirar tinta do cabelo, seja no salão, seja em casa.