Quer se preparar para o verão 2021 e ficar com o corpo em forma? Afinal, as festas e reuniões dessa época do ano são onde encontramos amigos e familiares.

Dessa forma, todo mundo deseja estar mais bonito, não é mesmo? Porém, durante os meses de isolamento social, a maioria das pessoas se tornou extremamente sedentária sem perceber.

Agora, que chegou a época de usar roupas mais leves o resultado dos meses longe da academia começam a aparecer.

Então, para mudar esse cenário e dar a volta por cima, passamos alguns exercícios e cuidados para termos com nosso corpo e ficarmos em forma, assim como mais saudáveis.

Publicidade

Sim, a saúde deve ser levada em consideração também, já que exercícios fazem muito bem para ela. Confira a seguir os melhores exercícios para fazer em casa e ficar lindíssima para a nova estação!

Verão 2021

Mulher correndo com fones de ouvido. Crédito da foto: Freepik

Verão 2021: Lista de exercícios físicos

Execute os exercícios abaixo em circuito: realize um movimento por 30 segundos e passe imediatamente para o próximo. Ao terminar o último, descanse por 30 segundos a 1 minuto. Vamos lá!

1 – Polichinelo completo:

Em pé, com as pernas unidas e os braços estendidos ao lado do corpo, dê um salto para cima. Ao mesmo tempo, afaste os pés lateralmente e bata as mãos acima da cabeça.

Em seguida, volte para a posição inicial e depois agache, tocando as mãos no solo. Estenda as pernas e repita o exercício sem parar.

2 – Agachamento com deslocamento lateral:

Em pé, fique com as pernas unidas e coloque as mãos na cintura. Dê um passo para o lado.

Publicidade

Depois, estenda os braços à frente, contraia o abdome e agache até suas coxas ficarem paralelas ao chão. Volte para a posição inicial e execute o movimento para o outro lado.

3 – Prancha com toque nas pernas:

Fique em posição de flexão de braços, com as mãos afastadas em uma largura igual a dos ombros e o abdome contraído, para estabilizar o corpo.

Depois, leve a mão esquerda até a lateral da coxa de mesmo lado. Volte e repita com a outra mão.

4 – Salto com afundo:

Antes de mais nada, fique em pé, com as pernas afastadas na largura do quadril e as mãos na cintura. Flexione levemente os joelhos para pegar impulso e dê um salto para cima.

Depois, dê um pequeno salto, coloque a perna direita à frente e flexione os joelhos, fazendo um afundo. Retorne à posição inicial e repita o movimento, agora colocando a perna esquerda à frente.

5 – Abdominal grupado:

Antes de tudo, sente-se no chão. Apoie as mãos no solo ao lado corpo e erga as pernas. Incline o tronco para trás e estenda as pernas para a frente.

Publicidade

Depois, mova o tronco para a frente e ao mesmo tempo flexione os joelhos, aproximando-os do peito. Repita o movimento sem parar.

6 – Flexão de braços com peito no chão:

Primeiramente, fique em posição de flexão de braços, com as mãos afastadas em uma largura um pouco maior do que a entre os ombros.

Em seguida, flexione os cotovelos e desça o corpo devagar, até o peito encostar no chão. Erga as mãos e os pés e dê uma breve pausa. Retorne para a posição inicial.

7 – Salto patinador:

Fique em pé com as pernas afastadas na largura do quadril. Dê um salto para a esquerda e fique apoiado apenas na perna de mesmo lado. Simultaneamente, leve os braços para o lado esquerdo. Agora, salte para o lado direito, apoiando-se somente na perna de mesmo lado e movendo os braços.

Verão 2021

Mulher fazendo exercício. Crédito da foto: Freepik

Dicas para manter o corpo em forma

1 – Treino turbinado:

Verão 2021: Para quem já se exercita e quer melhorar o corpo para o verão, o indicado é um treino mais curto e intenso para potencializar o gasto calórico e acelerar o metabolismo.

Com intervalos menores entre as repetições, o treino promove uma queima de gordura ainda maior e pode combinar exercícios aeróbios e hipertróficos.

2 – Exercícios aeróbios:

Quem está começando a malhar agora pode incluir mais treinos aeróbios na periodização. A descarga de endorfina é maior neste tipo de atividade, favorecendo a sensação de bem-estar e a consequente adoção do hábito de se exercitar, além de promover a queima de gordura mais eficientemente.

3 – Faça o que gosta:

Muita gente diz que não gosta de musculação, por exemplo, por achar o exercício monótono. Diante disso, logo acabam desanimando e desistindo da atividade física, comprometendo a saúde e a estética.

Vale a lembrar da importância de escolher uma atividade que seja prazerosa para poder criar o hábito de se exercitar.

Além disso, quando você faz algo que gosta, a atividade física deixa de ser um sacrifício e você começa a notar seus benefícios no dia a dia. Se falta um dia, sente falta.

4 – Jejum não!

Com as temperaturas em elevação, é normal que as pessoas não terem muito apetite, mas isso não é desculpa para malhar de estômago vazio.

É importante comer algo leve, mesmo que seja um suco ou uma vitamina antes de se exercitar, caso contrário, o corpo passa a queimar os próprios músculos para achar energia para o exercício, prejudicando o emagrecimento e a hipertrofia.

5 – Mude hábitos para o verão 2021:

Atividade física não precisa ser feita só na academia. Podemos incorporar os exercícios na rotina e nos mexer sempre.

Faça algumas coisas como: estacione longe ou desça um ponto antes do seu, troque o elevador pelas escadas, vá beber água ou café no ponto mais distante do escritório e aproveite cada momento para queimar mais calorias.

Um exemplo é subir 12 lances de escada por dia, que  equivale a uma caminhada de meia hora em termos de queima calórica, sem contar os ganhos de força que as escadas trazem.

6 – Não queira só emagrecer:

É importante lembrar que a prática de atividade física frequente traz diversas melhoras para a saúde como um todo.

Além do emagrecimento e da prevenção e tratamento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade, a pessoa também ganha equilíbrio, velocidade, fôlego, coordenação mecânica, além de notar melhora no sono, na disposição, na autoestima e até na libido!

7 – Alimentação pré e pós-treino:

O que ingerimos antes e depois do exercício também ajuda a potencializar resultados e disposição. Antes do exercício é indicado carboidratos leves, suplementos de aminoácidos e até mesmo barra de cereais ou chocolate 70% cacau para dar energia para malhar. No pós, frutas secas e proteínas magras ajudam na recuperação do organismo.

8 – Coma de tudo, mas em equilíbrio:

O segredo da orientação nutricional é essencial para que se saiba o que comer. A gente acredita que não é preciso se privar do que gosta, mas sim equilibrar a alimentação e combiná-la aos exercícios certos para você poder ter o corpo dos sonhos.

9 – Água sempre:

O corpo precisa estar hidratado para funcionar bem. A água ajuda a perder peso por dar saciedade, elimina as toxinas, favorece o funcionamento intestinal, além de ajudar na beleza da pele, das unhas e do cabelo. Precisa de mais motivos?

10 – Descanso adequado:

Dormir bem e repousar também é parte do treinamento. A recuperação muscular é essencial para prevenir lesões e ajudar também a conquistar os objetivos, seja hipertrofia ou emagrecimento.

Verão 2021

Mulher fazendo alongamento em parque, ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Por fim, esperamos que tenha gostado desse artigo e siga as nossas dicas de exercícios e cuidados para manter um corpo saudável e em forma.

Agora que você já sabe quais exercícios fazer e como se preparar para o verão 2021, leia também: