Os cosmetologistas procuram há muito tempo um ingrediente mágico que ajude a resolver a maioria dos problemas de pele. E finalmente eles encontraram. A niacinamida (conhecida como vitamina B3 ou niacina) tem uma gama incrivelmente ampla de benefícios e pode transformar até mesmo peles problemáticas e sensíveis.

Mas existem algumas peculiaridades em sua aplicação.

Hoje vamos falar sobre como a niacinamida é útil para o rosto e como usar os produtos B3 corretamente.

O que é Niacinamida

creme para a pele

Creme para a pele. Fonte: Freepik

Publicidade

A niacinamida ou ácido nicotínico é uma vitamina B3 solúvel em água. Sendo assim, no organismo, é responsável por vários processos:

  • Converte alimentos em energia;
  • Estimula a circulação sanguínea
  • Tem efeito anti-inflamatório;
  • Protege os tecidos da pele e do fígado;
  • Ajudam na qualidade do cabelo.

Localmente, a substância atua como um poderoso antioxidante, desinfeta a pele e combate bactérias patogênicas.

Mas, acima de tudo, é apreciado pelo fato de que estimula ativamente a circulação sanguínea, devido ao qual processos vitais regenerativos são desencadeados nas células da pele.

Benefícios para a pele

mulher passando creme na pele

Mulher passando creme na pele. Fonte: Freepik

B3 é um verdadeiro soldado universal. Esta vitamina tem uma ampla gama de efeitos na pele:

  • Restaura a função de barreira da derme, nivelando o peeling, irritação e desidratação;
  • Melhora a tez, remove o embotamento;
  • Reduz a vermelhidão, alivia a inflamação;
  • Combate a acne;
  • Ilumina manchas pós-acne;
  • Retarda o processo de envelhecimento (antioxidante);
  • Aumenta a elasticidade da pele;
  • Estreita os poros;
  • Mantém a pele fosca.

Aplicação

creme para a pele

Creme para a pele. Fonte: Freepik

Publicidade

Sobretudo, cosmetologistas coreanos progressivos foram os primeiros a adicionar o componente aos cosméticos.

A niacinamida é onipresente em cosméticos, pois é adicionada a hidratantes e cremes antienvelhecimento para rosto e olhos, soros, cremes para as mãos, máscaras e até BB creams.

Ao usar o ácido nicotínico, nenhum efeito colateral foi identificado ainda.

Já o efeito visual de um creme ou soro com B3 aparece gradativamente, já que a substância tem efeito cumulativo. Se você usar um produto com uma concentração de niacinamida de 5%, notará uma melhora em cerca de 2-3 meses. Mas definitivamente vale a pena!

A transformação completa da pele durante os estudos clínicos foi observada após seis meses de uso regular do componente.

A niacinamida é adequada para todos os tipos de pele?

Este componente pode dar algo diferente a cada tipo de pele, será uma excelente base para os cuidados diários. Afinal, a niacinamida trata de muitos problemas, desde a redução da inflamação até o controle do excesso de gordura. O truque é encontrar a fórmula certa para você.

Publicidade

Se você tem pele oleosa que tende a obstruir ou dilatar os poros, procure um produto à base de água.

Se a pele é seca, um hidratante emoliente ou tônico com menos niacinamida funcionará melhor para você.

Este ingrediente também funciona bem com outros produtos para aumentar sua potência.

A niacinamida pode ser usada com vitamina C?

É hora de dissipar o mito principal: ao contrário dos rumores, a niacinamida e a vitamina C podem ser usadas juntas com bastante sucesso.

Assim, a desinformação foi baseada em pesquisas na década de 1960 em que dois ingredientes foram testados em suas formas não estabilizadas em uma sala quente. Mas pesquisas mais recentes mostraram que eles são bastante compatíveis.

Portanto, você pode usar a niacinamida com a maioria das fórmulas de vitamina C, mas evite combiná-la com a vitamina C pura.

Três etapas para usar o produto

  1. Primeiramente, limpe bem a pele com água micelar ou com uma lavagem suave para o rosto para remover as impurezas e preparar a “superfície”.
  2. Em seguida, aplique um tônico com niacinamida na pele – é melhor fazer isso com um algodão; alguns toners (com uma textura mais pesada) podem ser aplicados diretamente com os dedos.
  3. Por fim, aplique um sérum ou hidratante sobre o tônico (você também pode usar produtos com niacinamida) e conclua o procedimento com a aplicação de protetor solar.

Niacinamida para cabelo

niacinamida

Mulher negra de cabelos crespos sorrindo para foto. Ela veste um vestido estampado colorido e está sentada em um restaurante. Crédito da foto: Freepik

A niacinamida pode ser encontrada em cosméticos para os cabelos. Pois o ácido nicotínico nada mais é do que uma vitamina que auxilia o organismo nos processos oxidativos, melhorando o metabolismo. A este respeito, a niacinamida:

  • Ativa os folículos capilares dormentes, o que promove o crescimento do cabelo;
  • Restaura folículos pilosos já danificados;
  • Impede a perda de cabelo intensa;
  • Devolve brilho ao cabelo;
  • Mantém o pigmento brilhante do cabelo;
  • Previne do envelhecimento prematuro.

Além disso, a niacinamida para o cabelo está disponível em ampolas, comprimidos ou cosméticos. Por isso, há várias maneiras de usar o ácido nicotínico.

Então o efeito dos medicamentos dependerá da concentração da substância ativa, e a consistência também é importante no uso de cosméticos com niacinamida.

A niacinamida ilumina a pele?

niacinamida

Creme no rosto. Fonte: Freepik

A vitamina B clareia as manchas escuras causadas pelo tempo e pelo sol, deixando o rosto com um tom uniforme, bela cor e brilho.

Assim, esta poderosa ferramenta reduz a transferência de melanina das células do pigmento para as células da pele. Então pelo mesmo motivo, é útil para pessoas que costumam ter manchas após acne inflamada.

Além disso, os cosmetologistas usam ativamente a nicotinamida para reduzir o melasma, uma hiperpigmentação pronunciada da face que é difícil de tratar.

Funciona para a pele madura e ajuda com as rugas?

Sobretudo, a vitamina B3 é um bom componente anti-envelhecimento, que deve estar na bolsa de cosméticos de todas as meninas com mais de 30 anos.

Assim, no decorrer da pesquisa, excelentes resultados antienvelhecimento foram observados: redução de linhas finas e rugas, clareamento de manchas escuras e aumento da elasticidade.

Além disso, aumenta a síntese de colágeno e a produção de ceramidas, responsáveis ​​pela elasticidade e uniformidade da tez.

A niacinamida pode ser usada todos os dias?

niacinamida

Mulher com toalha na cabeça. Fonte: Freepik

Sobretudo, como os cosméticos de niacinamida são bem tolerados pela maioria das pessoas, você pode usá-los duas vezes ao dia.

É eficaz em qualquer época do ano, mas funciona melhor no inverno, quando o rosto sofre de frio e secura excessiva.

A nicotinamida também prepara a pele para o retinol. Inclua este ingrediente em sua dieta de beleza antes de usar vitamina A e, em seguida, use com ela para evitar irritação e ressecamento.

Além disso, os dermatologistas aconselham o uso de cosméticos com vitaminas do complexo B ao longo do dia e retinol na hora de dormir.

Em resumo, os cosméticos com niacinamida são indispensáveis ​​para peles oleosas, opacas, secas, flácidas e envelhecidas, que precisam devolver juventude, beleza e brilho.