A hidratação no cabelo é uma das rotinas de cuidados com os fios mais queridinhas de todas, né? E é muito necessária também para a saúde das nossas madeixas. Mas qual a importância?

Esse tratamento é realmente importante para que os fios fiquem saudáveis, brilhantes e macios, já que ajuda a repor a água que é perdida pelo cabelo todos os dias.

Uma das grandes vantagens da hidratação no cabelo é que esse tratamento pode ser feito em casa com produtos naturais e nível de dificuldade baixo.

Além disso, fazer uma hidratação no cabelo não requer horas e horas de dedicação, sabia? Isso porque é possível que esse procedimento seja rápido, o que facilita com que vire hábito e seja incorporado na sua rotina de cuidados capilares.

Publicidade

Neste artigo, vamos te contar mais sobre a importância da hidratação, como saber se o seu cabelo precisa ser hidratado e também oito receitas caseiras incríveis de hidratação para que você possa fazer em casa com nível sem muita dificuldade.

Veja abaixo!

Hidratação no cabelo

Mulher asiática com cabelos longos e castanhos, sorrindo e segurando uma mecha do seu cabelo. Fundo rosa. Crédito da foto: Freepik

Por que hidratar o cabelo é importante?

A hidratação no cabelo é uma etapa do cronograma capilar que tem como objetivo repor a água que é perdida dos fios diariamente devido a diversos fatores, como sol, vento, água do mar e da piscina, procedimentos químicos, como colorações, alisamentos e relaxamentos, poluição, uso frequente da chapinha e do secador, entre outros.

O resultado da hidratação no cabelo é, portanto, fios mais resistentes, fortes, revitalizados, brilhantes, com menos frizz e menos suscetíveis, também, aos fatores externos que causam danos ao cabelo.

O meu cabelo precisa ser hidratado?

Perceber se os seus fios estão precisando de hidratação não é uma tarefa difícil. Isso porque, basta observar a aparência dos seus fios: caso eles estejam quebradiços, secos, com aparência opaca e pontas duplas, ele está precisando de hidratação urgente.

Publicidade

Além disso, outra maneira de analisar se o seu cabelo está precisando de hidratação é colocando um fio em um copo d´água: quanto mais o cabelo afundar, maior é o grau de porosidade e a necessidade de hidratação.

Além disso, é super importante dizer que a hidratação no cabelo não é para ser feita apenas quando os seus fios apresentarem sinais de que estão precisando urgente desse tratamento, ok?

No entanto, a hidratação no cabelo precisa ser uma rotina de cuidados com os fios e virar um hábito para garantir que vão estar sempre saudáveis e fortes.

Hidratação no cabelo: como fazer em casa?

Existe uma variedade enorme de receitas caseiras de hidratação no cabelo que podem ser feitas em casa com nível de dificuldade baixo e resultados muito bons. Além disso, os produtos usados nessas receitas são fáceis de serem encontrados em mercados, além de baratos.

Pensando nisso, separamos abaixo oito receitas maravilhosas de hidratação no cabelo para você testar na sua casa. Você vai amar após ver os resultados!

1. Hidratação no cabelo com babosa

A babosa é uma das principais alternativas para quem busca uma forma natural de hidratar o cabelo. O método é antigo, mas realmente muito eficaz para tratamento. Além de que é muito fácil de preparar e aplicar! Basta realizar as seguintes etapas:

Publicidade
  1. Corte uma folha de babosa e retire o seu “miolo” (parte pastosa).
  2. Então, bata o miolo no liquidificador com um copo de água fria.
  3. Em seguida, pegue a mistura realizada e passe nos cabelos, com o auxílio de um pincel.
  4. Deixe a mistura nos fios por cerca de 45 minutos e lave-a com água corrente.
  5. Por fim, passe shampoo e condicionador para retirar o excesso da máscara e selar as cutículas.

2. Hidratação no cabelo com mel

As receitas de hidratação com mel potencializam a nutrição dos fios e podem se tornar uma rotina inteligente para quem deseja mantê-los sempre bonitos e cheios de vida.

Nesse caso, uma opção bacana e que pode ser repetida a cada 15 dias é a hidratação com cremes. Para realizá-la, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Primeiramente lave bem os cabelos com shampoo, retirando bem todos os seus resíduos com água.
  2. Em seguida, misture duas colheres de sopa de qualquer máscara hidratante (de sua preferência) a duas colheres de sopa de mel.
  3. Então aplique a combinação no cabelo (evitando apenas perto da raiz).
  4. Deixar a mistura agir no cabelo durante uma hora.
  5. Por fim, lave o cabelo para retirar bem a máscara, finalizando com um condicionador nas pontas.

3. Hidratação no cabelo com azeite de oliva

Este produto tão usado no nosso dia a dia para a culinária pode também ser um excelente aliado no combate aos fios ressecados.

Com uma hidratação simples feita à base de azeite de oliva, você pode conquistar fios sedosos e com muito brilho. Quer sabe como? Siga esses passos:

  1. Comece aplicando o azeite de oliva, com ajuda de um pincel, por todo o comprimento dos fios ainda secos.
  2. Em seguida, retire o excesso de azeite das pontas, para não ficar pingando, e prenda o cabelo para trás.
  3. Então, para potencializar os efeitos, envolva o cabelo em uma toalha ou touca térmica.
  4. Por fim, depois de uma hora, lave o cabelo normalmente – com shampoo e condicionador, preferencialmente em água fria.
Hidratação no cabelo

Mulher branca de cabelos castanhos longos segurando uma mecha do seu cabelo e sorrindo, com o olhar voltado para baixo. Fundo cinza claro. Crédito da foto: Freepik

4. Hidratação no cabelo com abacate

O abacate tem propriedades extremamente nutritivas, que auxiliam na reconstrução capilar e hidratação.

Por isso, com uma receitinha simples, essa fruta pode ser adotada como uma fórmula caseira de tratamento para os fios. Agora aprenda como e pratique essa manutenção, pelo menos, uma vez por mês:

  1. Retire a polpa do abacate e amasse-a bem em uma tigela.
  2. Misture uma colher de óleo de coco (ou outro de sua preferência) e uma colher de máscara hidratante (opcional).
  3. Em seguida, pegue essa mistura e passe nos cabelos ainda molhados.
  4. Então, deixe agir durante meia hora e depois lave bem os fios para retirar os resíduos da mistura.

Além disso, você pode aproveitar os mesmo benefícios utilizando uma máscara que tenha na composição o abacate.

5. Hidratação no cabelo com maisena

Usar a maisena para potencializar os efeitos de hidratação no cabelo pode ser uma ideia muito eficiente e com resultados duradouros.

Isso porque a máscara de maisena, feita de forma caseira, é bastante conhecida e recomendada até por profissionais. Aprenda aqui como você pode fazê-la e a forma de aplicação:

  1. Pegue uma colher de sopa de maisena e misture a um copo de leite.
  2. Então, leve a mistura ao fogo por aproximadamente 5 minutos, até engrossar.
  3. Retire-a do forno, deixe esfriar e misture com uma colher de açúcar e uma colher de creme hidratante (à sua escolha).
  4. Em seguida, passe a mistura nos fios e deixe agir por 30 minutos.
  5. Finalmente lave os cabelos como de costume, preferencialmente com água gelada.

6. Hidratação no cabelo com ovo

Sabia que o ovo ajuda a manter o cabelo hidratado e sempre bonito? Ele é um elemento rico em lipídeos, que repõem a oleosidade perdida dos fios, e em proteínas e colágeno, favorecendo a reconstrução capilar dos fios mais prejudicados.

Confira a seguir o passo a passo:

  1. Comece misturando três ovos com duas colheres de azeite e uma colher de mel.
  2. Depois aplique em todo o cabelo, até mesmo no couro cabeludo, e cubra-o com uma touca de banho.
  3. Espere agir por 30 minutos antes de enxaguar.

7. Hidratação com açúcar

Além de ser um ingrediente que raramente falta em casa e por ser comum na alimentação, o açúcar também tem a função de esfoliar os fios capilares. Ao mesmo tempo em que hidrata, ele dá maciez e brilho aos cabelos.

Veja abaixo como hidratar seu cabelo com esse ingrediente:

  1. Basta colocar 2 colheres de sopa de açúcar cristal (ou 1 de açúcar mascavo) e mais 3 colheres de sopa do seu creme de hidratação em um recipiente e mexer bem.
  2. Depois, com os fios já limpos e úmidos, você irá aplicar a mistura mecha por mecha e deixará agir por cerca de 20 minutos.
  3. E, por fim, é só enxaguar e finalizar como preferir.

8. Hidratação com café

O café também é um daqueles elementos daqueles itens que está sempre presente na cozinha brasileira. Conhecido como um excelente estimulante para o organismo, ele ainda é a escolha ideal para quem quer que as madeixas cresçam mais rápidas, principalmente quem está passando pela transição capilar.

E o melhor: o pó de café deixa o cabelo mais brilhante, macio e cheio de vida. Para fazer é muito simples, veja abaixo!

  1. Coloque 2 colheres de creme hidratante em um recipiente, com 1 colher de azeite de oliva e por fim uma colher de café, misturando-os.
  2. Passe mecha por mecha o produto, massageando os fios.
  3. Deixe a mistura agir no cabelo por pelo menos 30 minutos.
  4. Depois, retire na lavagem a máscara de café.

Não se esqueça de incluir a hidratação no cabelo em sua rotina, pois ela te ajudará muito a manter seus fios com um aspecto mais bonito, macio e saudável, seja usando receitas caseiras ou máscaras prontas.

Com estes ingredientes simples que mostramos acima, é possível garantir a hidratação dos seus cabelos em casa, realizando regularmente a rotina de sua preferência.

Por fim, esperamos que tenha gostado das receitinhas acima! Continue acompanhando o Mil Dicas de Mãe para mais dicas de beleza e bem-estar. Até a próxima!

Confira os outros conteúdos que separei para você: