ensaio revelação é uma excelente tradição para quem quer registrar esse momento tão mágico da gestação. Afinal, só quem já aguardou ansiosamente para saber o sexo do bebê é que sabe como esse momento pode ser incrível.

Por isso, neste conteúdo nós pretendemos dar diversas dicas que possam lhe ajudar a fazer um ensaio revelação bebê da melhor forma possível!

ensaio revelação

Ensaio de gravidez. Foto: Freepik

Depois veja o nosso guia completo para fazer um chá de revelação incrível e inesquecível.

Publicidade

O que é ensaio revelação?

O ensaio revelação nada mais é do que um ensaio fotográfico de gestante que tem por objetivo revelar o sexo do bebê. Costumeiramente, nem o pai e nem a mãe sabem o gênero do bebê e, para preparar a revelação do ensaio, o fotógrafo conta com a ajuda da madrinha ou do padrinho do bebê. Também é bastante comum a irmã da grávida ou outro familiar ajudar nessa empreitada.

Assim, a mãe e o pai até podem escolher como a revelação irá acontecer (com balão colorido, bolo, confetes, etc.), mas quem irá comprar os itens na cor necessária será outra pessoa. Afinal, que graça teria o pai ou a mãe saber o sexo do bebê, enquanto apenas um não sabe?

O ensaio para revelação, portanto, tem o objetivo de despertar sentimentos espontâneos na família, para que os cliques sejam os mais lindos possíveis. Por isso que ambos não devem saber o gênero do filho! Pois as imagens poderiam retratar a surpresa de um e a indiferença do outro.

ensaio revelação

Mulher grávida na cama. Foto: Freepik

Portanto, se você quer fazer um ensaio para revelar o sexo do bebê, considere:

  1. Escolher um bom fotógrafo de família para isso.
  2. Selecionar algum conhecido de confiança que fique responsável por saber o sexo do bebê com o médico.
  3. Escolher como acontecerá a revelação (cenário, look, tipo de revelação, etc.).
  4. Passar para o conhecido todas as instruções.
  5. Aguardar o dia da revelação e se preparar para fortes emoções!

E se você quiser deixar tudo ainda mais emocionante, que tal apostar em uma carta do bebê para chá revelação feito para os pais?

Publicidade
ensaio revelação

Ensaio de revelação bebê. Foto: Freepik

Cenário:

Os cenários para esse ensaio podem ser bem variados. O ponto de partida sempre será o gosto pessoal dos pais. Afinal, existe uma variedade de possibilidades que podem ser colocadas em prática nesse momento tão lindo. Veja algumas ideias para você se inspirar:

  • Em algum cômodo da casa, como cozinha, sala, quarto, etc.
  • Na praia, em momentos que a luz do sol valorize o ensaio.
  • No campo ou em uma fazenda.
  • Em alguma chácara.
  • Perto da piscina.
  • Em um estúdio decorado.
  • Salões de festa decorado.
  • Na casa dos avós.
  • Em algum local que tenha neve.
  • No quintal de casa.
  • Perto de algum lago, lagoa, riacho ou cachoeira.
  • No topo de um morro, para ter a cidade “de fundo”.
  • Em algum local específico que seja especial para toda a família.
  • Em um parque de diversões.
  • Na pracinha da cidade.
  • Entre muitas outras possibilidades.
ensaio revelação

Fotos de ensaio para revelação. Foto: Freepik

Lembre-se de o que não faltam são alternativas. Além disso, quanto mais significativo for o lugar escolhido, melhor será o resultado. Por exemplo, se você e o seu marido se conheceram no verão, a praia pode ser uma excelente pedida. Mas, em outros momentos, pode ser possível recordar boas lembranças em um parque, em alguma chácara, etc.

Roupa para ensaio

Além de escolher o lugar, é preciso escolher um bom look para o ensaio revelação, concorda? Aqui, novamente entramos na regra do gosto pessoal. Embora existam dicas que possam deixar você ainda mais linda para o momento, não há nada melhor do que se sentir à vontade para viver a revelação do sexo do bebê.

Por isso, antes de colocar uma peça de roupa que possa ser um pouco desconfortável e limitar os movimentos, procure investir em algo que seja bonito, leve e que permita que você aproveite as fotos da melhor forma. Veja algumas ideias que podem ser interessantes:

Publicidade
  1. Vestidos com tecidos leves e soltinhos são capazes de criar uma composição linda para o ensaio, especialmente se este acontecer em um local com vento. Pois assim as imagens ficarão ainda mais preenchidas e bonitas.
  2. As saias longas causam o mesmo efeito que os vestidos, proporcionando leveza e muita delicadeza ao look.
  3. Se você fizer um ensaio na praia, pode até apostar no biquíni com uma saída de praia levinha e super confortável.
  4. Não use peças que sejam muito apertadas ou que impeçam você de agachar, especialmente se você já tem filhos pequenos. Afinal, o ensaio revelação deve acontecer com uma interação entre a família, e peças apertadas podem atrapalhar esse objetivo.

Mulher segurando a placa e a barriga. Foto: Freepik

  1. Quanto às estampas, lembre de combiná-las com o local do ensaio. A praia requer algo mais alegre e colorido, e o campo pode requerer tons mais verdes e escuros. Avalie o local e crie a combinação perfeita.
  2. Não use calçados que sejam desconfortáveis, como o salto alto. Embora este seja bonito, é claro que ele não deixará você tão livre durante as poses.
  3. Quanto à maquiagem, aposte em algo que não seja muito carregado, pois pode destoar do restante da família e não ficar tão interessante assim. A não ser, claro, que este seja o seu desejo.

Ensaio de revelação bebê. Foto: Freepik

Veja também: Ensaio mãe e filho estúdio: 27 fotos para inspirar + dicas para fotos

Como fazer o ensaio revelação gestante? Que tipo de revelação usar?

Além de pensar no cenário e na roupa, é claro que também devemos considerar como o ensaio irá revelar o sexo do bebê, de fato. Afinal, como existem muitas formas diferentes de fazer isso, você pode acabar ficando em dúvida acerca da melhor possibilidade, certo? Por isso, resolvemos fazer uma lista que pode ajudar você a ter um momento ainda mais memorável:

  1. Bolo surpresa.
  2. Cartão com a resposta dentro.
  3. Confetes coloridos dentro do balão preto.
  4. Caixa cheia de balões e, quando aberta, os balões saem voando.
  5. Pinhata que revela a cor do sexo do bebê.
  6. Potinho com tinta: a mamãe e o pai são vendados e os filhos usam a tinta para desenhar um coração no rosto dos pais. Depois estes olham no espelho.
  7. Bexigas com tinta dentro.
  8. Sinalizadores para indicar a cor do sexo do bebê.
  9. Caixinha surpresa com corações cortados na cor.
  10. Chuva de balões na cor (caso o ensaio revelação seja feito em um estúdio).
  11. Além do bolo, outro tipo de comidinha que possa ser recheada com a cor.

Família na praia. Foto: Freepik

Leia mais: Chá revelação, você sabe a história curiosa de como ele surgiu?

Faça um ensaio revelação gravidez que seja a sua cara!

Lembre-se que na hora de fazer um ensaio revelação o mais importante é deixá-lo a sua cara. Assim certamente você terá um resultado ainda mais bonito e inesquecível. Aposte naquilo que combina com a sua família e com o seu estilo e desfrute de um ensaio memorável!

Veja agora: