Quer manter seus cabelos crespos e cacheados sempre lindos e saudáveis, mas não sabe como? Então você está no lugar certo!

Confira neste artigo 20 dicas de como cuidar dos seus cabelos, já que esse cuidado é fundamental para que os fios fiquem sempre brilhantes e cheios de vida!

Além disso, as hidratações são muito importantes, já que os cabelos com essas curvaturas tendem a ficar mais ressecados, o que demanda um cuidado maior nesse aspecto.

Isso acontece pelo próprio formato, que dificulta que a oleosidade natural da raiz chegue até as pontas. Por isso, é muito importante investir em produtos e rotinas específicas, que proporcionem aos cachos todos os benefícios de que precisam.

Publicidade

Mas calma que vamos falar desses assuntos mais detalhadamente abaixo. Sem mais delongas, veja a seguir como cuidar dos fios crespos e cacheados!

crespos e cacheados

Mulher de cabelos cacheados sorrindo. Fundo rosa. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1) Faça o diagnóstico correto dos fios para descobrir seu tipo de curvatura

Primeiramente, se você deseja cuidar dos seus cabelos crespos e cacheados precisa começar conhecendo um pouco mais sobre a curvatura do seu fio e tipo de cabelo que tem.

Assim você poderá encontrar produtos específicos para essas características e que vão ter resultados muito melhores nos seus cachos específicos.

Além disso, os tipos de cabelo costumam ser secos, oleosos ou normais. Mas, para a maioria das mulheres com os fios enrolados, os cabelos são mais secos, já que a própria curvatura do cabelo faz com que a oleosidade produzida no couro cabeludo tenha mais dificuldades para percorrer o comprimento e chegar até as pontas.

A curvatura do fio das cacheadas está dentro dos tipos 2, 3 e 4. Identificando qual o seu tipo de fio, você terá mais facilidade em encontrar shampoos, condicionadores e máscaras para as suas necessidades capilares.

Publicidade

Portanto, antes de tudo é necessário saber qual o tipo de fio do seu cacho. Eles são divididos em:

Tipo 3 – Cacheado:

3A - Grandes cachos: em formato de espiral com cachos abertos e bem espaçados.
3B – Espiral marcado: tem cachos bem definidos, menores e que começam bem perto da raiz.
3C – Cachos e mais cachos: com cachinhos pequenos que se estendem da raiz às pontas dos cabelos.

Tipo 4 – Crespo:

4A - Enroladíssimo e com cachos definidos, mas minúsculos.
4B – São tantos cachos e eles são tão pequenos, que mal conseguem ter definição.
4C –  São bem crespos, os fios têm forma de zig-zag desde a raiz até as pontas, o que faz com que cresçam pra cima.

Depois de identificar, fica mais fácil escolher os produtos certos! Vamos ver a seguir.

2) Escolha os produtos específicos para o seu tipo de cabelo

Não sabe como cuidar dos cabelos crespos e cacheados? Comece pelo básico, escolhendo um shampoo e o condicionador específicos para seu tipo de cabelo, porque cada tipo de shampoo e condicionador entrega diferentes resultados.

Procure bem antes de comprar qualquer produto, olhe o rótulo dos cremes de pentear,  leave-ins, ampolas, óleos de tratamento e escolha um que atenda à sua necessidade.

Publicidade

Para isso, siga um cronograma capilar!

3) Tenha um cronograma capilar para as suas necessidades

Se você está buscando como cuidar dos seus cabelos, não vai poder fugir de um bom cronograma capilar, uma rotina de cuidados que envolve hidratações, nutrições e reconstruções.

Mas do que se trata um cronograma capilar? Nada mais é do que uma espécie de calendário de cuidados, capaz de repor nutrientes perdidos e suprir as necessidades dos seus fios.

Assim você pode repor tudo o que seu cabelo está precisando, como água, nutrientes, lipídios e proteínas que os cabelos perdem diariamente.

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, mas os cacheados, crespos e afro demandam um cuidado especial por conta do formato do cacho, que dificulta o percurso da oleosidade da raiz até as pontas.

Essa particularidade necessita de reforço da nutrição para entregar a oleosidade para o comprimento e as pontas, já que eles são sensíveis do que os outros, sendo ainda mais importante para eles.

O cronograma capilar é dividido em três etapas:

Cabelos Crespos e Cacheados – 1. Hidratação

A hidratação é a etapa mais conhecida do cronograma capilar. Ela tem a função de devolver água para os fios e combater o ressecamento. Isso ajuda a trazer mais maciez, brilho e movimento para o cabelo. os melhores produtos para usar na hidratação geralmente contêm:

  • D-pantenol;
  • Babosa (também conhecida como aloe vera);
  • Glicerina;
  • Vitaminas.

Cabelos Crespos e Cacheados – 2. Nutrição

A nutrição serve para devolver lipídios para o cabelo. Ou seja, ela ajuda a repor os óleos que protegem o fio de diversos tipos de agressões.

Com a nutrição em dia, o fio fica mais alinhado e com as cutículas seladas, o que acaba ajudando a manter a hidratação.

Mas o que usar nesta etapa? Os melhores produtos para nutrição no cronograma capilar geralmente contêm:

  • Óleo de coco;
  • Manteiga de karité;
  • Óleo de rícino (conhecido como óleo de mamona);
  • Óleo de abacate;
  • Manteiga de murumuru;
  • Óleo de argan.

Cabelos Crespos e Cacheados – 3. Reconstrução

Após procedimentos químicos, o cabelo pode ficar mais poroso e quebradiço. Nesses casos, a etapa de reconstrução funciona para ajudar a restaurar a fibra capilar, repondo proteínas essenciais, como a queratina. Produtos para reconstrução normalmente são compostos, entre outras coisas, por:

  • Queratina;
  • Colágeno;
  • Arginina;
  • Creatina;
  • Cisteína;
  • Aminoácidos.
crespos e cacheados

Mulher de cabelos cacheados castanho escuro, sorrindo e tocando seus fios com as mãos. Ela sorri. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

4) Faça a pré-lavagem e lavagem corretamente

A pré-lavagem é muito importante já que o ritual de cuidados com fios enrolados começa antes mesmo de entrar no chuveiro.

Para isso, basta usar um óleo nutritivo ou sérum de qualidade e espalhar em todas as mechas de uma hora a dez minutos antes de entrar no banho. Isso vai garantir um cabelo mais saudável e com a oleosidade natural preservada!

E se você tiver com mais tempo livre, outra dica é aplicar um condicionador de hidratação profunda nos fios antes de entrar no chuveiro, e cobri-los com uma touca.

Depois, lave seu corpo normalmente e não mexa no cabelo. O vapor do banho irá ajudar potencializar o efeito da hidratação caseira.

Já na hora da lavagem, além de escolher produtos adequados que contenham os nutrientes e vitaminas na dose certa, a dica é massagear apenas o couro cabeludo. Já ao condicionar, o ideal é espalhar o produto do comprimento até as pontas, mas evitando a raiz.

Outra dica é lavar o cabelo no máximo duas vezes por semana. Como os cabelos crespos e cacheados têm maior tendência ao ressecamento, quanto mais lavar, mais frágeis eles podem ficar.

E você sabia que a água quente leva embora a oleosidade natural do cabelo? Esse é um dos erros mais comuns na hora de cuidar dos fios, já que alta temperatura acelera o ressecamento dos cabelos.

Para evitar esse probleminha, tome banho com água morna ou fria.

Ah! Se possível, evite lavar o cabelo em dias de chuva, pois a umidade causa o frizz. Mas para se livrar dela, você pode usar a mistura de água com leave-in.

E, na hora de desembaraçar o cabelo, use os dedos ou um pente em vez de uma escova. Isso irá ajudá-la a prevenir os fios de quebras e preservará a forma dos seus cachos!

Os pentes de madeira, inclusive, são muito bons pois a madeira é anti-estática e ajuda a eliminar o frizz dos cabelos, que são aqueles fios arrepiados.

5) Penteie o cabelo de baixo para cima

Comece sempre penteando o cabelo cacheado de baixo, pois é muito mais fácil tirar os nós das pontas. Depois, vá subindo por toda a extensão e passe para a parte de cima.

6) Plopping, a técnica que evita o ressecamento

Esfregar a toalha pode deixar seus cabelos ressecados. Use uma toalha de microfibra ou camiseta de algodão. A técnica é conhecida como plopping e também serve para evitar o frizz.

Mulher negra de cabelos crespos sorrindo para foto. Ela veste um vestido estampado colorido e está sentada em um restaurante. Crédito da foto: Freepik

Confira nossas dicas de como cuidar dos cabelos crespos e cacheados

7) Desembarace os fios quando estiverem molhados

Você provavelmente já sabe, mas pentear os fios secos contribui para que o cabelo fique sem definição. Penteie o cabelo apenas quando ele estiver molhado, combinado?

Se preferir, pode desembaraçar os fios debaixo da água, depois de passar um creme de pentear, para evitar a quebra. Use esse momento para também aplicar máscara e ampola.

8) Faça a técnica da fitagem para ter cachos definidos

Uma das técnicas de finalização mais utilizada pelas mulheres cacheadas é a fitagem. Essa hidratação para ativar cachos é bem fácil de fazer e pode ser realizada em casa!

Para isso, basta aplicar um pouco de creme no cabelo e enluvar mecha por mecha com o produto. Cada “fita” formará um cacho. Deixe secar naturalmente depois.

Aliás, falando em secar os cabelos, veja a seguir nossa próxima dica de como secar corretamente os fios crespos e cacheados.

9) Seque os cabelos corretamente e proteja-os do calor

As toalhas tradicionais colaboram na incidência de frizz, principalmente quando esfregamos elas no couro cabeludo como estamos acostumadas a fazer.

A solução? Usar um tecido leve de algodão ou mesmo papel toalha para retirar o excesso de água dos cabelos! E nada de esfregar para não quebrar os fios, hein?

Depois de retirar o excesso de umidade, aplique um leave-in e desembarace os fios com delicadeza.

10) Atenção com o excesso dos aparelhos

Tome cuidado para não usar em excesso os aparelhos de cabelo, como os secadores, chapinha, modeladores e babyliss.

Na verdade, até mesmo do calor solar o princípio é o mesmo que o da água quente, então todos eles deixam os cabelos cacheados ainda mais secos.

Ou seja, se for usar o secador, prefira encaixar um difusor no bocal. O acessório distribui o ar e retira a umidade sem desmanchar os cachos.

Claro que é ótimo usar o difusor de vez em quando para dar maior definição aos cachos. Porém, para manter os cabelos crespos e cacheados sempre saudáveis, prefira deixá-los secar naturalmente sempre que possível.

Além disso, não dispense o protetor térmico, que protege os fios do calor. O mesmo vale para a chapinha ou modelador de cachos, que podem danificar os cabelos se usados em excesso e sem cuidado.

Além de proteger os fios do secador e dos aparelhos, é importante protegê-los também dos raios do Sol, que podem danificá-los, o que nos leva a nossa próxima dica: utilize cremes com fator UV e nunca esqueça os desfrisantes com proteção térmica quando for secar os cabelos artificialmente.

Veja mais abaixo!

Cabelos Crespos e Cacheados – 11) Proteja seus fios do Sol

O Sol é um agente que agride e resseca os cabelos, assim como faz com a pele. Por isso, o uso de produtos com leave-in é fundamental para quem quer ter fios saudáveis e brilhantes sempre, além de protegidos da luz solar.

Se for se expor por muito tempo, como nos dias de praia ou piscina, use um chapéu ou boné também!

12) Hidrate seu cabelo frequentemente

Não tem jeito, todo cabelo precisa de hidratação, desde os lisos até os cacheados. Que tal tentar aplicar uma vez por semana, em casa mesmo?

Compre uma máscara hidratante com ingredientes potentes, bons para o seu tipo de cabelo e faça em casa mesmo, antes ou durante o banho. Você já vai sentir uma boa diferença na qualidade e maciez dele!

13) Dê uma atenção especial ao seu couro cabeludo

Além dos fios em si, o couro cabeludo é muito importante para a saúde do cabelo, porque é lá que os fios nascem.

Regularmente, se olhe no espelho e verifique se possui caspa ou algum machucado. Caso a resposta seja positiva, procure um tricologista para te sugerir o melhor tratamento.

14) Aposte em produtinhos como mousse, gel capilar e óleo

O mousse é parte essencial dos cuidados. Sim, acredite: o mousse é um finalizador especial! Aplique uma bola de mousse nos cabelos úmidos e amasse com as mãos.

Já o gel de cabelo deixa os cachos mais definidos, sendo importantes para deixar os cachos no lugar por mais tempo?

Para usar o finalizador, escolha sempre a opção específica para cabelos cacheados, assim você não corre o risco de o produto ressecar os seus cabelos. Se preferir, misture com água para conquistar um efeito mais natural.

E o óleo? Bom, o óleo capilar também serve como finalizador nos fios secos e é uma ótima dica de beleza e como cuidar dos cabelos crespos e cacheados.

Além de nutrirem, os óleos capilares também podem ser usados para dar brilho e eliminar o arrepiado, como o óleo de argan e coco.

15) Invista em um corte para seu tipo de cabelo

Um dos segredos é cortar o cabelo, mesmo que você queira ter um cabelão comprido e cheio de cachos. Mas como assim?

Para ter um cabelão, é preciso manter o corte sempre em dia para tirar as pontas mais danificadas (mas só a pontinhas). Isso faz com que os cabelos tenham mais força para crescer bonitos, saudáveis e com cachos bem definidos!

Nos dias de hoje, é bem fácil encontrar profissionais especializados em cabelos crespos e cacheados para acertar o corte. Portanto, invista em um bom corte de cabelo. E eles podem ainda indicar os melhores produtos e dar dicas de finalização!

Mulher negra com os cabelos crespos esvoaçantes, sorrindo de lado. Fundo lilás. Crédito da foto: Freepik

Mantenha outros cuidados para ter seus cabelos crespos e cacheados sempre bonitos e saudáveis

Cabelos Crespos e Cacheados – 16) Beba muita água

Você sabia que beber água influencia muito nos cabelos, pois ajuda a manter seus fios fortes e brilhantes?

Pois é, é porque a água ativa as terminações nervosas e transporta as vitaminas para seu cabelo. Tente beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Cabelos Crespos e Cacheados – 17) Mantenha uma alimentação balanceada

Assim como a água influencia na saúde dos fios (e do corpo todo!) a alimentação também é super importante.

Portanto, se você quer cuidar dos fios crespos e cacheados, essa dica é importantíssima já que uma boa alimentação influencia positivamente no crescimento, saúde e beleza dos fios.

Para mais brilho e maciez no cabelo, coloque no seu cardápio carnes, peixes, frango e ovos, já que esses alimentos contêm ótimas proteínas. Também é recomendável as vitaminas do complexo B, principalmente a B2.

18) Tenha cuidados específicos para as estações do ano

Assim como a nossa pele, os fios também precisam de cuidados diferentes para o inverno e o verão. Mantenha seus produtos no nécessaire e garanta cachos bem tratados sempre.

19) Use técnicas de texturização nos cabelos crespos e cacheados

Existem diversas técnicas para finalizar os cabelos e deixar os seus cachos ainda mais volumosos, definidos e lindos.

Esses truques são importantes também para quem está em transição capilar, e ainda tem duas texturas no cabelo: a natural e a que foi alisada. E uma das mais fáceis é a texturização com meia fina! Quer saber como fazer? É muito simples!

Primeiramente, com os cabelos úmidos e desembaraçados, aplique o seu creme de pentear preferido.

Depois, basta amarrar uma meia fina no alto da cabeça, como se fosse uma faixa, e dar um nó atrás. Com cuidado, enrole cada mecha na meia de forma que, quando acabar, todo o cabelo esteja preso.

Por fim, quando você desenrolar seus cachos vão estar ainda mais definidos e lindos!

Menina branca de cabelos ruivos cacheados sorri e mexe em seus cabelos com a mão. Ela veste jaqueta jeans e está em fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Como cuidar de cabelos crespos e cacheados? Confira nossas dicas!

20) Cuidado na hora de dormir

Os cachos exigem cuidados mesmo na hora de dormir. Para mantê-los bonitos e definidos por mais tempo você pode optar por dormir com uma touca de cetim ou uma fronha de travesseiro do mesmo tecido.

Enquanto o algodão gera atrito com os cabelos, desmanchando os cachos e provocando frizz, o cetim deixa os fios deslizarem mais suavemente. O resultado são cabelos mais alinhados e bonitos na manhã seguinte!

Dica extra para Cabelos Crespos e Cacheados! Aposte na umectação

A umectação é uma das melhores amigas das donas de cabelos cacheados. Esse procedimento é baseado na aplicação de óleo vegetal nos cabelos como forma de repor lipídios, ou seja gordura.

Isso quer dizer que seu cabelo vai ficar engordurado? Claro que não! Os cabelos mais secos como os cacheados precisam da reposição de óleo para ganhar brilho, maciez e leveza, e a umectação capilar faz isso por você!

Seguindo os passos acima, você verá um resultado surpreendente em seu cabelo, que vai ficar muito mais sedoso, brilhante e cheio de vida!

Esperamos que você tenha curtido as nossas dicas de beleza e consiga cuidar melhor dos seus fios crespos e cacheados.

Aproveite para ler também esses outros conteúdos sobre moda e beleza:

Até mais!