O tamanho dos poros da face é determinado geneticamente, portanto, não podem ser reduzidos significativamente. No entanto, você pode fazer de tudo para torná-los menos perceptíveis. Além disso, você vai melhorar a condição da sua pele! Veja diminuir os poros.

A principal causa do aumento dos poros é a diminuição da produção de colágeno e a disfunção das glândulas sebáceas, nas quais a gordura subcutânea entope os poros e os separa.

Locais comuns de dilatação dos poros:

  • Nariz e área ao redor dele;
  • Queixo;
  • Testa.

Além disso, o problema do aumento dos poros surge em doenças ginecológicas, desequilíbrio hormonal e do trato digestivo.

Publicidade

Com o aparecimento do calor na natureza, a troca de calor da pele é ativada, a produção de sebo aumenta e os poros do rosto se expandem, poeira e restos de cosméticos decorativos se depositam sobre eles, aumentando-os ainda mais.

As principais causas de poros dilatados no rosto

poros dilatados

Poros dilatados. Fonte: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Cosmetologistas afirmam que as principais causas de poros dilatados são:

  • Banhos de sol frequentes;
  • Desidratação da pele;
  • Dieta inadequada (paixão por fast food, bebidas carbonatadas, etc.);
  • Maus hábitos (álcool, cigarros);
  • Não observância da higiene facial;
  • Cosméticos médicos e decorativos abaixo do padrão ou vencidos.

Como diminuir os poros dilatados

cuidados da pele

Cuidados da pele. Fonte: Freepik

1. Limpe a pele 2 vezes ao dia para diminuir os poros

Se você tiver poros dilatados, é especialmente importante limpar a pele duas vezes ao dia. A atividade das glândulas sebáceas pode agravar o problema, por isso é necessário lavar o rosto com pela manhã e à noite.

Na hora de escolher preste atenção na composição: use produtos com extratos naturais.

Publicidade

2. Os pincéis de maquiagem precisam ser lavados

Lave os pincéis de maquiagem diariamente. Sim, é enfadonho, cansativo e irritante. Mas tente incorporar esse processo em sua rotina diária.

Maquie-se, mas lave os pincéis. Isso impedirá que bactérias entrem em seus poros, o que significa inflamação e outros problemas que podem fazer sua pele parecer irregular.

3. Sempre use um primer para diminuir os poros

diminuir os poros

Creme na mão. Fonte: Freepik

Como reduzir os poros do rosto? O primer funciona como um primer, preenche as cavidades dos poros, e a aplicação subsequente de tom ou pó finalmente uniformiza a pele.

O que é um primer

Um primer facial é o mesmo que uma base de maquiagem, ou seja, um produto especial que uniformiza a superfície da pele, criando uma base ideal para uma base.

Com um primer, os cosméticos decorativos aderem à pele suavemente, espalham-se de maneira mais uniforme e duram mais.

Publicidade

Antes da maquiagem, o primer desempenha praticamente a mesma função, exceto pelo fato de que a pele não é uma tela, mas um tecido vivo.

Os primers de maquiagem na maioria das vezes uniformizam a pele, ou seja, suavizam os poros e preenchem irregularidades.

O primer geralmente contém componentes que sustentam a base.

Agora vamos descobrir quais são os tipos de primers de rosto e como escolher a opção certa. A maneira mais fácil de fazer isso é com exemplos específicos.

4. Aplique hidratante com frequência

Poros dilatados muitas vezes levam a um círculo vicioso: as glândulas secretam muito sebo, a pele brilha e fica oleosa, você reduz a quantidade de creme aplicado, a pele fica desidratada e, como não pode produzir água, produz sebo. Então quanto mais você hidrata a pele, menores são os poros.

5. Proteja sua pele do sol

Já deve ter adivinhado: sim, o sol também desidrata a pele, o que desencadeia a produção de sebo. A versão ideal de um creme que reduz os poros é uma base com FPS: beleza e saúde!

6. Esfolie a pele para diminuir os poros

Dê à sua pele uma limpeza global uma vez por semana: a esfoliação remove as células mortas da pele, refresca a sua tez e evita a formação de poros entupidos.

7. Use o bom e velho gelo

Outra opção para cuidar da pele é esfregar com um cubo de gelo. O contraste de tons de temperatura, e os poros são estreitados!

8. Beba menos leite para diminuir os poros

Os produtos lácteos provocam acne e, em geral, são bastante prejudiciais ao organismo como um todo. Menos é melhor!

9. Reveja sua dieta

diminuir os poros

Massa de crepe. Fonte: Freepik

Os alimentos que você ingere afetam sua pele. O abuso de alimentos picantes, defumados, gordurosos, doces e refrigerantes pode causar poros dilatados e produção excessiva de sebo.

Reveja sua dieta. A base deve ser vegetais, cereais, proteínas, peixes e outros alimentos saudáveis. Certifique-se de beber pelo menos 2 litros de água limpa por dia.

10. Vá para a cama com a pele limpa

Deixar a maquiagem aplicada durante a noite pode obstruir os poros e aumentá-los. Isso pode causar acne, irritação e descamação.

Antes de ir para a cama, o rosto deve ser bem limpo e aplicado um creme nutritivo – a pele fica esticada e lisa.

11. Beba muita água para diminuir os poros

Todos nós sabemos perfeitamente como é importante beber bastante água por dia. Mas, infelizmente, poucas pessoas realmente seguem essa regra vital.

Mas para a nossa pele, a água desempenha um dos papéis principais no caminho para o ideal.

A água normaliza o metabolismo do corpo, remove toxinas, ajuda na absorção de substâncias úteis e também limpa a pele por dentro, satura-a de umidade e evita a desidratação.

12.  Lave travesseiros, toalhas e fronhas regularmente

Lave travesseiros, toalhas e fronhas regularmente, bem como outras peças têxteis que muitas vezes ficam em contato com o rosto por muito tempo (lenços, chapéus).

Nosso rosto fica em contato com a fronha na maior parte do tempo em que dormimos, por isso é muito importante mantê-lo limpo.

Troque-os pelo menos uma vez por semana. O mesmo vale para toalhas de rosto. Partículas de células mortas da pele permanecem em suas vilosidades, o que cria um ambiente favorável para a multiplicação das bactérias.