Sombra de olho: A maquiagem dos olhos raramente fica completa sem erros de beleza, e isso é especialmente verdadeiro quando se trata de aplicar sombra. Descobrimos os erros mais comuns e como evitá-los. Confira!

É muito fácil criar uma maquiagem atraente com a paleta de sombras. O principal é descobrir como escolher e aplicá-las corretamente. Descobrimos os principais erros no uso de sombras e compartilhamos os segredos de sua aplicação perfeita.

1 – Não usar uma base para sombras

sombra de olho

Sombra de olho. Fonte: Freepik

Infelizmente, muitas pessoas pensam que usar uma base de maquiagem é um desperdício de dinheiro. E isso é um grande erro: a base é simplesmente necessária para que as sombras fixem nas pálpebras de maneira uniforme.

Publicidade

Assim, ela cumpre perfeitamente sua tarefa, alisando a pele e preparando-a para a aplicação da sombra. A base fixa o produto na pálpebra e prolonga a “vida” da maquiagem.

2 – Usar pincéis de sombra inadequados

O erro mais comum é a aplicação de sombras com os pincéis que acompanham a paleta de sombras. Pelo de baixa qualidade, do qual esse pincel pode consistir, dificilmente o ajudará na hora de criar uma maquiagem perfeita.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mas também é importante considerar a textura das próprias sombras: pode ser seca e leve, seca e densa, quebradiça, cremosa, oleosa, com brilho.

Para a escolha de um pincel vale a pena considerar a textura das sombras. Por exemplo, é melhor aplicar sombras secas com um pincel de cerdas naturais de alta qualidade e sombras líquidas – com o dedo ou um pincel sintético.

3 – Não remover as sombras soltas

sombra de olho

Sombra de olho. Fonte: Freepik

É uma habilidade aplicar lindamente sombras na pálpebra, mas remover sombras esfareladas para não deixar “círculos de panda” sob os olhos é uma arte. Para se livrar da sombra solta, use uma escova limpa e escove suavemente a pálpebra inferior.

Publicidade

Use um pincel de corretivo para mascarar suavemente a pálpebra inferior, escondendo as estrias da sombra em pedaços.

Você também pode usar uma esponja úmida e enxugar a pálpebra inferior e, em seguida, também mascarar a pálpebra inferior com um corretivo de tom adequado.

4 – Sombreamento incorreto de sombras

maquiagem

Maquiagem. Fonte: Freepik

De acordo com as estatísticas, a maioria das mulheres aplica sombras no meio da pálpebra móvel, estendendo-as até o canto externo do olho. E este é um esquema fundamentalmente errado.

A distribuição das sombras deve começar no canto externo dos olhos e, em seguida, aplicar camadas na pálpebra móvel.

O último ponto de aplicação de sombras é o canto interno dos olhos: ele deve ser iluminado com sombras claras acetinadas ou sombras matte em tons claros.

Publicidade

Certifique-se de escolher um pincel especial projetado especificamente para mesclar as sombras.

5 – Escolher sombras do mesmo tom da cor dos olhos

sombra vermelha

Sombra vermelha. Fonte: Freepik

As sombras que combinam com a cor dos olhos podem parecer harmoniosas, mas em casos raros enfatizam o seu entusiasmo. Para isso, é melhor usar sombras de tonalidade contrastante.

Para olhos azuis e cinzentos

Todos os tons com um subtom laranja são adequados para olhos claros:

  • marrom;
  • terracota;
  • dourado.

Sombras translúcidas levemente cintilantes ou uma base cintilante acentuam o brilho de seus olhos – perfeitas para a maquiagem do dia a dia.

Para quem tem olhos claros, é melhor mudar o lápis preto para marrom ou bronze, para não sobrecarregar o olhar.

Sombra de olho: Para olhos verdes

Meninas com olhos verdes podem experimentar com segurança sombras baseadas no pigmento vermelho: todas as versões de:

  • rosa;
  • bronze;
  • vinho.

Para uma saída à noite brilhante, você pode usar com segurança tons brilhantes de vermelho, verde ou dourado.

Os tons marrons também são vantajosos – eles enfatizam a profundidade do tom verde dos olhos. Também é melhor evitar o lápis preto e optar por tons de cobre.

Para olhos castanhos

Quase qualquer tom é adequado para olhos castanhos. Mas sombras de bronze e ouro acentuam o brilho nos olhos.

Todas as opções verdes são perfeitas e adicionam mistério. Tons frios (prata, azul, rosa) criam um contraste com os marrons e torna a aparência mais brilhante.

Dicas: como aplicar sombra de olho

maquiagem

Maquiagem. Fonte: Freepik

Maquiagem bem aplicada é uma arte. E uma parte importante disso é a capacidade de moldar corretamente os olhos com sombras. São eles que criam um look hipnotizante – expressivo e sedutor. Portanto, toda garota precisa saber como aplicar sombras corretamente.

Com a ajuda das sombras, você pode não só destacar os olhos, enfatizar a profundidade da cor, mas também corrigir o formato e até mesmo alterar visualmente o rosto.

  • Veja também: Pele Negra: Dicas de cuidados, maquiagem e limpeza

Tipos de sombra de olho

De acordo com suas propriedades, são divididas em secas, líquidas e cremosas. Mas graças às diferentes texturas e consistências, você pode obter uma grande variedade de maquiagens – seja natural (dia) ou festiva (noite).

  • Seca: A mais popular e comum pode ser armazenada por muito tempo. Além disso, ela é compacta e fácil de usar, fácil de aplicar e esfumar.
  • Líquida: Elas contêm cera líquida, por isso secam rapidamente. Elas são usadas ​​apenas na pálpebra móvel. Elas são impressionantes e brilham. As sombras impermeáveis ​​deste tipo tem uma cor rica, são fáceis de aplicar. Ideal para looks de noite.

Lembre-se:

Certifique-se de que seus cosméticos são hipoalergênicos. Assim, antes de comprar, estude a composição quanto à presença de componentes nocivos. Preste atenção à data de validade. Não economize na saúde de seus olhos!

Regras gerais para aplicar maquiagem

  1. Primeiramente, limpe e hidrate a pele ao redor dos olhos.
  2. Arrume suas sobrancelhas. Em seguida, retire o excesso de pelos, passe o gel (se necessário), desenhe com um lápis.
  3. Aplique o primer básico e passe levemente as pálpebras.
  4. Realce as características faciais com um marcador, bronzeador, base e blush (conforme necessário).
  5. Use corretivo sob as olheiras.
  6. E, claro, prepare diferentes tipos de pincéis: grandes – para aplicar tonalidades claras; médio – para aplicar sombras escuras em certas áreas da pálpebra; pequeno – para esfumar as sombras ou delineador; um pincel com cerdas finas e duras – para as linhas finas das pálpebras pintadas.

Como aplicar sombra de olho passo a passo

A principal tarefa é aprender a aplicar corretamente as sombras nas pálpebras. A chave para uma bela maquiagem dos olhos é o uso de um par de tons de sombras que são harmoniosamente combinados entre si.

Para maquiagem diurna, 2 cores bastam, para maquilhagem noturna, 3:

  1. Aplique sombras claras sob as sobrancelhas e no canto interno dos olhos e escuras no canto externo.
  2. Os tons claros sob as sobrancelhas destacam-se bem e abrem os olhos visualmente.
  3. Assim, para suavizar todas as transições e bordas, certifique-se de esfumar as sombras. Lembre-se desta regra importante – ela se aplica a qualquer maquiagem em que são usadas.
  4. Você pode aplicar o tom principal das sombras em toda a área da pálpebra superior móvel ou simplesmente usar uma seta bem definida com delineador ou lápis.

Pequenos truques para uso de sombra: dicas de maquiadores

  • Os especialistas recomendam aplicar sombras sobre os olhos, levando em consideração a cor do seu olho.
  • As sombras oleosas e cremosas são indicadas para quem tem pele seca e quem usa lentes de contato.
  • Se você tiver pálpebras caídas: aplique sombra apenas nos olhos abertos. Mas caso contrário, a maquiagem vai se esconder atrás do vinco da pálpebra e “se perder”. Um tom escuro é aplicado ao canto externo.
  • Para olhos estreitos. Mas se houver sombras escuras, apenas nos cantos externos dos olhos. Idealmente, sombras peroladas.
  • Para aqueles com olhos redondos, tons foscos são adequados. Sombras escuras fazem com que pareçam mais estreitos.
  • Qualquer tipo de maquiagem é adequado para quem tem olhos amendoados.
  • Para olhos fundos, use sombras opacas. Mas nenhum delineador é recomendado. Assim, alargar visualmente os olhos vai ajudar na aplicação de sombras claras na pálpebra superior e na sua dobra.
  • Se você tem olhos bem abertos, seu objetivo é reduzir visualmente a distância entre eles. Mas sob as sobrancelhas, aplique sombras claras, no meio da pálpebra – um tom mais escuro, e no canto interno do olho – a cor mais escura.
  • Com os olhos afastados, a parte externa da pálpebra deve ser destacada. Assim, eleve os cantos dos olhos até a parte temporal usando sombras de cor escura. Certifique-se de esfumar bem.