Você já parou para pensar que a inteligência artificial pode influenciar o futuro do seu filho? E ainda, ela pode mudar o nosso mundo, de uma forma muito mais ampla do que imaginamos? Pois é!

Pensar sobre o assunto é refletir sobre como os conhecimentos são transmitidos hoje, e sobre como o futuro nos reserva muitas formas de aprender algo novo. No decorrer deste texto, você poderá pensar sobre isso, junto da gente! Acompanhe.

Como a inteligência artificial pode influenciar o futuro do seu filho

Menino ao lado de um robô. Foto: Freepik

Como a inteligência artificial pode influenciar o futuro do seu filho?

Não é de hoje que a inteligência artificial vem sendo desenvolvida. Para sermos mais exatos, o termo foi criado há mais de 60 anos, pelo cientista da computação norte-americano John McCarthy. Ou seja, não é algo que começou a ser pensado hoje. A inteligência artificial está presente em nossa sociedade há muito tempo.

Publicidade

Antes não víamos tantas discussões sobre o assunto, é verdade, mas à medida que o tempo passa, nos deparamos com novas tecnologias e tendências na sociedade que nos colocam à prova de tudo que vivemos e vimos até então.

É por isso que o termo vem sendo cada vez mais difundido. Quanto mais tecnologia nasce, cresce e se desenvolve, mais nos deparamos com elas no dia a dia e mais evidentemente a inteligência artificial passa a fazer parte das nossas vidas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Criada com o intuito de “recriar a mente humana”, ou então, desenvolver tecnologias que sejam tão inteligentes quanto a nossa mente, a IA (inteligência artificial) tem sido desenvolvida para diversas esferas sociais. E, dentre elas, podemos citar a educação. E é justamente o campo da educação, atrelado à IA, que poderá influenciar o futuro das nossas crianças.

Saiba mais sobre como explicar às crianças porque a lua muda.

Como a inteligência artificial pode influenciar o futuro do seu filho

Inteligência artificial. Foto: Freepik

Novas formas de aprender em sala de aula

Quando pensamos em como a inteligência artificial pode influenciar o futuro do seu filho, o primeiro ponto que deve ser levado em consideração é a própria educação em sala de aula.

Publicidade

Basta analisarmos como os conteúdos eram passados para os alunos, anos atrás, e já perceberemos o quanto a tecnologia tem estado cada vez mais presente no âmbito educacional.

Porém, quando pensamos em tecnologia, não devemos nos privar apenas a ideia de acesso à internet pelos computadores, celulares e tablets. Não mesmo! A tecnologia tem avançado para novos patamares e, é nesses patamares que encontramos a IA.

Tutores virtuais podem ser vistos como uma forma que a inteligência artificial pode influenciar o futuro do seu filho

Tutores virtuais têm sido desenvolvidos em prol do conhecimento e da aprendizagem das crianças. Isso lança uma visão muito mais singular sobre o perfil de cada aluno, captando informações sobre a adaptabilidade de cada um deles.

Dessa maneira, os professores têm um suporte pedagógico muito maior, onde podem perceber, com mais atenção, quais são as dificuldades dos seus alunos, graças à IA. Assim, o plano pedagógico fica muito mais alinhado às necessidades emergentes de cada aprendiz.

A nível de exemplo, podemos imaginar uma sala com 60 alunos. Seria inviável que o professor pudesse analisar profundamente os resultados de cada um. Ele não tem como, simplesmente, ficar horas, ao longo de um dia, conversando com cada aluno e passando os conteúdos de maneira exclusiva.

Saiba mais: Educação socioemocional nas escolas – O que é e como funciona?

Publicidade

Menino abraçando um robô. Foto: Freepik

Mas, com a IA, esse “gap”, podemos assim dizer, poderá mudar. O tutor virtual, à base de IA, poderá acompanhar cada aluno, quando este não estiver na sala de aula. E dessa forma, lançará atividades e conteúdos para impulsionar o aluno que tem absorvido bem os conhecimentos, assim como poderá cultivar conteúdos e reforços para aqueles que apresentam dificuldades.

Logo, todos recebem um atendimento baseado na equidade, garantindo um futuro muito mais promissor para a educação.

Uma aprendizagem muito mais inclusiva

A aprendizagem pode ser muito mais inclusiva, quando pensamos na influência da IA. Basta considerarmos o que foi dito no tópico anterior, e poderemos ter esse insight.

Hoje, vemos muitos alunos passando por dificuldades em sala de aula, e não é culpa do professor. A culpa é “estrutural”. É simplesmente inviável que um professor ou um auxiliar de classe consiga acompanhar cada aluno, detalhadamente, todos os dias.

A quantidade de alunos não permite isso. Mas, quando unimos a educação com a tecnologia e, nesse caso, especialmente com a IA, essa estrutura pode mudar.

Ter o acompanhamento virtual de um tutor que tira dúvidas, lança atividades e trabalhos de acordo com o perfil do aluno e funciona como um verdadeiro algoritmo para a educação, é uma forma de otimizar a transmissão de conhecimento.

Mas, não pense que isso irá “tirar o lugar” dos professores. Esse lugar ainda é emergente e, querendo ou não, sempre será.

Menino usando um capacete com lâmpada, representando um insight. Foto: Freepik

São os professores que transmitem o conhecimento pautando-se na realidade dos seus alunos, envolvendo sonhos e emoções no processo de ensino-aprendizagem. A IA, nesse caso, é um suporte, uma ferramenta, e não o fio condutor primordial.

Podemos ver a IA como um meio de incluir mais os alunos. Aproximá-los. E fazer com que eles recebam o suporte adequado na hora de estudar. Seja esse suporte do próprio tutor virtual, ou do professor, que está em sala de aula.

Depois, experimente ler este conteúdo: Criança de 4 anos: desenvolvimento e educação

Maior otimização de tempo e espaço com conteúdos virtuais

Otimizar o tempo e o espaço são duas tarefas importantes no contexto de qualquer pessoa. E quando pensamos em como a inteligência artificial pode influenciar o futuro do seu filho, essa tarefa e necessidade fica ainda mais evidente.

Com a IA, muito tempo poderá ser poupado. Dúvidas e acompanhamentos pedagógicos poderão acontecer virtualmente, de qualquer lugar do mundo.

Atrelado a isso, atividades, aulas, conteúdos, materiais e livros poderão ser acessados diretamente pelo computador com internet. Hoje, já vemos isso acontecendo com o EAD, mas a tendência é que cada vez mais esse espaço virtual seja explorado.

É claro que ainda temos muito “chão pela frente”. A desigualdade social pode atrapalhar – e muito – esse acesso à tecnologias e ao desenvolvimento cognitivo baseado nesse pressuposto.

Porém, é muito promissor imaginarmos como a inteligência artificial pode influenciar o futuro do seu filho e como você poderá ver isso acontecendo, nos próximos anos.

Vetor de inteligência artificial. Foto: Freepik

O que você pensa sobre o assunto? O que lhe vem à mente ao visualizar o seu filho, no futuro, recebendo o suporte de uma IA na hora de estudar? Reflita sobre isso e veja como o nosso mundo está sempre mudando!

Novas áreas de atuação também tendem a surgir

Por fim, não podemos deixar de lado um fator importante: o quanto o mercado de trabalho tende a sofrer alterações graças à expansão da IA.

Muito se ouve falar que diversas profissões vão “perder a vez” para os “robôs”. Mas, isso não é critério. Basta analisarmos quantas profissões foram entrando em extinção, e quantas surgiram nos últimos tempos.

Acontece que a sociedade sempre evolui. Ela cria dinamismo e praticidade o tempo todo. E, no meio dessas criações, alguns trabalhos braçais são deixados de lado.

Por isso, a inovação precisa fazer parte da rotina de qualquer pessoa. Aprender algo novo e estar por dentro das tecnologias é importante. Aqui, podemos citar o quanto a IA poderá abrir portas para futuros profissionais. Profissionais esses que hoje são as nossas crianças.

Não devemos temer o desenvolvimento e a inovação. Devemos, apenas, raciocinar de qual maneira nosso mundo será adaptado para elas – e quais oportunidades surgem concomitantemente.

Veja também: Como ensinar Educação Financeira para o seu filho

______

CASATTI, Denise. Inteligência artificial pode trazer benefícios na área da educação. Jornal da USP, 2018. Disponível em <https://jornal.usp.br/universidade/inteligencia-artificial-pode-trazer-beneficios-na-area-da-educacao/> Acesso em: 26 de jun. de 2021.

REDAÇÃO. A inteligência artificial e seu impacto transformador na educação. Desafios da Educação, 2018. Disponível em <https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/inteligencia-artificial-impacto-na-educacao/> Acesso em: 26 de jun. de 2021.