Um dos produtos apícolas mais valiosos e surpreendentes é a geleia real. Este é um elixir milagroso, com a ajuda do qual as abelhas alimentam a prole e o chefe de sua família – a rainha, que vai reabastecer a colmeia com cada vez mais operárias.

A geleia real pode ser considerada um análogo do leite, já que todos os mamíferos do nosso planeta, inclusive o homem, alimentam seus filhos com esse líquido altamente nutritivo e colocam o melhor em sua composição.

geleia real

Geleia real – Foto: Freepik

As abelhas não possuem glândulas mamárias, mas, mesmo assim, conseguem fazer do seu leite uma das substâncias mais ricas e saturadas da natureza.

Publicidade

Você encontrará as respostas para essas e muitas outras perguntas em nosso artigo.

Aqui estão 12 propriedades medicinais potenciais da geleia real, riscos e contraindicações e dosagens ideais.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. A geleia real contém muitos nutrientes

geleia real

Capsula de geleia real – Foto: Freepik

Ela é composta por água, carboidratos, proteínas e gorduras.

A geleia real também contém várias vitaminas B e oligoelementos. No entanto, a composição dos nutrientes varia muito, dependendo da sua origem.

Aqui estão algumas das vitaminas normalmente encontradas:

Publicidade
  • Tiamina (B1);
  • Riboflavina (B2);
  • Ácido pantotênico (B5);
  • Piridoxina (B6);
  • Niacina (B3);
  • Folato (B9);
  • Inositol (B8);
  • Biotina (B7).

2. Tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios

É conhecida por reduzir a inflamação e o estresse oxidativo.

3. Pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares

geleia real

Geleia real na colher  – Foto: Freepik

Estudos em animais e humanos mostram que a geleia real pode ter um efeito positivo nos níveis de colesterol e, assim, reduzir o risco de doenças cardíacas.

Embora o mecanismo exato permaneça obscuro, certas proteínasnela podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

Um estudo de um mês descobriu uma redução de 11% e 4% nos níveis de colesterol total e colesterol LDL em pessoas que tomaram cerca de 3 gramas diariamente.

Embora esses estudos sejam promissores, mais pesquisas são necessárias para compreender melhor os efeitos dela na saúde do coração.

Publicidade

4. Ajuda a curar feridas e regenerar a pele

Como evitar as Micoses em criança

Criança com alergia na pele. Foto: Freepik

A geleia real (usada por via oral e tópica) pode auxiliar na cicatrização de feridas e no tratamento de doenças inflamatórias da pele.

É conhecida por ter efeitos antibacterianos, que podem ajudar a limpar a infecção na área da ferida.

Um estudo in vitro mostrou uma capacidade de reparo de tecido significativamente melhorada em células humanas tratadas com geleia real.

Em última análise, são necessárias mais pesquisas sobre os seus efeitos na cicatrização de feridas e no reparo de tecidos.

5. Melhora o funcionamento do trato gastrointestinal

A geleia real estimula a secreção do suco gástrico, melhora o apetite e acelera a absorção dos nutrientes dos alimentos, ajuda a construir massa muscular, normaliza a digestão e elimina distúrbios crônicos.

Geleia real para pele, rosto e cabelo

manchas na pele

Mulher fazendo esfoliação da pele. Foto: Freepik

Este maravilhoso produto pode ajudar não só no tratamento de doenças e na saúde do corpo, mas também na preservação da juventude e da beleza.

A composição mais rica em vitaminas, minerais e aminoácidos da geleia real permitirá que você melhore significativamente a condição de sua pele e cabelo, resolvendo o problema de ressecamento, rugas, acne, calvície e caspa.

Máscara para a pele

Se você tem geleia real fresca ou congelada, fique à vontade para adicioná-la a qualquer máscara feita com produtos naturais: meia colher de chá será o suficiente para enriquecer a composição do seu produto cosmético favorito:

Uma máscara clássica para o cuidado de qualquer tipo de pele do rosto e mãosé preparada da seguinte forma:

  1. Misture uma colher de leite morno com uma colher de chá de mel e algumas gotas de geleia real.
  2. Você precisa usá-la por 15-20 minutos de 2-3 vezes por semana.

Tônico de geleia real para a pele

manchas na pele

Mulher usando argila verde no rosto. Foto: Freepik

Um verdadeiro tônico real pode ser preparado a partir da geleia real:

  1. É necessário dissolver 1 ml do produto em 100 ml de água limpa em temperatura ambiente.
  2. É mais conveniente aplicar o tônico com um cotonete.
  3. Este procedimento substituirá a lavagem matinal para qualquer mulher com pele sensível e envelhecida.

Creme de geleia real para reduzir as rugas

sabonete para pele oleosa

Sabonete para pele oleosa – Foto: Freepik

Um creme caseiro permitirá eliminar as imperfeições da pele e reduzir visivelmente as rugas em poucas semanas.

  1. Bata no liquidificador 50 ml de azeite de oliva de qualidade;
  2. Acrescente 15 g de cera de abelha derretida e 50 g de manteiga de cacau, depois 10 ml de geleia real e, no final, sem parar de bater, uma colher de sopa de água destilada para que o creme tem uma consistência confortável.
  3. Deve ser aplicado sobre a pele limpa do rosto todas as manhãs, e o excesso deve ser retirado com um papel de toalha.

Máscaras de cabelo

Para combater a queda de cabelo:

  1. Misture uma colher de chá de geleia real com uma gema de um ovo.
  2. Aplique na raiz do cabelo úmido, esfregue levemente, cubra a cabeça com uma touca, embrulhe com uma toalha por cima e deixe descansar por uma hora, depois enxágue com água corrente.
  3. Use shampoo antes, não depois e repita por dois meses algumas vezes por semana.

O que é geleia real?

geleia real

Cápsulas e mel- Foto: Freepik

As abelhas são um exemplo vívido de trabalho árduo e hierarquia social rígida. Todos os habitantes da colmeia, como partes de um mecanismo complexo, têm uma estrutura morfológica diferente, sua própria gama de tarefas e apenas suas características inerentes de comportamento.

A geleia real é produzida exclusivamente por abelhas operárias (invasoras) de cinco a quinze dias de idade. Essa substância é produzida por suas glândulas faríngeas no processo de mastigar mel.

As “abelhas” dão dois tipos diferentes de leite – pior e mais ralo, para alimentar as larvas comuns, e melhor e mais grosso, para alimentar a futura rainha – a abelha rainha.

O primeiro tipo de geleia real é encontrado nos favos e serve de dieta para abelhas recém-nascidas nos primeiros dias de vida. Esta geleia é suficiente para elas viverem sua vida curta e estéril – 1,5-2 meses.

Mas a rainha com uma dieta especial cresce duas vezes mais, vive até 6 anos e adquire a capacidade de se reproduzir, graças aos hormônios, cujo teor no leite do segundo tipo é 10 vezes maior do que no leite do primeiro tipo.

A geleia real tem consistência cremosa e cor semelhante – branca ou ligeiramente cremosa.

O pH padrão é de 3,5 a 4,5. Ao ar livre em temperatura ambiente, ela se deteriora muito rapidamente – torna-se amarela, oxida e perde suas propriedades benéficas.

Portanto, a produção, aquisição e armazenamento deste produto devem ser realizados por especialistas experientes que tenham à sua disposição o material e a base técnica necessários.

Estudo científico foi publicado sobre os benefícios em 1848

Do ponto de vista médico, o médico polonês Jan Dzerzhon olhou para a geleia real pela primeira vez com interesse. Em 1848, seu estudo científico foi publicado sobre a composição química e os benefícios do uso da geleia real.

Mas esse trabalho científico não causou ressonância especial no meio médico, uma vez que não foi respaldado por dados de aplicação prática.

Muito mais tarde, em 1922, o biólogo francês Remy Chauvin conseguiu comprovar o valor excepcional da geleia real para os humanos, apresentando ao público um relatório sobre o tratamento de pacientes reais.

E embora as paixões tenham diminuído com o tempo, ela real ainda é ativamente usada na medicina e produzida em escala industrial em alguns países asiáticos.

De que forma é vendida a geleia real?

Se você não tem um apicultor familiarizado, surgem perguntas razoáveis: onde obtê-la e como não fazer a escolha errada?

Existe uma grande variedade de formas medicinais e cosméticas no mercado, mas qual produto é preferível e, o mais importante, de qualidade superior? Vamos descobrir.

Geleia real congelada

Imediatamente após a retirada do licor, a geleia é lacrada em um recipiente hermético e resfriado, porém, à temperatura padrão de um refrigerador doméstico, este produto é armazenado sem perda de qualidade por no máximo algumas semanas.

A tecnologia de congelamento a seco permite evitar a deterioração e prolongar a vida útil em até um ano e meio a dois anos. Em câmaras especiais, a geleia real é resfriada a menos 17 graus Celsius.

Mel com geleia real

É muito conveniente misturá-la com mel, pois prolonga sua vida útil e melhora seu sabor.

Você pode fazer isso em casa, mas se não tiver essa oportunidade (ou desejo), use produtos prontos.

Cápsulas de geleia real

Os fabricantes asiáticos, cujos produtos podem ser encontrados em muitos varejistas online de saúde e nutrição, oferecem principalmente cápsulas liofilizadas.

A liofilização é uma tecnologia moderna que proporciona excelente qualidade e longa vida de prateleira: secagem suave do leite, no qual é congelado e colocado em câmara a vácuo, onde é desidratado.

Desde a antiguidade, o produto tem sido utilizada na medicina tradicional chinesa e japonesa, portanto, é produzida por esses países em escala industrial e ativamente exportada para o mercado mundial.

De acordo com as recomendações dos médicos naturopatas orientais, esse produto deve ser tomado em cursos de 2-3 meses, 3 vezes por ano, 1 cápsula por dia, meia hora antes do café da manhã.

Contraindicações da geleia real

geleia real

Mel no pote – Foto: Freepik

As contraindicações para o uso são poucas:

  • Alergia ou intolerância individual a produtos apícolas;
  • Doenças infecciosas na fase aguda com febre;
  • Disfunção do córtex adrenal (doença de Addison);
  • Hipertensão arterial grave;
  • O período imediatamente após um ataque cardíaco ou derrame;
  • Hipercoagulabilidade do sangue (aumento da coagulabilidade).