Por ser uma região bastante sensível, é comum que apareçam bolhas na virilha por uma série de motivos.

Essa é uma das regiões mais delicadas do corpo humano, que tem como agravante o atrito com as roupas, que piora ainda mais os incômodos.

Isso pode agravar a condição também. Por isso, é fundamental que você conheça os principais motivos para o aparecimento de bolhas na virilha para saber identificar o que há de errado e saber o que fazer.

Então continue lendo desse texto para saber mais sobre esse assunto.

Publicidade

O que podem ser as bolhas na virilha?

bolhas na virilha

bolhas na virilha – Foto: Freepik

Na maioria das vezes, o aparecimento de bolhas na virilha ocorre devido a um episódio de foliculite. Isso pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Assim como acontece para a pele de todo o corpo, essa área também precisa de hidratação intensa.

Quando a hidratação e a esfoliação não são feitas de maneira adequada e com a frequência indicada, a pele se torna seca.

Então, conforme as roupas atritam na região, ou a lâmina de depilação removem a camada superficial, ocorre uma irritação que leva ao aparecimento de bolinhas vermelhas.

No entanto, existem também outras questões que levam ao aparecimento de bolhas nessa região.

Publicidade

Saiba o que é a foliculite na virilha

bolhas na virilha

bolhas na virilha – Foto: Freepik

Após a depilação é muito comum que apareçam bolhas na virilha, visto que essa é uma área bastante sensível e que sofre com o crescimento dos pelos.

Isso acontece porque os folículos ficam inflamados e, podem agravar ainda mais Staphylococcus aureus.

Os pelos encravados surgem quando o fio não consegue sair pelo folículo como deveria e, então fica preso provocando dor e vermelhidão.

Quando a foliculite não é solucionada a tempo, ela pode evoluir ocasionando furúnculos, que por sua vez podem se tornar abcessos em casos mais graves.

Muitas vezes essa condição é confundida com a candidíase ou com doenças sexualmente transmissíveis.

Publicidade

bolhas na virilha – Foto: Freepik

Por sorte essa é uma condição relativamente simples que pode ser facilmente solucionada. Veja a seguir algumas dicas de como conseguir isso.

  • Tome banho usando uma luva de crina para eliminar a camada de células mortas. Isso ajuda a eliminar as bolinhas e também diminuirá a o aparecimento delas;
  • Usar um creme esfoliante ajuda bastante. Você pode adquirir um em farmácias e outras lojas de cosméticos ou ainda utilizar uma mistura de açúcar e mel;
  • Depilações que tenham efeito mais longo são mais adequadas porque assim a frequência é menor, diminuindo a possibilidade de surgir foliculite;
  • Se você sofre com foliculite, pode procurar por um profissional de saúde que faça uma avaliação. Dependendo da gravidade, é possível usar medicamentos.

O que podem ser a bolinhas com pus?

bolhas na virilha – Foto: Freepik

É comum que as pessoas fiquem preocupadas quando percebem o aparecimento de bolinhas com pus, elas nem sempre indicam algo grave.

Além de DSTs, é comum que a dermatite provoque erupções desse tipo, que geralmente coçam e doem bastante.

Conheça melhor as principais causas das bolhas na virilha:

Dermatite

Bolhas na virilha podem ter um conteúdo líquido e afetam com frequência tanto homens quanto mulheres.

O líquido pode ser transparente ou amarelado, do tipo pus. Isso pode ocorrer por vários fatores, que incluem alergias, dermatite e doenças autoimunes.

No caso das bolhas com água no interior, é provável que seja uma alergia a produtos usados na higiene íntima ou na lavagem das roupas.

Fique de olho para identificar uma reação alérgica que possa estar ocorrendo devido à troca de sabão ou amaciante.

Bolhas na virilha podem ser provocadas pela herpes genital

bolhas na virilha – Foto: Freepik

A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível provocada por um vírus e que provoca o aparecimento de bolhas na virilha.

O contágio acontece quando uma pessoa saudável tem contato íntimo desprotegido com alguém que tenha feridas ativas.

Mas fique atento porque existem dois tipos de herpes. O tipo 1 provoca lesões no nariz e boca, enquanto que o tipo 2 provoca lesões nas áreas íntimas.

Se você estiver com bolhas na virilha e estiver sentindo queimação e um incômodo muito grande, é melhor procurar um médico que possa avaliar se se trata de herpes.

Aqui vale dizer ainda que o vírus da herpes provoca alternância entre períodos de surto e de dormência. Então as lesões costumam voltar quando há uma deficiência no sistema imunológico.

HPV e o tipo de lesão que provoca

O papiloma vírus humano é mais um que pode ocasionar lesões na virilha. No entanto, nesse caso ao invés de surgirem bolhas, aparecem verrugas.

Elas podem aumentar em número e tamanho com o tempo e, nas mulheres está diretamente relacionado com o câncer de colo uterino.

Hoje em dia já existem vacinas eficientes contra o HPV, mas elas não são capazes de prevenir o surgimento de todos os tipos. Por isso, fique sempre atento.

  • Veja também: Sífilis: Quais os sintomas, tipos e como tratar? Confira!

Sífilis

A sífilis é uma doença grave provocada por uma bactéria denominada Treponema pallidum e que possui manifestações diferentes dependendo do estágio da doença. Então conheça cada um:

  • 1º estágio: pode não ser identificado por causar sintomas brandos, como úlceras superficiais nas áreas intimas, língua e dedos.  Mas mesmo assim ainda é possível que ocorra transmissão;
  • 2º estágio: aqui surgem sinais mais efetivos, como dores de cabeça, febre, fadiga e erupções cutâneas;
  • 3º estágio: esse é considerado bem grave e podem surgir sinais clínicos bastante evidentes, como dores de cabeça fortes, aneurisma e epilepsia.

Após o diagnóstico, o tratamento é realizado com antibiótico e deve ser indicado por médico. Nessa doença, a detecção precoce é fundamental para evitar o agravamento.

Piolho pubiano também pode provocar bolhas na virilha

Piolhos pubianos, ou “chatos”, são parasitas que ficam nos folículos e podem provocar coceira intensa e o aparecimento de pequenas bolhas com sangue na região.

Para eliminar a infestação, devem ser usados shampoos e também manter a área sempre bem higienizada.

Conclusão

Como você pode perceber, existem vários motivos que levam ao surgimento de bolhas na virilha.

Na maioria dos casos isso é apenas uma reação alérgica ou inflamação causada por pelo encravado.

Mas de qualquer maneira, caso você desconfie de que as bolhas na virilha indicam algo mais grave, procure um médico o mais rápido possível.