Infelizmente, ainda vemos muitas pessoas enxergando a amamentação em público como algo errado ou desrespeitoso. Há olhares de desaprovação que se dirigem às mulheres que amamentam livremente ao ar livre, em meio à outras pessoas. Em casos mais severos, essas mulheres são repreendidas na frente de todo mundo, sofrendo um preconceito absurdo e sem sentido.

Por isso, nesse conteúdo vamos discutir alguns pontos importantes sobre o tema, para que você possa abrir a sua mente sobre o assunto e assim refletir sobre a amamentação em público.

amamentação em público

Mãe amamentando o filho. Foto: Freepik

Veja também: Como amamentar corretamente: recomendações da OMS

Publicidade

Amamentação em público é correto e normal!

Antes de qualquer coisa, vale destacarmos que a amamentação em público é normal e correta. Não existe nenhuma lei brasileira que proíba a mulher de amamentar o seu bebê em um ambiente público. Sendo assim, se alguém disse a você que amamentar em público é errado e contra lei, esse sujeito mentiu!

A amamentação, inclusive, é protegida pelo Ministério da Saúde e por tantos órgãos importantes. Hoje, vemos muitas campanhas voltadas à amamentação, mais especificamente sobre a livre demanda. Por isso, você não precisa ter vergonha de amamentar o seu filho na frente de alguém: se ele tem fome e você tem leite materno, o que há de errado nisso?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Lembre-se de que todos os mamíferos são alimentados por suas mães, enquanto são filhotes. Com nós, não seria diferente. Portanto, nada de privar o bebê apenas por medo de amamentá-lo em público, ok? Se as outras pessoas têm demonstrado sinais de desaprovação, apenas ignore. Se a pessoa não gosta de ver você amamentando, o problema é dela, e não seu.

amamentação em público

Bebê sorrindo no colo da mãe. Foto: Freepik

Amamentação em público permite que o bebê mame em livre demanda

Como mencionamos logo acima, a amamentação em livre demanda é muito importante e muito frisada pelos órgãos da saúde. É ela que garantirá que o bebê sempre se alimente assim que sentir fome, crescendo com saúde e desenvolvendo-se da melhor forma possível.

Desse modo, se ele sentir fome enquanto você estiver no ônibus, no metrô ou em outro ambiente, não se preocupe com os olhares alheios! Foque no conforto e na saúde do seu bebê, pois é isso que importa nesse momento de conexão entre mãe e filho.

Publicidade

Leia também: Epilepsia na gravidez: Qual tratamento na gravidez e amamentação

A criança pode se contaminar na amamentação em público?

Não. Se o seio materno está bem higienizado, os microorganismos presentes no metrô, por exemplo, não chegarão à criança, durante a amamentação. A mãe pode ficar tranquila e alimentar o seu bebê sem grandes incômodos. Entretanto, se você acha que pôr uma fraldinha sobre o rosto do bebê pode trazer mais segurança, lembre-se de que essa é uma escolha sua, na posição de mãe.

Mãe amamentando o seu bebê. Foto: Freepik

Estabelecimentos podem ser multados se reprimirem o aleitamento materno

Além de a amamentação em público ser algo natural e normal, há uma lei que protege essa atitude da mãe. Isto é, embora muitas pessoas compartilhem a fake news de que existe legislação que proíbe o aleitamento em público, a realidade é que a Lei está a favor dos bebês e das mamães.

Sendo assim, o Senado aprovou uma Lei que protege a mulher que quer amamentar o seu filho em um local público ou privado. Caso ela seja reprimida durante a amamentação, o estabelecimento terá que pagar nada menos do que dois salários mínimos de multa.

Isso abre portas para que a mulher se sinta muito mais confortável e segura em qualquer ambiente público ou privado, e assim, possa alimentar o seu filho sem constrangimentos ou represálias.

Publicidade

Bebê se alimentando no seio materno. Foto: Freepik

Amamente o seu bebê em público – é algo natural!

Agora que você já sabe que a amamentação em público é correta e natural, amamente o seu bebê aonde quer que você estiver. Não tenha medo de alimentá-lo e ignore qualquer preconceito que possa ser sentido pelo olhar das outras pessoas. A conexão entre vocês dois é muito mais valiosa e importante nesse processo. Lembre-se disso!

Leia também: