Bebê com febre: Seu bebê está com febre? Calma! Veja como prosseguir nesse caso e o que fazer para evitar esse quadro.

Você viu que o seu filho está mais quente que o normal, mas não sabe o que fazer? Veja neste artigo algumas dicas de ouro!

febre

Bebê recém-nascido com uma toquinha verde, deitado com vários bichinhos de pelúcia ao seu redor. Crédito da foto: Freepik

O que é febre?

Em primeiro lugar, vamos entender o que de fato é uma febre.

Publicidade

A febre é caracterizada pela temperatura corporal acima de 37,8˚C, sendo um alerta de que algo no organismo não está bem.

Ou seja, é uma resposta fisiológica do corpo, uma forma de defesa que sinaliza algum ataque ao nosso organismo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Na maioria das vezes, a febre é uma manifestação de alguma infecção viral e em apenas uma pequena porcentagem dos casos é de fato o estágio inicial de uma doença grave. Pode aparecer e desaparecer em 24 horas ou permanecer por mais dias.

A febre que vai e volta no bebê é comum e é uma das formas do organismo sinalizar que algo não está bem. Esse tipo de febre pode causar confusão para as mamães, pois quando se pensa que está resolvida, a febre acaba voltando.

Embora a febre seja uma das manifestações que mais gera ansiedade nos pais, principalmente em recém-nascidos, quando ela vai e volta geralmente está relacionada à situações menos graves como reação após tomar uma vacina, o nascimento dos dentinhos ou até mesmo excesso de roupas no bebê.

Considera-se que o bebê tem febre quando a temperatura passa dos 37,5ºC em uma medição na axila, ou 38,2º C no reto. Portanto, abaixo dessas temperaturas, geralmente não há motivos para preocupação.

Publicidade

Qual a temperatura normal em um bebê?

O bebê que ainda toma leite materno possui uma temperatura corpórea maior do que a de um adulto.

Já em uma criancinha, o intervalo considerado normal geralmente está entre 36,5ºC, pela manhã e 37,2ºC, pela tarde.

febre

Mãe segurando seu bebê no colo e um termômetro com a outra mão, que está na frente. Um laptop está ao lado direito. Crédito da foto: Freepik

A partir de quantos graus é considerado febre?

Uma criança com febre apontará no termômetro a temperatura das axilas acima de 37,2ºC.

Somente a partir de um ano de idade é que a temperatura corporal do bebê começará a diminuir para uma faixa semelhante a de um adulto, que é entre 36ºC e 37,5ºC.

Este é um processo natural que se estenderá até os dois anos de idade.

Publicidade

Como faço para medir a febre do meu bebê?

A forma mais comum de medir a febre do bebê – e também das crianças e adultos – é através do termômetro, que deve ser colocado entre a axila e o braço.

Caso o bebê esteja com a axila molhada de suor, é indicado enxugá-la antes de inserir o objeto. Coloque o objeto em contato com a pele e posicione o braço firme ao tórax por quatro minutos ou até o aparelho apitar.

Há também o termômetro infravermelho de ouvido e de testa, que faz a leitura da temperatura através de raios que são emitidos para a pele, mas que não prejudicam a saúde. Eles são muito práticos e rápidos também.

Por mais que as mães sejam capazes de identificar o aumento de temperatura em seus bebês por meio do toque, é importante aferir a temperatura antes de qualquer atitude para ter a confirmação do estado febril.

Quais os causadores da febre?

Em bebês, os vírus da gripe e do resfriado são os principais causadores de febre. Neste caso, é comum que a temperatura se normalize até três dias depois e apenas um profissional médico está habilitado para indicar ou não o uso de remédios.

O bebê também pode apresentar um aumento de temperatura no caso de infecções causadas por bactérias, como por exemplo a urinária, a das vias aéreas e a de ouvido, sendo que esta última também pode ser causada por um vírus.

Neste caso, a temperatura costuma ser alta e o médico muito provavelmente pedirá exames de sangue antes de receitar medicamentos.

Quais os sintomas da febre?

Além do estado febril ser considerado o mais característico, infecções causadas por vírus e bactérias também são acompanhadas por outros sintomas, como:

  • Redução do apetite;
  • Sonolência;
  • Diarreia;
  • Tremores de frio;
  • Vômito;
  • Mudanças drásticas de humor como abatimento, irritabilidade e choro frequente;
  • Gemidos (este pode acontecer nos casos mais graves)

Vale ressaltar que o aumento de temperatura em si é um alerta, contudo você deve levar em consideração essas outras manifestações.

Medicar o bebê sem prescrição médica é prejudicial pois pode mascarar os sintomas e interferir no diagnóstico.

Quando o bebê apresenta febre, na maioria das vezes, a mesma está relacionada à resfriados ou infecções virais.

Outras causas mais comuns de febre em bebês são:

1) Reação após tomar vacina

A febre é um dos sintomas mais comuns após tomar vacina e pode iniciar em até 12 horas e durar de 1 a 2 dias.

Em alguns casos a febre pode ir e voltar a aparecer em alguns dias.

Bebê com febre – O que fazer?

Primeiramente, você deve consultar o pediatra para prescrição de remédios antitérmicos e analgésicos caso seja necessário.

Em segundo lugar, deve-se medir a temperatura regularmente e ficar atento ao aparecimento de outros sintomas como dificuldade de respiração e batimento cardíaco acelerado.

Neste caso, deve-se entrar em contato com o médico imediatamente. Lembrando que, se o bebê tiver menos de 3 meses e febre acima de 38ºC axilar, é importante procurar assistência médica imediatamente.

2) Nascimento dos dentinhos

Quando os dentes começam a nascer, pode ocorrer inchaço das gengivas e febre baixa e passageira.

Portanto, nesta fase é comum que o bebê leve as mãos à boca com frequência e babe muito. Além disso, o bebê pode recusar a comer.

Bebê com febre – O que fazer?

Neste caso, você pode observar a boca do bebê para verificar se a febre está relacionada ao nascimento dos dentinhos.

Você pode embeber uma compressa esterilizada em água fria e colocá-la na gengiva do bebê para aliviar o desconforto e podem ser tomados antitérmicos ou analgésicos, desde que prescritos pelo médico.

No entanto, se a febre persistir por mais de dois dias, deve-se entrar em contato com o pediatra.

3) Excesso de roupa

É natural os pais terem excesso de cuidado pelo bebê e neste caso, é possível que se coloque muita roupa no bebê mesmo quando não é necessário.

No entanto, o excesso de roupa pode causar aumento da temperatura corporal, provocando febre baixa e que aparenta ir e voltar de acordo com a quantidade de roupas que o bebê está vestido.

O que fazer?

Antes de mais nada, deve-se retirar o excesso de roupa para que o bebê se sinta mais confortável e a temperatura corporal reduza.

febre

Bebê deitado em seu quarto com um termômetro nas axilas. Crédito da foto: Freepik

Bebê com febre – Quando levar seu bebê ao médico?

A febre no bebê deve ser sempre avaliada pelo pediatra, porém existem certas situações em que se deve procurar ajuda médica imediatamente. São essas:

  • Febre em bebês com menos de 3 meses de idade e temperatura maior que 38ºC;
  • Choro contínuo;
  • Recusa em comer e beber;
  • Presença de manchas pelo corpo, principalmente manchas vermelhas e que tenham aparecido após o início da febre;
  • Rigidez da nuca;
  • Convulsão;
  • Dificuldade em respirar;
  • Presença de vômitos e diarreia;
  • Sonolência exagerada e dificuldade em acordar;
  • Se a criança tem alguma doença crônica ou autoimune;
  • Febre por mais de dois dias em crianças com menos de dois anos;
  • Febre por mais de três dias em crianças com mais de dois anos.

Bebê com febre – Quais são os tipos de febre?

Existem três tipos de febre, que variam de acordo com a intensidade. Veja abaixo:

Bebê com febre – Febre leve

Até 38,5ºC, sem sintomas significativos. Pode acontecer em crianças resfriadas, com faringite, laringite, diarreia e cistite, entre outros. Na maioria dos casos o uso de antibiótico pode não ser necessário, mas somente o pediatra poderá indicar ou não seu uso.

Bebê com febre – Febre moderada

Entre 38,5ºC até 39,4°C, a criancinha parece abatida. Pode acontecer em casos como amigdalite com pus, meningite, pneumonia, infecções no ouvido e urinária.

São situações em que o médico, a partir do diagnóstico, decidirá se há necessidade do uso de antibiótico.

Bebê com febre – Febre grave

É quando a temperatura está acima de 39,5ºC ou menor do que 36ºC. É acompanhada de gemidos e tremores de frio.

Pode acontecer em casos de pneumonia, broncopneumonia, meningite, inflamação da epiglote ou dos rins, por exemplo.

Neste caso, normalmente se requer hospitalização da criança.

É normal ter febre após tomar vacina?

Sim, é normal! O estado febril é esperado após a vacinação, principalmente as de meningocócica,  pneumocócica e tríplice bacteriana (DTP).

Também é esperado que o bebê tenha dor e inchaço local. Por outro lado, sintomas mais graves como convulsões febris, diminuição significativa de temperatura e choque anafilático são incomuns.

Por fim, é importante medir a temperatura corretamente, bem como estar atento e informar ao médico todos os sinais que o pequeno apresenta.

Resumindo, em todos os casos, é importante que você ofereça bastante líquido ao bebê para evitar desidratação devido ao aumento da temperatura corporal.

Esperamos que esse artigo lhe ajude a tratar a febre do seu bebê! Continue acompanhando o Mil Dicas de Mãe para mais conteúdos sobre o universo materno.

Agora que você já sabe como prosseguir caso o seu bebê tenha febre, veja também: