Infelizmente, o sono ruim pode ter consequências negativas para nossa saúde. Quais poderiam ser as causas desses problemas? Um dos micronutrientes muito importantes no contexto do sono é o triptofano e é encontrado no gergelim. Conheça sua importância.

Dieta e qualidade do sono

gergelim

Pote com gergelim – Foto: Freepik

O sono desempenha um papel extremamente importante em nossas vidas. Permite, entre outros regenerar o corpo, reduzir o stress, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhorar o nosso bem-estar e regular o metabolismo.

Os bebês dormem até 18 horas por dia, mas os adultos precisam de 7 a 8 horas para se regenerar. No entanto, esta é uma teoria porque, na prática, muito poucas pessoas podem se orgulhar de tal resultado.

Publicidade

Muitas vezes, a redução da duração do sono é explicada pelo estresse ou pela sobrecarga de deveres profissionais e privados. Em muitos outros casos, apesar das horas “regulares” passadas na cama, o nosso sono não é eficaz, muitas vezes acordamos à noite ou temos problemas para adormecer rapidamente.

gergelim

gergelim – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Nossos hábitos são frequentemente responsáveis ​​por esse estado de coisas. Uma atividade comum antes de dormir é assistir a filmes e séries ou navegar nas redes sociais. Porém, os aparelhos eletrônicos emitem uma luz azul prejudicial, o que dificulta o adormecimento adequado, portanto, de acordo com as recomendações, até duas horas antes de ir para a cama, não devemos mais usá-los.

Como lidar com problemas de sono?

mulher dormindo

Mulher dormindo – Foto: Freepik

Outro fator importante que afeta fundamentalmente a qualidade do nosso sono é a dieta e os hábitos alimentares.

Parafraseando um ditado bem conhecido, podemos, de uma forma muito simplificada, dizer que “dormimos enquanto comemos”.

Publicidade

Um dos erros mais comuns é comer refeições muito pesadas antes de dormir. Deve ser lembrado que o jantar deve ser feito com no máximo duas horas de antecedência e, além disso, não deve incluir alimentos de difícil digestão (por exemplo, gordurosos, fritos, muito picantes).

Você também deve comer menos, porque o jantar não deve nos fornecer mais do que 20-25% necessidades diárias de energia ao longo do dia. Caso contrário, nosso corpo não mudará totalmente para o modo de hibernação, pois estará principalmente envolvido na digestão.

É igualmente importante fornecer ao corpo os ingredientes apropriados que afetam a qualidade do nosso sono.

Um dos micronutrientes muito importantes no contexto do sono é o triptofano, que pertence ao grupo dos aminoácidos. Não é produzido pelo nosso corpo, por isso deve ser fornecido com alimentos.

Responsável, entre outros, para o nosso humor, a resistência ao estresse melhora a memória e também permite regular o adormecimento e melhora a regeneração durante o sono.

O gergelim é uma fonte rica de triptofano, bem como soja, sementes de girassol e abóbora.

Publicidade
  • Sabia que o mamão ajuda no antienvelhecimento e é um aliado do coração?

Gergelim – por que você deve incluí-lo em sua dieta?

Existem 370 mg de triptofano em 100 g de gergelim. Embora esses pequenos grãos bege não sejam o ingrediente mais popular em nossa dieta, podemos entregá-los ao corpo de uma forma agradável.

Lembre-se, a qualidade do sono também depende de nossos hábitos. Cuide da sua alimentação e perceberá a diferença na qualidade do sono e no próprio processo de adormecer.