Brócolis na gravidez: A alimentação durante a gravidez deve ser variada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais. Sem eles, no entanto, o bebê não seria capaz de crescer de forma saudável e se desenvolver adequadamente.

É por isso que a dieta deve incluir alimentos considerados saudáveis, como por exemplo o brócolis.

gestante com brócolis na mão

gestante com brócolis na mão. Foto: freepik

Então, você sabe em que quantidade e de que forma comê-los e por que vale a pena? Aprenda alguns fatos e 10 razões pelas quais você deve comer brócolis durante a gravidez.

Publicidade

Você sabe por que o brócolis é saudável?

O brócolis é um dos vegetais mais saudáveis ​​do mundo, ou seja, são ricos em nutrientes, vitaminas (A, C, K, B6) e minerais, além de fibras e antioxidantes. Além disso, também contêm ácido fólico, ferro, cálcio e magnésio, extremamente importantes para o bom desenvolvimento da criança.

brócolis

brócolis. Foto: freepik

É seguro comer brócolis durante a gravidez?

Brócolis é saudável, mas você não deve exagerar no cardápio diário, pois é seguro comê-lo em quantidades moderadas. O que isto significa?

Supondo que uma porção seja meia xícara de vegetais cozidos e picados, você deve comer de três a cinco porções de brócolis por dia.

O brócolis contém vários compostos poderosos que podem causar erupções cutâneas em pessoas que sofrem de alergias.

Como comer brócolis?

O brócolis pode ser consumido de várias maneiras e vale a pena usá-lo.

Publicidade

O mais valioso é o brócolis cru (por exemplo, adicionado a uma salada), cozido no vapor ou escaldado (como um prato independente para o almoço ou como um complemento para o prato do jantar), mas também vale a pena comê-lo cozido.

Mas lembre-se de lavar bem os brócolis, especialmente antes de comê-los crus.

mulher lavando um brócolis

mulher lavando um brócolis. Foto:freepik

Pesquisas realizadas mostram que os brotos de brócolis também são um tesouro de nutrientes:

  • Protegem o sistema circulatório;
  • Fortalecem a defesa natural do corpo contra o estresse;
  • Melhora não só a saúde da mãe, mas também do bebê.

Consuma o brócolis com alho, gengibre ou cominho, por exemplo, para reduzir o efeito de formação de gases.

Por que vale a pena comer brócolis durante a gravidez?

Os brócolis devem ser incluídos na dieta diária durante a gravidez pois é bom para a saúde da mãe e do filho. Veja os motivos!

Publicidade

Brócolis previne constipação

A constipação é um problema comum entre mulheres grávidas. As alterações hormonais e metabólicas, bem como a ingestão de suplementos de ferro, consequentemente afetam a frequência dos movimentos intestinais.

Como o brócolis é rico em fibras, ele previne a constipação.

gestante no sofá com prisão de ventre

gestante no sofá com prisão de ventre. Foto: freepik

Brócolis previne anemia

Suas necessidades de ferro aumentam durante a gravidez e a deficiência de ferro pode causar anemia. Ou seja, como o brócolis é uma fonte de ferro e ácido fólico, ele ajuda a prevenir a anemia.

Você sabia que a deficiência de ferro pode contribuir para o nascimento prematuro e, no futuro, problemas com o desenvolvimento intelectual e o sistema imunológico do bebê?

Brócolis na gravidez regula os níveis de açúcar no sangue

O diabetes gestacional ocorre quando seu corpo não produz insulina suficiente para quebrar os açúcares que você ingere. Em outras palavras, o brócolis pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

Brócolis fortalece a imunidade

Um sistema imunológico forte e funcionando adequadamente durante a gravidez ajuda a evitar infecções. Os ingredientes do betacaroteno e do selênio no brócolis, por exemplo, aumentam a imunidade.

gestante acariciando a barriga

gestante acariciando a barriga. Foto: freepik

Brócolis torna os ossos mais fortes

Durante a gravidez, certamente você está sujeito a distúrbios ósseos, osteoporose e cáries.

O brócolis contém todos os nutrientes essenciais importantes para ossos saudáveis ​​e fortes (incluindo cálcio, magnésio, fósforo, zinco, cobre). Particularmente valioso é o cálcio, que também é responsável pelo bom desenvolvimento do coração, sistema nervoso e músculos, assim como o cobre, devido à glândula tireoide.

Você sabia que a deficiência de cálcio na gravidez, que é o alicerce básico do esqueleto e dos dentes, pode enfraquecer o bebê?

Brócolis protege a pele

Como o brócolis contém vitaminas A, E, B e K, ele é ótimo para a pele. Portanto, incluí-los na dieta pode iluminar a pele e protegê-la dos nocivos raios ultravioleta.

O brócolis mantém seus olhos saudáveis

O beta-caroteno presente no brócolis não só fortalece a imunidade, mas também melhora a visão, previne a cegueira noturna. As vitaminas A e C do brócolis também são ótimas para os olhos.

Como o brócolis também contém luteína, zeaxantina e vitamina B2, tem um efeito positivo na saúde e no funcionamento da visão.

gestante comendo brócolis

gestante comendo brócolis. Foto: freepik

Brócolis previne câncer

O brócolis é rico em fitoquímicos conhecidos por suas propriedades anticâncer. Por isso, uma dieta rica em brócolis ajudará você e seu bebê a se manterem saudáveis.

Além disso, é um poderoso antioxidante contido no brócolis, pois ajuda a limpar o corpo de toxinas e sua presença reduz o risco de câncer de pulmão.

Mas tenha cuidado! A pesquisa mostra que o brócolis retém suas propriedades anticâncer somente quando branqueado no máximo em temperatura 76 graus C.

O efeito anticancerígeno também é aumentado pela combinação de brócolis com tomate, rabanete ou rúcula, ou seja, produtos contendo mirosinase ativa.

Brócolis na gravidez: Brócolis previne defeitos de nascença

Incluir brócolis na dieta fornece os nutrientes necessários para um bebê em crescimento, pois ajuda evitando defeitos de nascença.

A falta de nutrientes na dieta da mãe pode levar a defeitos congênitos em bebês.

O brócolis é uma excelente fonte de ácido fólico, pois protege contra defeitos do sistema nervoso central, previne malformações e reduz o risco de defeitos cardíacos e do sistema urinário. Por outro lado, sua deficiência pode causar hidrocefalia ou defeito no tubo neural.

silhueta de mulher grávida

silhueta de mulher grávida. Foto: freepik

Brócolis na gravidez: O brócolis apoia o desenvolvimento saudável do feto

O brócolis contém muitas vitaminas, como:

  • A (responsável pelo bom desenvolvimento da visão no feto, o crescimento dos ossos e raízes dos dentes);
  • B (sua deficiência pode ser decorrente de anemia na criança);
  • C (fortalece a imunidade);
  • Beta-caroteno (fortalece o sistema imunológico);
  • Ácido fólico;
  • Cálcio, ferro, magnésio e cobre, essenciais para o desenvolvimento saudável do feto.