Entenda qual a importância da boneca no aprendizado e desenvolvimento da criança.

Em primeiro lugar, vamos entender qual a origem da boneca. Estudiosos indicam que as bonecas são alguns dos brinquedos mais antigos do mundo, com registros de uso na Grécia e Antigo Egito, por volta de 100 D.C.

Nessa época, algumas crianças já brincavam com bonecas, sendo esta uma atividade milenar que auxilia na educação e no desenvolvimento dos pequenos.

Muito além da diversão, a boneca possui um papel muito importante na formação dos indivíduos, pois estimula habilidades e funções desenvolvidas pelas crianças. Mais do que um simples brinquedo, é a própria representação das pessoas e do convívio social e familiar.

Publicidade

A boneca permite uma melhor interação e compreensão sobre o mundo ao redor, assim como da própria criança. Por esses motivos, é um dos principais brinquedos na prática pedagógica e educacional na infância.

Ao brincar de boneca, as crianças aprendem a socializar com outras, além de compartilhar e estimular sua criatividade ao representar fatos comuns do cotidiano.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Além disso, é através dessa brincadeira que é possível criar novas situações ao imaginar um mundo particular, do jeito que a criança o enxerga, com toda a magia e fantasia que podem criar.

Brincar de boneca também ajuda a ensinar sobre ter reponsabilidade, seja por meio de cuidados com a boneca, como se fosse seu próprio filho (alimentar, colocar para dormir, dar atenção, dar banho, brincar, etc.) como também ao criar um vínculo forte.

Dessa forma, os pequenos tendem a cuidar melhor do objeto, evitando que seja perdido ou danificado.

Além dos fatos que citamos acima, existem outros também, como a possibilidade de criar uma personalidade e identidade própria para a boneca.

Publicidade

Por exemplo, por meio de acessórios e roupas, estimulando ainda mais a brincadeira e imaginação da criança. É através dessa brincadeira que a criança pratica diversas situações, desde estudante até trabalhadora ou mãe, sendo este um bom ensaio para ajudar a criança a perceber o que ser quando chegar à idade adulta.

Quer entender a importância da boneca mais profundamente? Continue conosco!

importância da boneca

Garotinha brincando de boneca, sentada em um tapete. Ao fundo, uma outra garotinha está em pé ao lado de uma mesinha rosa. Crédito da foto: Freepik

Entenda a importância da boneca para a criança

Esse brinquedo, mesmo tão antigo, continua em alta para as crianças, sendo muito popular na história da humanidade. Mas por que será?

Simples! O motivo principal é que eles são uma representação da própria criança e permitem que ela compreenda melhor a si mesma, bem como as pessoas ao seu redor.

Todos os brinquedos são benéficos do seu próprio jeito, assim como as bonecas, que são parte fundamental na Educação Infantil.

Normalmente, são as meninas que mais possuem contato com esse brinquedo, porém isso é um erro devido ao preconceito da sociedade machista, que vê as bonecas como sendo exclusivamente um “brinquedo de menina”.

Publicidade

Na verdade, as bonecas e bonecos (Max Steel, por exemplo) são benéficos para ambos os sexos, impactando de forma positiva os meninos também.

Há um vídeo que chamou a atenção da internet, em que um menino pediu de presente para o pai uma boneca da personagem Elsa, do Frozen. Na foto, o garotinho aparece sorridente com o seu presente, demonstrando estar muito feliz. A postagem logo viralizou, com vários comentários positivos parabenizando o pai pela ação.

É preciso ter em mente que, quando um menino brinca com uma boneca bebê, ele pode estar encenando diversas situações que vive no cotidiano, como um pai cuidando de uma filha, um professor ensinando a uma aluna, um médico cuidando de um paciente ou até mesmo um barbeiro, quem sabe? São cenas que fazem parte da vida dele.

Aos pais, cabe incentivar as brincadeiras nos filhos. Isso também os ajudará a serem pais mais presentes no futuro, ou seja, a se tornarem mais participativos na criação quando os mesmo tiverem filhos.

Com certeza, não é um brinquedo que irá definir a sexualidade de uma criança – e este debate precisa ocorrer nos lares e escolas, para quebrar esse preconceito.

O importante é que a criança tenha pelo menos um boneco em sua infância para poder brincar com ele e viver todas as etapas do desenvolvimento.

importância da boneca

Duas garotinhas brincam de médico com suas bonecas. Uma está com um estetoscópio e a outra segura um aparelho de medir pressão. Crédito da foto: Freepik

1) Brincar de boneca traduz a relação da criança com a mãe

Quando as crianças brincam, elas ativam a imaginação através das fantasias e, assim, aliviam as tensões e o peso do cotidiano.

O “faz de conta” e a simbologia da brincadeira permite a expressão de regras implícitas que garantem a assimilação dos acontecimentos de uma maneira particular, sem compromisso com a realidade, mas que já é um “treino” para ela.

As necessidades desse brincar vão mudando de acordo com a idade da criança, que satisfaz desejos que não podem ser concretizados de imediato.

Além disso, durante o ato, a criança pode assumir muitos papéis: o de mãe, o de irmã, de avó, de tia, de professora, etc. Ou seja, a criança exercita o afeto que está acostumada a receber e todo esse processo a ajuda as estreitar as relações de cuidado e respeito. Esse aprendizado é refletido em experiências futuras, inclusive.

Por isso, é ideal acompanhar seu filho durante essa brincadeira, porque é através deste acompanhamento que você pode descobrir se ela está passando por algum problema, por exemplo.

Para isto ser possível, não podemos interferir na brincadeira, devemos deixar que eles conduzam a história. No entanto, caso note algum problema, é preciso tentar conversar e sugerir que a brincadeira seja diferente.

Já citamos alguns modelos de bonecos acima, mas que tal os bonecos de pano ou então criar bonecos em casa, de maneira artesanal? Dar a possibilidade de fazer a própria boneca é permitir à criança avançar, trilhar os seus caminhos, fazer escolhas. Se isso for feito em conjunto com pais ou amigos, melhor ainda!

2) A importância da boneca na sociedade

Brincar de boneca é importante para a criança, porque é nessa atividade que ela aprende a compartilhar, socializar e a se comunicar.

Se você é mãe, sabe o quão emburrado seu filho pode ficar se alguém tirar o brinquedo dele. Ainda mais quando for uma boneca ou bichinho de pelúcia, pois esses brinquedos são especialmente importantes para as crianças, pois representam sentimentos de cuidado e afeto.

É exatamente o fato de ser tão importante – e mesmo assim a criança dividir seu brinquedo com outra criança – que torna tudo tão valioso! Quando seu pequeno compartilha uma boneca ou pelúcia com seu coleguinha ou irmão, é uma ótima maneira de quebrar barreiras.

3) Brincar de Boneca ensina a criança a ter responsabilidade

Esse é um dos primeiros contatos que a criança tem com a responsabilidade. Afinal de contas, ela precisa cuidar do seu brinquedo.

Uma curiosidade é que, justamente por esse cuidado, que as bonecas são os brinquedos com menos propensão de quebrar.

Esse é o resulto de um vínculo entre elas, que passam a ter responsabilidade e a se comportar com seus pertences pessoais.

Um exemplo de boneca super realística é a chamada Baby Reborn, que irá influenciar positivamente no desenvolvimento do pequeno em termos de como ele se comporta em relação a outros seres humanos. Com esses bonecos se torna muito mais fácil para as crianças os assimilarem a bebês de verdade.

É através disso que as crianças desenvolvem tolerância, empatia, respeito, inteligência emocional e criatividade. Assim, elas se tornarão adultos mais responsáveis no futuro, pois terão desenvolvido essas habilidades sociais desde cedo.

Essa é também uma ótima maneira das crianças aprenderem a cuidar dos irmãos mais novos. As habilidades sociais desenvolvidas ao brincar de boneca também as tornam mais maduras e responsáveis para cuidar de animais de estimação. Legal, né?

4) Brincar de Boneca desenvolve a criatividade

Com o desenvolvimento da tecnologia, é ainda mais importante a presença dos brinquedos antigos e lúdicos, como as bonecas e bonecos.

Antigamente, as crianças não tinham acesso à tablets, celulares e computadores. Os jogos e brinquedos eram diferentes, o que estimulava a criatividade delas. Afinal de contas, elas tiveram que criar seu próprio entretenimento, certo?

Agora não, infelizmente muitos pais entregam aos pequenos seus aparelhos eletrônicos para que eles se mantenham entretidos. Porém, saiba que essa prática não é saudável e nem recomendada! É preciso desenvolver a imaginação das crianças através desses brinquedos mais “antigos”, pois é através deles que os baixinhos interpretam e criam cenários imaginários.

Isso não apenas mas tem um impacto muito positivo no individualismo e na desenvoltura de cada uma destas crianças.

5) A importância da boneca na comunicação

Ao brincar com uma boneca, a maioria das crianças tem o hábito de conversar com ela. Esta é uma parte muito importante do “faz de conta”, porque estimula a fala e as habilidades de comunicação e vocabulário.

Além disso, essas crianças estão mais aptas a falar com outras crianças, ou então a se comunicar com outras pessoas melhor. Isto porque, através dessa prática, elas se sentirão mais confiantes e menos relutantes.

6) A importância da boneca nas habilidades motoras

Assim como os outros brinquedos, as bonecas também têm um impacto nas habilidades motoras, pois ajuda nas funções básicas da criança que envolvem a motricidade.

Um bom exemplo prático é pedir para as crianças colocarem em ordem ou em sequência suas bonecas desde a menor até a maior ou da maior até a menor, por exemplo. Assim, além da coordenação motora, estimula o raciocínio lógico e a capacidade de organização dos pequenos.

importância da boneca

Em uma loja de brinquedos, garotinha está agachada na frente de uma prateleira com bonecas. Crédito da foto: Freepik

Com base em tudo o que falamos, é fácil entender qual a real importância da boneca, não é? Afinal, os benefícios são surpreendentes!

Agora que você já sabe a importância da boneca, veja também: