Um bebê requer vários cuidados, e a sua higiene é um dos cuidados que os papais devem manter corretamente. Nesse post falaremos sobre os principais produtos de higiene para bebê.

A higiene é um cuidado básico e fundamental para a saúde e bem-estar do bebê, por isso deve-se ter atenção sobre a higiene para evitar as incômodas assaduras ou até doenças mais graves.  

Menino recém nascido

Menino recém nascido – Foto: Freepik

O bebê vai precisar de uma rotina de cuidados, que deve ser seguida à risca para garantir seu bem-estar. Alguns cuidados são simples, mas outros podem exigir mais dos futuros papais. Mesmo sendo cansativo e alguns processos repetitivos é necessário todo cuidado com o pequeno. 

Publicidade

Para manter a limpeza do bebê, alguns produtos são essenciais e devem ser incluídos na rotina de higienização. Por isso, é importante que esses produtos façam parte do enxoval da criança.

Então, para ajudar os papais nessa nova rotina, selecionamos produtos que não podem faltar no kit higiene do bebê. 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Confira os principais produtos para a higiene de um bebê. 

Sabonete Líquido 

Para manter seu bebezinho limpinho será necessário um bom banho. Durante os primeiros seis meses do bebê é indicado o uso somente do sabonete líquido para fazer a higienização na hora do banho.

É sempre importante frisar que todos os produtos usados no bebê devem ser apropriados. Também é importante, principalmente nos primeiros meses, usar produtos neutros e glicerinados, isso evita que o bebê tenha alguma reação alérgica. 

Shampoo 

O uso do shampoo deve começar no sexto mês do bebê. Procure o produto próprio para o bebê, dando preferência para os neutros e glicerinado. 

Publicidade

Banheira 

Banheira

Banheira – Foto: Freepik

O bebê vai precisar de uma banheira para sua higienização. Hoje é possível encontrar uma grande diversidade de banheiras, com acessórios para facilitar aos papais na hora do banho.

Também é indicado o uso de termômetro de banheira, isso evita que o bebê sofra alguma queimadura durante o banho. 

Algodão 

O algodão é um produto coringa, principalmente nos primeiros meses do bebê. O algodão junto com a água morna pode ser usado para fazer a higienização do umbigo.

Além disso, também é usado para fazer a limpeza na troca da fralda, sendo seu uso indicado no lugar do lenço umedecido.  

Gaze 

A gaze é outro produto básico para manter a limpeza pessoal do bebê. Ela é bastante utilizada no processo de cura do umbigo. A gaze também serve para manter a higiene bucal do bebê, sendo usada molhada para limpar as bochechas, gengiva e língua do recém-nascido. 

Publicidade

Fraldas

Esse é um dos produtos com mais uso, um verdadeiro acessório do bebê. Ele é usado ainda no recém-nascido, acompanhando o bebê durante os seus primeiros anos de vida.

Algumas fraldas podem causar irritação na pele do bebê, por isso sempre prefira as fraldas hipoalergênicas. Caso alguma marca cause alguma reação alérgica, o ideal é suspender o uso e procurar outra marca, ou usar a fralda de pano. 

Pomada para prevenção de assaduras 

produtos de higiene para bebê

Pomada – Foto: Freepik

As assaduras são bem frequentes nos bebês. O uso prolongado de fralda suja e alguns produtos podem causar uma irritação na pele do bebê. Então o uso de pomada de prevenção para assaduras deve ser usado, principalmente depois da troca de fralda.  

Cotonete

É utilizada na limpeza dos ouvidos do bebê. O ideal é usar a hastes própria para bebê, sempre usando de forma superficial, sem introdução no canal auditivo.  

Produtos de higiene para bebê – Lenço Umedecido 

A preferência é o uso do algodão com água morna na limpeza de troca de fralda, mas nem sempre será possível o uso.

Então sempre mantenha disponível o lenço umedecido para auxiliar na limpeza do bebê. Evite o lenço umedecido com aroma, eles são mais propensos a causar irritação na pele do bebê. Dê preferência aos produtos hipoalergênicos.  

Produtos de higiene para bebê – Cortador de unhas

O bebê precisa ter as unhas sempre bem aparadas para evitar se machucar e o acúmulo de sujeira. É necessário usar o cortador ideal para bebê para evitar acidentes.  

Produtos de higiene para bebê – Aspirador nasal 

produtos de higiene para bebê

Aspirador nasal – Foto: Freepik

O aspirador nasal pode ser um grande aliado na limpeza das narinas do bebê. Como o bebê não sabe assoar o nariz, o aspirador nasal auxilia a limpeza e diminui o incômodo que o ele pode sentir ao ficar com as narinas congestionadas.  

Produtos de higiene para bebê – Óleo corporal 

O óleo corporal pode ser usado para limpar as dobras do bebê. Serve também para fazer massagem no bebê, isso ajuda a deixá-lo mais relaxado. O creme corporal também pode ser usado para fazer massagem. Sempre use o produto indicado para a faixa etária do bebê. 

Produtos de higiene para bebê – Álcool 70 

Durante os primeiros dias do recém-nascido, será preciso manter o umbigo sempre limpo. Assim, a limpeza deve ser feita a cada troca de fralda, usando um cotonete umedecido no álcool 70.

Dicas para ajudar na higienização do bebê 

produtos de higiene para bebê

Bebê feliz tomando banho – Foto: Freepik

Alguns desses processos de higienização podem acabar assustando os papais, principalmente aqueles de primeira viagem. Mas algumas dicas podem facilitar  nesse processo.

  • Na hora do banho, prefira começar limpando a cabeça do bebê, isso evita que depois de limpar o corpo a sujeira da cabeça caia sobre as partes já limpas. 
  • Existem alguns suportes ou redinhas que deixam o bebê em uma posição de apoio e mais seguro durante o banho. 
  • Sempre mantenha mais de uma toalha limpa, pois um bebê é imprevisível e pode acabar sujando a toalhinha.  
  • Brinquedos plásticos podem ser uma boa opção para entreter o bebê durante o banho e facilitar o momento de higienização.  
  • Prefira usar sabonete líquido, o de barra pode acumular bactérias e fungos.  
  • Escolha um lugar aquecido, com janelas fechadas, no momento do banho. Isso evita que o bebê fique resfriado. Procure sempre banhar o bebê em água morna, para uma temperatura ideal, use o termômetro de banheira.