O remédio caseiro para piolho é um método eficaz. Assim, para pessoas que preferem métodos naturais, óleos, fragrâncias e vinagre apresentaremos algumas opções.

Piolhos são um assunto vergonhoso, por isso poucos pais sabem reconhecer os piolhos em uma criança. O piolho na criança foi tratado durante muitos anos como uma doença típica da margem social.

Você sabia que o piolho pode ser transmitido apenas por contato direto? Isso mesmo, os piolhos não podem nadar ou pular, eles apenas rastejam.

O piolho geralmente reside em cabelos sujos e não escovados, mas pode passar de uma cabeça suja para uma limpa. No calor e na sujeira, os piolhos e as lêndeas têm condições ideais de desenvolvimento.

Publicidade

Piolho da cabeça – o que é esse parasita?

criança com piolho

Criança loira com casaco – Foto: Freepik

Os piolhos são causados ​​por um parasita que vive apenas na pele cabeluda da cabeça humana e se alimenta do sangue.

fêmea geralmente põe de 6 a 8 ovos por dia durante os próximos 20 dias. Assim, eles aderem firmemente ao couro cabeludo. Em 10 dias, os ovos chocam uma larva, uma lêndea, que então se transforma em um piolho adulto. Um pequeno caroço é formado no local da picada, que coça e queima.

O que você precisa lembrar!

  • O piolho não pode sobreviver sem seu hospedeiro humano. Portanto, a descontaminação da casa ou apartamento não é necessária.
  • O piolho não vive em animais domésticos (cães, gatos), portanto não é necessário inspecionar seus pelos quanto a isso.
  • Os piolhos não saltam ou nadam e, portanto, a infecção só pode ocorrer por meio do contato direto cabeça a cabeça.

Sintomas

A picada do parasita causa uma coceira desagradável e manchas vermelhas aparecem na pele, semelhantes a picadas de mosquito.

É verdade que os piolhos “atraem” as pessoas com um “sabor adocicado” especial. Estamos falando da mesma forma sobre como atrair mosquitos. Para os piolhos, o sabor do sangue também pode ser mais ou menos doce. Claro, é individual para cada pessoa, mas definitivamente uma dieta rica em açúcar aumentará a doçura do sangue e atrairá os piolhos.

Por outro lado, se não houver nenhum outro piolho dentro de seu alcance, ele atacará qualquer um que estiver dentro do alcance de qualquer maneira.

Publicidade

Remédio caseiro para piolho

menino coçando a cabeça que passou remédio caseiro para piolho

Menino coçando a cabeça – Foto: Freepik

1 – Mistura de óleos essenciais

Alguns óleos essenciais como de lavanda podem ajudar a combater os piolhos ou atuar como prevenção. No entanto, eles não devem ser usados ​​sem diluição! Assim, basta adicionar algumas gotas do óleo ao shampoo.

Os óleos essenciais têm propriedades que ajudarão seu filho a vencer a luta contra os piolhos. Os óleos mais eficazes são:

  • óleo de lavanda
  • óleo de cravo
  • eucalipto
  • óleo de anis
  • óleo de folha de canela
  • tomilho vermelho
  • óleo de menta
  • óleo de noz-moscada

Óleos selecionados podem ser misturados com azeite e esfregados no cabelo e couro cabeludo. Após 30 minutos, enxágue o cabelo com água morna e penteie-o com um pente especial para piolhos.

2 – Óleo de coco para piolhos

O óleo de coco funciona de maneira muito semelhante a outras gorduras: corta o suprimento de oxigênio. Mas também tem propriedades de cuidado.

  1. Primeiramente, massageie completamente uma porção do óleo no couro cabeludo e no cabelo ao longo de todo o seu comprimento;
  2. Deixe agir por meia hora;
  3. Por fim, enxágue abundantemente com água morna.

3 – Como usar vinagre de maçã para piolhos

vinagre de maçã para remédio caseiro para piolho

vinagre de maçã – Foto: Freepik

Publicidade

O vinagre recebe uma “menção honrosa”, porque tem sido elogiado como um auxiliar na remoção de lêndeas, mas não mata os piolhos adultos. A composição ácida do vinagre decompõe a substância semelhante a cola que adere as lêndeasno cabelo.

  1. Use a água morna com vinagre na proporção de 1: 1;
  2. Esfregue no cabelo ao longo de todo o seu comprimento (lembre-se das raízes!)
  3. Enxágue depois de um quarto de hora.

Este procedimento deve ser repetido a cada poucos dias.

4 – Remédio caseiro para piolho com maionese e vinagre

Este é um método antigo e eficaz para se livrar dos piolhos. A maionese é misturada com vinagre na proporção de 2: 1 e 5 gotas de óleo essencial de lavanda são adicionadas à gosma resultante, que é um inseticida natural que ajuda efetivamente a se livrar dos piolhos em uma criança.

  1. A pasta de maionese deve ser bem espalhada no cabelo e couro cabeludo.
  2. Após algumas horas, enxágue abundantemente com água morna.
  3. Esta operação deve ser repetida diariamente durante uma semana.
  4. Colocar alumínio e envolver a cabeça com uma toalha aumentará a eficácia do remédio caseiro para piolho. A maionese contém óleo que sufoca os piolhos.

5 – Remédio caseiro para piolho – azeite

azeite para remédio caseiro para piolho

Mulher colocando o Azeite – Foto: Freepik

O azeite de oliva sufoca os piolhos com eficácia. Assim, basta aquecer um vasilhame de óleo e, quando estiver na temperatura certa, aplique-o bem no couro cabeludo e nos cabelos. Esfregue a mistura em movimentos circulares e coloque uma touca de banho.

Deixar o preparo durante a noite traz os melhores resultados. Então de manhã, enxágue o cabelo com água morna e penteie-o bem com um pente. Deve-se repetir o tratamento por três dias consecutivos.

6 – Remédio caseiro para piolho: alho

O alho é outro remédio caseiro para piolho e lêndea.

  1. Primeiramente, amasse bem uma cabeça de alho em uma prensa;
  2. Em seguida, adicione meio litro de água bem quente, depois reserve por pelo menos oito horas;
  3. Em seguida, após este tempo, despeje o líquido em uma peneira fina – de preferência diretamente no borrifador;
  4. Depois borrife completamente no couro cabeludo e no cabelo.
  5. Por fim, depois de pelo menos oito horas, lave o cabelo.

7 – Suco de cebola

Cebola serve como remédio caseiro para piolho

Cebola roxa na cesta – Foto: Freepik

Faça um pouco de suco de cebola em casa e deixe no couro cabeludo da criança por cerca de 3 a 4 horas. Assim, limpe os piolhos mortos e as lêndeas com um pente fino e enxágue bem o cabelo com shampoo. Repita a cada 3-4 dias para obter melhores resultados.

8 – A tintura de cabelo mata os piolhos?

Sim, o tingimento pode ajudar a combater os piolhos. As tintas de cabelo fortes são as mais eficazes. No entanto, deve-se lembrar que este não é um remédio caseiro para piolho, pois as tintas contêm vários produtos químicos. Além disso, este método não é adequado para crianças.

9 – Infusão de folhas de alecrim com eucalipto

Podemos preparar a infusão nós mesmos ou comprar uma mistura pronta em uma loja de ervas. O eucalipto, além de repelir todos os insetos e piolhos, limpa e fortalece profundamente os cabelos, e o alecrim estimula ainda mais o crescimento do cabelo.

  1. Basta despejar água quente, mas não fervente, sobre as folhas de alecrim e adicionar 10 gotas de óleo de eucalipto à mistura resfriada.
  2. Por fim, ao aplicar a preparação, procedemos de forma semelhante aos outros remédios caseiros para piolhos. É importante pentear bem o cabelo com um pente especial após cada tratamento.

10 – Bicarbonato de sódio como remédio caseiro para piolho

acabando com piolho

Médico mexendo na cabeça do menino com piolho – Foto: Freepik

Mate os piolhos interrompendo seus sistemas respiratórios com uma mistura de 1 parte de bicarbonato de sódio e 3 partes de condicionador de cabelo.

  1. Primeiramente, aplique a mistura no cabelo do seu filho e penteie-o depois de dividi-lo em mechas.
  2. Use um pano macio para limpar o pente e remova as lêndeas.
  3. Por fim, enxágue com um shampoo anti-piolhos assim que terminar e certifique-se de repetir isso algumas vezes nos próximos dias para remover completamente os piolhos.

Após conferir a lista de remédio caseiro para piolhos, siga a instrução corretamente. Assim, logo você verá o cabelo e o couro cabeludo de seu filho completamente livres de infestações de piolhos.

Certifique-se de aplicar os remédios duas a três vezes por semana para obter melhores resultados. No entanto, alguns deles também podem ser feitos todos os dias.

Como posso saber se meu filho tem piolhos?

O sintoma mais característico dos piolhos é a coceira. Portanto, se o seu filho está constantemente coçando a cabeça, verifique o couro cabeludo e o cabelo imediatamente.

Geralmente encontramos as lêndeas (ovos de piolhos) na base do cabelo. Mas os piolhos são mais comuns atrás das orelhas e na parte de trás da cabeça, logo acima da nuca. Os piolhos adultos são visíveis a olho nu.