A experiência de um corrimento marrom na gravidez pode ser desconcertante. Mas em muitos casos não é motivo de preocupação.

Um corrimento vaginal fino, claro ou branco (conhecido em obstetrícia como leucorreia) é uma parte normal. As secreções saudáveis ​​são de várias cores, embora as alterações geralmente sejam sinais de algo interno.

Mas quando você está grávida, todos aqueles hormônios da gravidez tornam sua secreção mais pesada e espessa.

Corrimento marrom na gravidez

Mulher deitada na gravidez – Foto: Freepik

Publicidade

Mas uma das maiores preocupações das mulheres grávidas é o corrimento marrom, provavelmente porque a cor é muito próxima do sangue. A boa notícia é que, na grande maioria dos casos, o corrimento marrom na gravidez é normal.

O que é corrimento marrom na gravidez?

Como muitas mulheres imaginam (e talvez temam, se estiverem grávidas), corrimento marrom é um corrimento que se assemelha a sangue.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por alguma razão, um pouco de sangue no útero demorou mais para sair – e à medida que o tempo passa fica marrom. Isso significa que você acaba com manchas marrons ou secreções marrons.

O corrimento marrom na gravidez é normal?

A boa notícia é que o corrimento marrom na gravidez costuma ser normal e, muito provavelmente, não significa que haja algo de errado com você ou com seu bebê. Na maioria dos casos, é totalmente inofensivo.

O que causa o corrimento marrom na gravidez?

grávida de 5 meses

Mulher gravida com a mão na barriga – Foto: Freepik

A causa mais comum de corrimento marrom é a irritação. O aumento dos hormônios e o aumento do fluxo sanguíneo por todo o corpo durante a gravidez tornam o colo do útero super sensível e o sexo durante a gravidez ou um exame pélvico podem piorá-lo. Isso resulta em corrimento marrom ou com pontos claros.

Publicidade

Se a gravidez estiver chegando ao fim, corrimento marrom também pode ser um sinal de que o trabalho de parto está próximo.

Assim, nos dias que antecedem o trabalho de parto, você provavelmente você poderá ver um fluxo de sangue que fica rosa ou marrom, o que significa que a chegada do bebê é iminente.

Complicações associadas:

Esteja você grávida ou não, em casos muito raros, corrimento marrom pode ser um sinal de problemas mais sérios:

  • Aborto espontâneo iminente,
  • Gravidez ectópica,
  • Problemas de placenta,
  • Sinal de infecção cervical ou uterina (embora estes sejam geralmente acompanhados por outros sintomas).

Se a qualquer momento a secreção se transformar em manchas vermelhas brilhantes ou sangramento, ficar cinza, ou se você sentir cólicas abdominais ou dor abdominal, contrações uterinas rápidas ou dor nas costas, entre em contato com seu médico imediatamente.

O que pode ser feito?

Se você ocasionalmente notar corrimento marrom após o sexo, isso é mais do que o normal, então anote e use um protetor por um ou dois dias.

No entanto, se você notar uma secreção marrom ou com sangue após a relação sexual mais do que algumas vezes por mês (ou por mais de duas semanas), ou se a qualquer momento a secreção coçar, cheirar forte ou for acompanhada de cólicas, ligue para o seu médico, pois podem ser sinais de uma infecção ou de outra doença mais grave.

Publicidade
seios na gravidez

Mulher gravida no fundo rosa – Foto: Freepik

Embora isso provavelmente não seja um sinal de que algo está errado, é sempre melhor errar por excesso de cautela e deixar o médico determinar os próximos passos.

Ele pode fazer um ultrassom e um exame pélvico para se certificar de que está tudo bem. Assim, pode verificar se o bebê está se desenvolvendo normalmente e se não há sinais de infecção.

Se o seu médico encontrar algum sinal de problema, ele pode tomar as medidas necessárias para tratá-la que sejam melhor para você e para seu bebê.