O que fazer se houver pouco ou muito líquido amniótico? O que a cor do líquido amniótico nos diz?

O líquido amniótico é o líquido que envolve o bebê no útero durante os nove meses de gravidez. É graças ao líquido amniótico que o feto permanece aquecido e protegido, e recebe certas substâncias para crescer bem.

Do que o líquido amniótico é feito?

O líquido amniótico é composto, em grande parte, de água, enriquecido com sais minerais, proteínas e células que são liberadas pelo feto.

Assim, nos primeiros meses de gravidez, esse líquido é produzido por membranas amnióticas que envolvem o embrião e separam seu organismo do da mãe.

Publicidade
Cor do líquido amniótico

Mulher grávida fazendo exame de ultrassom. Foto: Freepik

No entanto, mais tarde, à medida que o feto está mais desenvolvido, os rins e os pulmões do bebê também contribuem para a produção de líquido amniótico.

De fato, o bebê bebe o líquido, digere, absorve no intestino e, uma vez que entra na circulação, é trocado na placenta pelo líquido materno.

Qual a cor do líquido amniótico?

Na maioria dos casos, o líquido amniótico é inicialmente amarelo citrino, até o início do terceiro mês, depois torna-se incolor e, portanto, transparente

Mas o líquido pode ser de cor esverdeada e neste caso pode indicar que há sofrimento fetal para o qual a conclusão do parto o mais rápido possível pode ser indicada.

Como a quantidade de líquido amniótico é calculada

Gestante fazendo exame de ultrassom

Gestante fazendo exame de ultrassom. Foto: Freepik

Publicidade

A quantidade de líquido amniótico presente no saco amniótico durante a gravidez pode ser detectada por meio de um ultrassom. O útero é geralmente dividido em 4 quadrantes. Assim, ao medir as camadas máximas de fluido nos quadrantes do útero, o Índice de Fluido Amniótico (AFI) é obtido.

A quantidade de líquido amniótico deve ser sempre verificada, pois deve permanecer entre 5 e 20 cm para ser normal.

Vazamento

Durante a gravidez é possível que existam diversos tipos de perdas, sendo por isso importante reconhecer quando se trata do corrimento vaginal e quando ocorre o líquido amniótico.

Cor do líquido amniótico

Médico mostrando Ultrassom para mulher – Foto: Freepik

Normalmente a perda de líquido amniótico acontece próximo ao parto. O líquido amniótico é:

  • Quente,
  • Incolor,
  • Banheiro,
  • Não causa nenhum tipo de desconforto ou dor na mulher, pois o saco amniótico não possui terminações nervosas.

Já o corrimento vaginal na gravidez, como a leucorreia é mais pegajoso.

Publicidade

Se a perda de líquidos for pequena, a mãe só sente a calcinha molhada, mesmo várias vezes ao dia. Se os vazamentos começarem a aumentar, vá ao hospital, porque provavelmente houve ruptura da bolsa.