Com 33 semanas de gestação você está quase lá. O período de nascimento começa em poucas semanas, o que significa que seu bebê está totalmente desenvolvido e pode nascer.

Descubra tudo o que acontece com 33 semanas de gestação!

33 Semanas são quantos meses de gravidez?

Com 33 semanas de gestação você está na metade do oitavo mês. Portanto, você tem muito pouco tempo até o parto.

barriga de 33 semanas

Médica examinando gestante – Foto: Freepik

Publicidade

Você tem o direito de se sentir cansada, e uma barriga grande pode causar muitos desconfortos na gravidez (dores nas costas, insônia ou inchaço nas pernas). Veja o que mais muda um mês e meio antes da chegada do bebê.

O tamanho do feto com 33 semanas de gestação

Com 33 semanas de gestação, o bebê pode pesar 2 kg. Mas até a data do nascimento, ele vai crescer intensamente (cerca de 2,5 cm por semana).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O ganho de peso da criança é quase igual ao seu – a gestante ganha peso no 8º mês de gravidez cerca de 250 g por semana. O cérebro do bebê está em constante desenvolvimento e a circunferência da cabeça também aumenta constantemente.

ultrassom de 33 semanas de gravidez

Mulher grávida sentada no sofá vendo Ultrassom – Foto: Freepik

Seu filho agora reage ao que está acontecendo ao seu redor: ruídos, claros e escuros, mudanças de posição sentando-se, levantando-se ou virando-se. Se houver um barulho alto repentino próximo a você, você poderá sentir seu bebê estremecer.

Você também pode sentir o soluço do bebê. Algumas crianças têm isso com muita frequência porque praticam a deglutição e a respiração (líquido amniótico) no estômago. Eles precisam dessas habilidades imediatamente após o nascimento para serem capazes de beber o leite do peito ou da mamadeira e respirar ao mesmo tempo.

Publicidade

Sintomas atuais com 33 semanas de gestação

Algumas mulheres grávidas têm ondas de calor esta semana. Essa sudorese repentina e intensa é causada pelo aumento do metabolismo necessário para sustentar o bebê.

Assim como, o volume de sangue aumenta cerca de 40% durante a gravidez, os batimentos cardíacos também aumentam.

gravidez de risco

Homem beijando a barriga da gravida – Foto: Freepik

Além disso, os hormônios da gravidez também podem causar dores de cabeça. Portanto, certifique-se de que está bebendo o suficiente.

Um efeito colateral agradável para muitas em torno das 33 semanas de gestação é o aumento da libido. Permite-se o sexo durante a gravidez, desde que o médico não aconselhe especificamente contra isso.

Algumas mulheres também sofrem de um esquecimento que é carinhosamente conhecido como demência gestacional. Não é possível esclarecer se isso é causado pelos hormônios ou pelos muitos pensamentos sobre o nascimento e o bebê.

Publicidade

Além disso, os seguintes sintomas também podem ocorrer:

  • Dor nas costas,
  • Inchaço dos tornozelos e pés, retenção de água,
  • Dificuldade em dormir,
  • Micção frequente,
  • Azia, problemas digestivos,
  • Falta de ar,
  • Contrações de Braxton-Hicks.

33 semanas de gestação: como um bebê se desenvolve

No oitavo mês de gestação, você administra anticorpos imunológicos ao bebê – a partir da 33ª semana, ele constrói seu próprio sistema imunológico. É necessário, porque logo após o parto, ele vai entrar em contato com várias bactérias, e aí … cuidado com as doenças do recém-nascido.

Os pulmões de uma criança também se desenvolvem muito intensamente. Eles não estarão totalmente desenvolvidos até pouco antes do nascimento, mas o bebê já está inspirando e expirando o líquido amniótico para praticar a respiração.

feto 33 semanas

Feto de 33 semanas – Foto: Freepik

Nos meninos, os testículos já devem estar no escroto, embora às vezes um ou ambos não desçam e ainda estejam na cavidade abdominal depois do parto. Você não precisa se preocupar com isso, geralmente dentro de um ano, ou seja, até o primeiro aniversário, as coisas ficarão normais.

O bebê diferencia o dia da noite

Se seu útero tivesse olhos, você veria o seguinte: seu feto agindo cada vez mais como um bebê, com os olhos fechando durante o sono e abrindo enquanto está acordado.

E como as paredes uterinas estão ficando mais finas, mais luz penetra no útero, ajudando seu bebê a diferenciar o dia da noite.

O sistema imunológico fetal está se desenvolvendo

Boas notícias! Seu bebê atingiu um marco importante agora: ele tem seu próprio sistema imunológico.

Os anticorpos estão sendo passados ​​de você para o seu filho enquanto ele continua a desenvolver seu sistema imunológico fetal, o que será útil quando ele estiver fora do útero.

Barriga de 33 semanas de gravidez

Sua barriga já pode ser majestosamente grande ou, pelo contrário, surpreendentemente pequena. Depende dos seus genes, do sexo do seu bebê e não apenas do seu tamanho.

barriga de gravidez

barriga de gravidez – Foto: Freepik

Além disso, por volta da 33ª semana de gestação, o volume de líquido amniótico atingiu seu valor máximo e não pode ultrapassar um litro. Como há pouco desse amortecedor perfeito, você pode sentir os chutes de seu filho mais intensos e doloridos.