Trazer as crianças para ajudar na cozinha pode ser benéfico por diversos motivos, desde ensiná-los sobre os alimentos e assim introduzir itens que às vezes eram motivos de torcida de nariz, até ter um momento em família. Claro que, dependendo da faixa etária do pequenino, nem sempre todos os pontos de uma receita serão seguros, como o manuseio de panelas quentes ou objetos cortantes. Mas, garantimos que existem receitas fáceis e super gostosas para mostrar à criançada. 

Confira a seguir algumas perfeitas para colocar já a mão na massa! 

Das receitas fáceis, uma das mais gostosas: mini pizza caseira 

Pizza em cima de tábua de cortar. Foto: Freepik

Sabe aquelas mini pizzas de padaria que todo mundo ama? Pois bem, recriá-las em casa é bem mais fácil do que se imagina, além de ser rápido e, por incrível que pareça, não sujar tanto. Os sabores podem variar conforme o gosto da família ou a criatividade da criança. Dar essa abertura à ela é super importante, quem sabe você não tem um masterchef em casa? 

Publicidade

Ingredientes para a massa 

  • 500 g de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de fermento químico em pó 
  • 1 colher de chá de sal ou a gosto
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 300 ml de leite

E para o molho caseiro de tomate

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  • Tomate (a quantidade muda conforme a necessidade de molho, para os ingredientes abaixo o recomendado é 1kg de tomate)
  • 1 colher de sopa de sal, açúcar e azeite 
  • Folhas de manjericão a gosto

Modo de preparo

Para a massa misture farinha de trigo, fermento em pó, sal e óleo em uma tigela. Aos poucos adicione o leite até que a massa fique bem firme. Depois, transfira para uma superfície lisa com farinha de trigo e sove a massa até que fique bem lisa. Feito isso, cubra-a com um pano e deixe descansar por 1h. 

Enquanto isso corte os tomates e bata-os no liquidificador no modo pulsar. O ideal é que o resultado não seja nem muito fino nem muito grosso. A seguir, coloque o líquido em uma tigela e tempere com o açúcar, para tirar a acidez, o azeite, manjericão e sal a gosto. 

Se a massa já estiver descansada, abra ela com um rolo de madeira, faça furinhos com um garfo em toda a superfície e corte-a na forma das pizzinhas. Polvilhe farinha de trigo e leve para o forno pré-aquecido em 180º, por cerca de 20 minutos. O ponto ideal é que a massa continue branca em cima e um pouco dourada embaixo. 

Publicidade

Adicione o molho e o recheio que for preferência: queijo, presunto, calabresa, berinjela – use a imaginação! Em seguida coloque-as de volta para o forno até que derreta o recheio. 

 

Espetinho de frutas 

Espetinhos de frutas variadas. Foto: Freepik

Mais fácil e rápido que um espetinho de frutas, impossível. O legal do snack é vai super bem no verão, para refrescar, e no inverno, com um chocolate quentinho em volta. Ajuda também a introduzir mais frutas na alimentação, de uma maneira divertida e descontraída. Os pequenos podem ser responsáveis por fazer as decorações e os sabores dos palitinhos: um só de uma fruta, um com frutas misturadas… 

Ingredientes 

  • Frutas a gosto
  • 500g (rede para 10 porções) de um chocolate a gosto
  • Papel manteiga ou isopor
  • 1 saco de palitinhos de madeira (você encontra em lojas de confeitaria ou em grandes mercados)

Modo de preparo

Publicidade

As frutas podem ser variadas, morango, tangerina, melancia, mamão, uva! Qualquer fruta vale. Basta picá las em cubos que possam ser colocados no palitinho. Se a intenção for comer apenas a fruta, já está pronto. 

Mas, se quiser incrementar com um docinho, derreta o chocolate em banho maria e mergulhe os palitinhos. Para secar o chocolate, coloque-os em um papel manteiga ou espetados em um isopor e deixe na geladeira até que forme uma camada crocante do chocolate. 

Outra opção é variar sabores: uma fruta com chocolate branco, outra com chocolate preto… Para isso, banhe as frutas separadamente, deixe-as secando e depois monte os espetinhos. 

 

Muffin de micro-ondas 

Muffins com folhas de hortelã. Foto: Freepik

Muffin é aquele bolinho pequeno parecido com um cupcake. A diferença dos dois é no preparo, o primeiro normalmente não leva nenhum recheio e o segundo sim. Por isso, o muffin entre as receitas fáceis é a escolha perfeita para fazer com os pequenos, eles conseguem ajudar desde o preparo dos ingredientes até levar ao micro-ondas. A opção de fazê-lo no micro-ondas, facilita ainda mais. 

Ingredientes 

  • 1 xícara chá de açúcar e 1 xícara e meia de chá de farinha de trigo
  • 2 ovos e 1 colher de chá de fermento em pó
  • ½ xícara de chá de leite 
  • 2 colheres de sopa de margarina 
  • 100g de gotas de chocolate ao leite ou chocolate em barra picado
  • Farinha de trigo para untar

Modo de preparo

Junte o açúcar, a farinha e fermento em uma tigela. Em um recipiente separado, coloque os ovos e misture a gema com a clara, adicione leite, margarina e mexa. A seguir, adicione à primeira tigela e misture tudo até obter uma massa homogênea. Despeje o resultado em forminhas de bolo pequenas, coloque o chocolate e leve ao micro-ondas em potência média por 5 minutos. Se observar que os bolinhos ainda não estão assados, vá de 30 em 30 segundos de aquecimento para evitar que a massa queime. 

 

Pão de queijo

Cesta de pães de queijo. Foto: Freepik

Chega de comprar pão de queijo só na padaria. Um dos quitutes mais queridinhos do Brasil é uma das receitas fáceis perfeitas para fazer com as crianças. A receita abaixo rende 35 unidades, mas a massa também pode ser congelada e feita depois, o que agrega praticidade. Lanchinho garantido para mais de um dia! 

Ingredientes

  • 400g de polvilho doce e de queijo parmesão ralado
  • 2 caixas de creme de leite 
  • óleo 

Modo de preparo 

Misture em um recipiente o polvilho doce e o parmesão, adicionado à mistura as caixas de creme de leite aos poucos, até obter uma massa homogênea. Modele o resultado no formato dos pãezinhos. Unte a forma que irá para o forno, e preencha-a com as bolinhas de massa. Forno alto e pré-aquecido por 15 minutos, e tá pronto! 

 

Almôndegas de grão de bico 

Almôndegas vegetarianas. Foto: Freepik

A receita, além de fácil, é um bom jeito de incluir outros alimentos diferentes de carne na alimentação das crianças. Elas aprendem o que é o grão-de-bico, quais são seus nutrientes, sua importância nas refeições e como é preparado. Além de perceberem que fica tão gostoso quanto a almôndega tradicional. 

Ingredientes  

  • 2 colheres de sopa de azeite, e 2 dentes de alho
  • ½  cebola e ½ xícara de cenoura 
  • pimenta-do-reino a gosto e 1 colher de chá de cominho em pó
  • 1 xícara de grão-de-bico, 1 de farinha de rosca e 1 ovo
  • ¼  de xícara de cheiro-verde

Modo de preparo

Essa receita em especial, exige uma preparação prévia do grão-de-bico. Esse deve ficar de molho por 12 horas antes do preparo. Após esse período, pode cozinhá-lo na panela de pressão. Enquanto isso, refogue a cebola e alho no azeite acrescentando os temperos de sal, pimenta, cominho e cenoura. Junte essa mistura, ao grão-de-bico já cozido em um processador com ovo, farinha de rosca e cheiro-verde. Após ter uma massa homogênea, leve à geladeira por 1h. Por fim, chame a criançada e faça as bolinhas com a massa! Asse-as em uma travessa com o forno pré-aquecido em 200°C. Rende cerca de 6 porções. 

 

Barrinha de cereal caseira 

Barras de cereais caseiras. Foto: Freepik

A barrinha é sempre uma opção na lancheira das crianças ainda mais quando falamos sobre receitas fáceis. Mas, grande parte dessas barrinhas industrializadas são cheias de açúcares refinados e gorduras que não agregam em nada na nutrição dos pequenos. Uma saída alternativa e com bom-custo benefício é fazer as barrinhas em casa. O processo é facinho, e ainda dá para incorporar a ajuda das crianças e fazer barrinhas com formatos mais lúdicos.

Ingredientes 

  • 300 g de ameixa desidratada sem caroço
  • 100 g de uva passa preta e de castanha do Pará 
  • 50 g de coco ralada grosso
  • 2 colheres sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de semente se girassol, uma de semente de abóbora, uma de chia, uma de gergelim integral e linhaça dourada. 

Modo de preparo

Bata as frutas secas, castanhas, óleo de coco e coco ralado no processador até obter uma massa homogênea. Coloque o resultado em uma tigela e incorpore as sementes. Faça formatos diferentes com a massa, ou se preferir coloque-a de maneira uniforme em uma assadeira. Leve ao freezer por 2h. 

 

Geladinho (ou sacolé) 

Sacolé azul. Foto: Freepik

Os geladinhos são uma ótima opção para matar o calor e substituir os picolés e sorvetes industrializados. Além disso, podem ser feitos de maneira personalizada conforme os sabores favoritos da família. Entre as receitas fáceis, com certeza essa é uma das mais práticas! E ainda dá pra fazer ele cremoso, de frutas ou bem docinho. 

 

Ingredientes do geladinho de fruta

Dá para fazer de qualquer sabor e fruta que preferir. Nossa sugestão é laranja e manga. 

  • 500 ml de suco de laranja natural
  • 2 xícaras de chá de manga picada
  • 1 xícara e ¼ de chá de açúcar 

Modo de preparo 

Bata o suco, a manga e o açúcar. Coe e reserve. Com ajuda de um funil (e das crianças!) coloque nos saquinhos dos geladinhos e amarre. Para congelar, leve ao freezer por cerca de 4h. 

 

Ingredientes do geladinho de leite ninho

  • 200g de creme de leite 
  • 395g de leite condensado 
  • 1 caixa de leite 
  • 4 colheres de sopa de leite em pó

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata e com ajuda de um funil coloque nos saquinhos plásticos. Leve ao freezer por cerca de 3h. 

 

Pizza de pão sírio de frigideira 

Pão sírio e ingredientes para pizza. Foto: Freepik

Se você nunca provou o pão sírio, com certeza já deve conhecê-lo do mercado. Com formato de disco e em opções de diferentes tamanhos, o pão é um dos quitutes famosos da culinária árabe. Nossa dica é usar o quitute como base de uma pizza de frigideira! Um dos tipos de receitas mais práticas e gostosas para fazer em família inteira. Abaixo você confere o modo de preparo da pizza de marguerita, mas os sabores podem ser invenção dos pequenos!

Ingredientes

  • Pacote de pão sírio 
  • 3 colheres de sopa de molho de tomate
  • Mussarela 
  • Tomate 
  • Orégano e sal a gosto

Modo de preparo

Coloque o pão na frigideira em fogo baixo. A seguir, monte sua pizza como quiser: molho de tomate, mussarela, tomates, orégano e sal. Coloque em fogo médio e tampe a frigideira. O ponto ideal não existe, depende do gosto de cada um. Massinha mais crocante, queijo mais derretido, o chef é quem sabe!

 

Snacks de queijo

Família preparando biscoitos de diferentes formas. Foto: Freepik

Os snacks de queijo é uma opção de receitas fáceis que substituem besteirinhas como salgadinhos industrializados e frituras. A receita original é da Nestlè e pode contar com a participação das crianças para decidir o formato dos biscoitinhos salgados. Com certeza isso vai animá-las na hora de experimentar os snacks prontos!

Ingredientes 

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • ½ colher de chá de fermento químico em pó e sal 
  • 200g de queijo mussarela ralada e ½ xícara de chá de manteiga sem sal
  • 1 ovo

Modo de preparo

Misture a farinha, o fermento e sal. Adicione manteiga e o queijo e bata em um processador no modo pulsar até obter uma massa homogênea. Para umedecer a massa, adicione quatro colheres de água gelada e continue movimentando a massa. Coloque o resultado em uma fôrma retangular forrada com plástico filme, de uma maneira que a massa seja espalhada igualmente e em uma camada fina, cubra com plástico novamente e deixe descansando na geladeira. 

Em uma superfície plana e limpa, coloque a massa e abra-a com um rolo até obter uma textura de cerca de 3mm. Com uma faca, corte os formatos dos biscoitos que desejar! 

Pincele as figuras com ovo levemente batido e asse por 15 minutos em forno médio.

 

Brigadeiro de geladeira 

Brigadeiros. Foto: Freepik

Não tem como faltar o brigadeiros na lista das receitas fáceis para fazer com crianças né? O que diferencia essa receita aqui é que os pequenos conseguem fazê-la inteiramente sozinhos, porque não há fogo! Em vez de fazê-lo no fogão, as crianças usam a geladeira. 

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
  • ½  lata de leite condensado
  • Granulado ao seu gosto 

Modo de Preparo

Misture o leite condensado com o chocolate em pó em uma tigela, e reserve-a na geladeira por 30 minutos. Passado esse tempo, com ajuda de uma colher, retire pequenas porções e faça bolinhas. Para finalizar, passe as bolinhas nos granulados! 

 

Mini cachorro-quente de forno

Tigela com mini cachorros-quentes de forno. Foto: Freepik

Receita-sucesso nas festinhas de aniversário ou num lanchinho da tarde, o mini cachorro-quente pode ser feito em casa e com ajuda das crianças na hora da montagem! No lugar da salsicha, dá para experimentar outros recheios também como queijo, e até brócolis. Receitas fáceis assim como essa!

Ingredientes 

  •  Pacote de massa folhada congelada
  • Ovo (uma unidade)
  • Mini salsichas (ou salsichas normais cortadas pela metade ou qualquer recheio de seu gosto)
  • Manteiga 

Modo de preparo

Retire a massa do pacote, enfarinhe e abra com um rolo de massa. Corte em quadradinhos, do tamanho que preferir, coloque a salsicha no meio e enrole-a com a massa. As crianças podem ficar encarregadas dessa parte e brincar com os formatos dos salgadinhos! Unte uma fôrma retangular, pincele gema batida nos enroladinhos e coloque no forno pré-aquecido a 180°C. Repita o processo a cada 30 minutos. O ponto certo dos snacks é quando estiverem dourados. 

 

Nuggets caseiros 

Tábua de nuggets caseiros. Foto: Freepik

Difícil encontrar uma criança que não se renda aos “encantos” do nuggets de mercado. Porém, nem todos os ingredientes do snack industrializado são legais para a saúde. Uma opção entre as receitas fáceis e mais nutritiva pode ser uma boa saída para que os pequenos que não trocam o alimento por nada. 

Ingredientes 

  • 2 peitos de frango
  • 100 ml de leite
  • 100g de requeijão e de farinha de rosca 
  • 1 ovo
  • Sal e pimenta

Modo de preparo

Corte os peitos de frango em pedaços bemmm pequenos e separe-os. Em outro recipiente, junte o leite, requeijão e a farinha de rosca, temperando com sal e pimenta a gosto. Junte o frango ao resultado e misture bem. Chame as crianças e molde o formato dos nuggets, passando eles pela farinha de rosca. Finalize como preferir, fritando ou assando!

 

Pipocas de couve-flor 

Couve-flor. Foto: Freepik

A couve-flor é rica em vitamina C, magnésio, ácido fólico, potássio e várias outras vitaminas e minerais. Mas, muitas vezes introduzi-la na alimentação dos pequenos pode ser um desafio, principalmente quando maiorzinhos. O bom é que a hortaliça se encaixa perfeitamente em vários pratos, desde arroz até omelete. Uma das famosas receitas fáceis com ela é a pipoca! Rapidinha e perfeita para incluir os pequenos. 

Ingredientes

  • 1 couve-flor
  • 2 colheres de levedura nutricional 
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Lavar e cortar a couve-flor em pedaços bem pequenos e separar em uma tigela. Acrescentar a levedura e o sal a gosto, misturar bem e colocar no forno. Tá pronto!

 

Balas fini caseiras 

Balas de gelatina caseiras e coloridas. Foto: Freepik

Para finalizar com chave de outro nossas dicas de receitas fáceis, outra guloseima que os pequenos amam e podem fazer em casa! As balinhas de goma em forma de bichinhos são super fáceis de fazer e não exigem o manuseio de nada cortante ou de fogo. Além disso, eles podem escolher o formato e sabor que querem. 

Ingredientes

  • 2 embalagens de gelatina com sabor e 2 de gelatina sem sabor
  • 300ml de água em temperatura ambiente 
  • Fôrmas pequenas nos formatos que quiser (pode ser aquelas usadas para fazer chocolate ou gelo)

Modo de preparo

Em uma tigela junte uma gelatina com sabor e uma gelatina sem sabor e 150ml de água. Mexa bem e deixe descansando por 10 minutos. Em outra tigela faça o mesmo processo com o outro sabor de gelatina. Após o tempo determinado, a misturinha vai se tornar mais sólida. Então, basta colocar no micro-ondas por 20 segundos, para que misture bem os pós com o líquido. Coloque nas fôrminhas e deixe no congelador por 30 minutos. Desenforme e aproveite!

 

 

E você já conhecia essas receitas fáceis? Com certeza os pequenos vão gostar de passar mais tempo na cozinha, conhecer o que comem e ainda ajudar os papais!