Você já ouviu falar de teste de gravidez caseiro que pode ser feito com pasta de dente, bicarbonato de sódio, vinagre e similares? Já parou pra pensar como nossos ancestrais sabiam que estavam esperando um bebê e que não era um simples atraso na menstruação? Então os testes de gravidez caseiros são confiáveis? Vamos descobrir!

Os testes de gravidez que você pode encontrar na farmácia não estão no mercado há muitos anos, e nem todas as mulheres do passado tinham acesso fácil aos exames hospitalares.

Assim, elas realizavam testes feitos literalmente em casa usando os produtos disponíveis, como vinagre ou creme dental.

Abaixo estão alguns exemplos de teste de gravidez caseiro que, embora não sejam perigosos, não fornecem resultados cientificamente confiáveis. Mesmo que esses testes tenham um resultado positivo, para confirmar a gravidez, é necessário realizar um teste de gravidez real antes de ligar para o médico e marcar uma consulta com ele.

Publicidade

Quando é a melhor hora para fazer um teste de gravidez?

A melhor hora para realizar o teste de gravidez em casa é de manhã cedo.

O teste de gravidez caseiro é feito com a amostra de urina. É recomendável que você use a primeira urina para obter resultados precisos. Pois a primeira urina da manhã é mais concentrada. A urina da manhã fornece resultados precisos em comparação com a urina coletada em períodos posteriores.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Tipos de teste de gravidez caseiro

1 – Com vinagre

Teste de gravidez com vinagre – Foto: Freepik

Uma das maneiras mais fáceis de tentar entender se você está grávida é comprar uma garrafa de vinagre (de preferência branco). A combinação de urina e vinagre muda de cor após algum tempo e essa alteração pode ser lida como um teste de gravidez positivo.

Em caso de positividade, um pouco de espuma também pode se formar.

Não há evidências científicas que apoiam esse tipo de teste e não há indicação da quantidade de vinagre e urina a misturar. Isso significa que o teste pode ser distorcido pela quantidade de urina ou vinagre usado no teste.

Publicidade

Na prática, a urina da mulher grávida fica amarelo esverdeado após algum tempo após a adição do vinagre branco, enquanto a urina da mulher não grávida não muda de cor.

Quando o teste deve ser realizado? Certamente não antes do atraso da menstruação. Obviamente, o motivo dessa alteração de cor não é conhecido e a sensibilidade deste teste não é conhecida.

Por curiosidade, se você descobrir com um teste de gravidez de farmácia que está grávida, você pode fazer esse teste em casa com vinagre para ver se há realmente uma reação que muda de cor.

Como dizem que funciona o teste de gravidez com vinagre: Tal como acontece com as pastas de dentes, o hCG na urina provavelmente reage com o vinagre, causando uma mudança de cor. Não há evidências de que isso seja verdade.

2 – Teste de gravidez com creme dental

Teste de gravidez caseiro com creme dental – Foto: Freepik

Mais uma vez, muitas mulheres garantem sua confiabilidade, mesmo que não haja base científica. Você precisa: a primeira urina da manhã, creme dental branco e um recipiente.

Publicidade

O processo é muito simples e rápido:

  1. Consiste em coletar parte da primeira urina da manhã e deixá-la esfriar.
  2. Coloque um pouco de creme dental branco no recipiente e adicione uma colher de chá de urina (deve haver mais creme dental do que urina).
  3. Misture tudo e deixe descansar por 2-3 minutos.
  4. Depois de descansar, se a mistura tiver um tom azulado e você notar a presença de espuma, isso significa que você está grávida.
  5. Pelo contrário, se a mistura não mudar de aparência, o resultado é negativo.

Como eles dizem que funciona: Dizem que os ingredientes da pasta de dentes mudam de cor quando entram em contato com o hCG. No entanto, este teste não leva em consideração o fato de que a pasta de dente já está disponível em várias cores. Não há evidências de que isso seja preciso.

3 – Teste de gravidez caseiro com açúcar

Teste de gravidez caseiro com açúcar – Foto: Freepik

Novamente, a urina deve ser derramada em um copo de plástico. Pegue outro recipiente com duas colheres de açúcar e despeje algumas gotas de urina nele. Se o açúcar em contato com a urina se dissolver, você não estará grávida de acordo com este teste. Se, em vez disso, o açúcar se agregar e compactar, uma gravidez estará em andamento.

Como eles dizem que funciona: Presumivelmente, o hCG na urina não permite que o açúcar se dissolva. Novamente, a evidência científica de que isso funciona é completamente inexistente.

4 – Com óleo

Outro curioso teste de gravidez caseiro é o de óleo, de preferência azeite. Para fazer esse teste de gravidez, você precisa de um recipiente de vidro limpo, da primeira urina da manhã e de algumas gotas de óleo.

Deixe a urina esfriar no recipiente por uma hora. Em outro recipiente, coloque duas gotas de óleo e adicione a urina resfriada com muito cuidado. Se, após uma hora, os dois elementos se unirem, isso significa que você está grávida!

5 – Com sabão

Teste de gravidez caseiro com sabão

Teste de gravidez com sabão – Foto: Freepik

O teste de gravidez caseiro com sabão é bem conhecido em algumas áreas rurais. Consiste em pegar um sabão que nunca foi usado antes.

Coloque uma pequena quantidade de urina (a primeira da manhã) em um copo de plástico. Coloque o sabão em um recipiente de vidro, não muito grande, e despeje a urina.

Tente cobrir o sabão total ou parcialmente com a urina e agite-o levemente. Se o sabão espumar e começar a borbulhar, significa que você está grávida. Se não houver reação na superfície do sabão, você não está.

Como dizem que funciona: Tal como acontece com o shampoo, diz-se que o hormônio hCG produz espuma e bolhas de sabão. E, como no shampoo, não há estudos para verificar se ele funciona.

6 – Teste de gravidez com agulha

Teste de gravidez caseiro com agulha

Teste de gravidez com agulha – Foto: Freepik

Este teste de gravidez é particularmente curioso e merece uma menção separada. É inspirado no pêndulo, mas é feito com uma agulha e uma linha de costura.

Obviamente, deve-se lembrar que não é um teste confiável ou baseado em evidências científicas, mas muitas mulheres garantem sua confiabilidade…

Para realizar o teste da agulha, você precisa de:

  • Uma agulha de costura
  • Linha
  • Tesoura
  • Uma pessoa para ajudá-la a realizar o teste

Como fazer?

  1. Primeiro, corte um pedaço de linha com cerca de 20 a 25 centímetros de comprimento e passe a agulha.
  2. Depois faça dois nós nas duas extremidades da linha, que serão apoiados como se fosse um pêndulo.
  3. Deite-se na cama ou em uma superfície plana e mantenha-se firme e reta.
  4. A pessoa que ajuda você deve posicionar a agulha (sem tocar seu corpo) logo acima da abdômen.
  5. Se a agulha se mover, isso significa que você está grávida, caso contrário, ela permanecerá imóvel.

7 – Como fazer um teste de gravidez caseiro com água sanitária

Foto: Freepik

Este teste é semelhante ao teste de vinagre. Você tem que observar a mudança de cor após a reação.

  1. Adicione um pouco de água sanitária em um copo de plástico
  2. Adicione sua urina nele
  3. Espere alguns minutos
  4. Se você notar espuma na mistura, é um sinal positivo de gravidez

Como dizem que funciona: Acredita-se que o hormônio hCG na urina reaja com alvejante e cause espuma. Assim como nos outros testes, é provável que você esteja melhor usando este produto para uso doméstico com um dos objetivos pretendidos.

8 – Teste de gravidez com Shampoo?

Como usá-lo, de acordo com a opinião popular:

  1. Colete a urina em um recipiente de plástico.
  2. Em outro recipiente, misture um pouco de shampoo com água para fazer uma mistura com sabão.
  3. Adicione a urina à mistura e fique de olho nela.
  4. Se ela espumar é um resultado positivo.

Como eles dizem que funciona: Diz-se que o hormônio hCG reage com o shampoo, tornando-o brilhante. Não existe base química científica para acreditar que esse seja realmente o caso.

Como deve ser feito o teste de gravidez caseiro?

Lembre-se de que o beta hcg começa a circular na corrente sanguínea não antes de uma semana após a concepção; portanto, é sempre bom aguardar pelo menos o primeiro dia de atraso da menstruação para realizar qualquer teste, incluindo o da farmácia.

Se você realmente deseja entender se uma gravidez está em andamento, faça um teste em casa daqueles comprados em farmácias ou, melhor ainda, um teste beta hcg no sangue que ofereça um valor comparável às tabelas de referência.

Qual a precisão do teste de gravidez caseiro?

Mulher feliz – Foto: Freepik

Como já dissemos, os testes de gravidez caseiro têm uma confiabilidade relativa e não com base em dados científicos, mas nos depoimentos de mulheres que os usaram ao longo dos anos e décadas.

Embora alguns falem de porcentagens de precisão de até 70-80%, não podemos estabelecer um determinado valor.

De qualquer forma, se você quiser ter certeza de que está grávida ou não, recomendamos o uso de testes de gravidez vendidos em farmácias, pois são eficazes em mais de 95% dos casos.

Desvantagens

  • Todos os testes de gravidez caseiros listados aqui são realizados por nossos ancestrais desde os tempos antigos. Atualmente, a maioria das pessoas não aceita esses resultados devido à imprecisão dos testes.
  • Nenhuma evidência científica para provar a precisão.
  • Os resultados podem variar de acordo com a proporção e as proporções corretas não podem ser obtidas até o momento.
  • Os resultados de formação de espuma, formação de bolhas, descoloração, espuma e agregação podem ser vagos e confusos.
  • Às vezes, eles podem ter resultados errados (sinais negativos).

Aqui, listei todos os possíveis testes caseiros de gravidez para verificar sua gravidez nos estágios iniciais. Mas nenhum desses métodos é cientificamente comprovado. Por isso, é recomendável adquirir um teste de gravidez confiável.