O teste de gravidez pode apresentar resultado falso positivo, sim. No entanto, esse é um acontecimento relativamente raro (certamente, muito mais raro do que os falsos negativos).

De modo geral, os exames que apresentam este problema são os testes de gravidez de farmácia feitos pela pessoa em casa. Isso normalmente acontece porque houve erros na forma de utilizar o teste ou porque o mesmo está fora do seu prazo de validade. Entretanto, há outras razões que também podem levar um teste de gravidez a apresentar um falso positivo como resultado.

Veja aqui quais as principais razões que fazem um teste de gravidez dar falso positivo e aprenda a evitar este problema. Boa leitura!

Causas do falso positivo

Teste de gravidez falso positivo

Crédito: Freepik

Publicidade

O prazo de validade vencido é a principal razão de um teste de gravidez apresentar problema no seu resultado, seja um falso positivo ou um falso negativo. Todavia, há outros fatores que podem influenciar o resultado do exame.

Conheça aqui as cinco principais razões que podem te levar ao falso positivo (sem contar a validade do produto, é claro).

Gravidez química

A gravidez química acontece quando o óvulo foi fecundado corretamente, mas ele não consegue se fixar no útero. Ou seja, houve fecundação do óvulo, mas a gestação não é desenvolvida.

Nesse caso, o falso positivo do teste acontece porque o corpo da mulher realmente começou a produzir o hormônio hCG. Em outras palavras, o exame vai detectar o volume do hormônio da gravidez e vai informar a mulher (através do seu resultado positivo) que ela está grávida.

Entretanto, como não foi possível se implantar no útero, o óvulo fecundado é expelido do corpo através de um aborto espontâneo com sangramento. Não raramente, as mulheres confundem este sangramento do aborto com uma menstruação atrasada.

Medicamentos

Ilustração de cartelas de remédios e medicamentos

Crédito: Freepik

Publicidade

Naturalmente, não é todo medicamento que é capaz de acarretar em um falso positivo. Por exemplo, se você estiver tomando antibióticos, dificilmente o remédio que será o responsável pela confusão no resultado do exame.

Entretanto, há diversos medicamentos que são usados justamente no tratamento para problemas de fertilidade que contem uma carga elevada do hormônio hCG. Como é exatamente este o hormônio que é avaliado pelos testes de gravidez, é possível que ocorra um falso positivo porque você terá no organismo um volume de hCH condizente com a quantia de uma mulher grávida. Este caso acontece mais regularmente quando a mulher aplica o teste pouco tempo depois de ter sido injetada com o hormônio.

Além disso, há outros medicamentos mais comuns que também podem afetar o resultado do teste de gravidez. Por isso, é muito importante que você leia a bula dos medicamentos que consome se estiver desconfiada que pode estar passando por uma experiencia de falso positivo.

Outra possibilidade também é você deixar o teste de farmácia de lado e apostar nos exames de sangue nos hospitais ou laboratórios, pois nestes ambientes você pode informar o médico ou enfermeiro sobre os remédios que usa.

Os medicamentos que mais comumente desregulam o resultado de um teste de gravidez são, por exemplo:

  • Diuréticos
  • Tranquilizantes
  • Anticonvulsivantes

Utilização equivocada

Teste de gravidez com falso positivo em fundo rosa

Crédito: Freepik

Publicidade

De toda a lista, este é o elemento que mais comumente possui associação com os problemas no resultado do teste de gravidez. Independente de ser um falso positivo ou um falso negativo, é muito comum que o equívoco esteja associado com a utilização errada do equipamento.

Por isso, antes de utilizar o produto pare um minuto para ler as instruções do fabricante. É importante parar esse tempinho e prestar atenção nas indicações ainda que você esteja acostumada com estes testes. Isso porque de marca para marca há pequenos detalhes que podem ser alterados (e que vão influenciar no resultado) e mesmo dentro da mesma marca é possível que o teste tenha sido atualizado e haja alguma novidade que você ainda não conheça na sua utilização.

É importante prestar especial atenção no tempo de espera para ler o resultado. Este cuidado é fundamental porque muitos testes distribuídos no Brasil podem apresentar mudança no resultado depois do tempo recomendado.

Ou seja, é muito possível que o teste venha “programado” para apresentar resultado positivo automaticamente e para atualizar o resultado apenas depois de X minutos de espera. Se este for o caso e se você não esperar o tempo correto, a informação oferecida pelo exame não será fidedigna.

Higiene íntima

Ferramentas de banho na mesa branca

Crédito: Freepik

Apesar de ser bastante raro (talvez o caso mais raro da lista), também é possível que o resultado equivocado no teste de gravidez esteja associado com os produtos de higiene que você utiliza.

Isso pode acontecer porque há sabonetes e cremes íntimos que podem reagir com o teste. Com isso, a utilização de um determinado produto de higiene pode causar um falso positivo e/ou um falso negativo.

Para driblar este fator é recomendado que a mulher lave sua região íntima somente com água.

Saúde da mulher

Assim como no caso anterior, este fator também é bastante raro. Mas, ainda assim, é possível.

O falso positivo no teste de gravidez pode estar associado com o caso de alguma doença que desequilibre a regularização hormonal. Isso acontece basicamente no caso de desenvolvimento de tumores produtores de hormônios, por exemplo:

Como evitar o falso positivo nos testes de gravidez?

coleção de teste de gravidez falso positivo

Crédito: Freepik

Existem alguns cuidados básicos que são muito, mas muito simples mesmo e que vão garantir que você não passe pelo problema do falso positivo no teste de gravidez.

Esses cuidados são especialmente importantes entre aquelas mulheres que estão tentando engravidar a um tempo e estão com dificuldades. Isso porque é possível que o resultado positivo pode gerar uma série de sentimentos e de ilusões que acabam por se desdobrarem em episódios bem sérios de tristeza, quando percebido que foi um falso positivo.

Por isso, preste sempre atenção nestes cuidados:

  • Antes de comprar o teste, verifique o prazo de validade do mesmo
  • Lave com água a sua região íntima
  • Leia as instruções completas do fabricante antes de fazer qualquer procedimento
  • Releia todas as instruções antes de mais nada
  • Repita o teste de gravidez depois de 3-5 dias do primeiro, para confirmar o resultado
  • Não olhe mais o resultado depois que excedido o tempo indicado pelo fabricante
  • Marque uma consulta com o médico ginecologista depois de 4 semanas

Exame de sangue beta hCG

Tubo de ensaio com sangue para verificar falso positivo beta hCG

Crédito: Freepik

Além destes cuidados listados acima, também é super indicado que a mulher que está suspeitando de uma gestação faça o exame de sangue com avaliação de beta hCG. Isso é muito importante porque este teste de sangue tem menor chance de apresentar um resultado alterado, seja positivo ou negativo.

O exame de sangue de beta hCG é a forma mais segura e mais confiável de obter um resultado fidedigno. Além disso, neste teste você terá oportunidade de transmitir ao médico ou ao enfermeiro informações importantes sobre os medicamentos que você usa ou outros cenários quaisquer que possam acarretar em um falso positivo.

Ou seja, não há alternativa mais segura para testar sua suspeita de gravidez do que o exame laboratorial de sangue para avaliar o beta hCG.

Este conteúdo te ajudou de alguma forma? Escreva um comentário e compartilhe sua experiencia conosco.