Existe uma idade para se tornar mãe? Provavelmente diremos que não, mas aparentemente tornar-se mãe aos 30 anos tem suas vantagens, e uma delas é ter um filho mais inteligente!

De acordo com um estudo, de fato, as mulheres que se tornam mães nessa idade tem filhos mais inteligentes do que o de outras mães.

Nunca é tarde ou cedo para se tornar mãe quando essa necessidade é sentida dentro do coração, afinal o instinto materno não é exato.

E se nos últimos anos consideramos os anos 30 como uma idade “avançada” para ter filhos, hoje, definitivamente não é assim!

Publicidade

De fato, as expectativas de vida e o condicionamento social mudaram em relação à família.

Mãe aos 30 anos: benefícios

mãe aos 30 anos

Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

De acordo com a ciência, enfrentar a gravidez com trinta anos de vida tem seus benefícios.

O estudo realizado pela professora Alice Goisis, responsável pelo Centro de Estudos Longitudinais revelou novos aspectos do nascimento de bebês com mãe de mais de 30 anos.

pesquisa realizada na London School of Economics analisou crianças nascidas de mulheres com mais de 29 anos de idade, encontrando resultados cognitivos e comportamentais mais positivos do que a média nesses recém-nascidos.

A comparação foi feita com crianças nascidas de mães de 25 a 29 anos. O estudo também destacou outro aspecto, o da estabilidade econômica e a felicidade dos casais.

Publicidade

De acordo com a Dra. Goisis, de fato, uma mulher de trinta anos está mais satisfeita com seu amor e vida profissional e, consequentemente, pode se dedicar à gravidez de uma maneira mais serena.

Outras vantagens de se tornar mãe na idade adulta diz respeito ao comportamento mais responsável em relação à gravidez.

mãe aos 30 anos

Foto: pixabay

Alice Goisis, pesquisadora da Lse, explica ao Times:

Mulheres que se tornam mães pela primeira vez nessa idade, por exemplo, têm maior probabilidade de ter uma melhor educação, uma renda mais alta e um relacionamento estável. Elas também seguem estilos de vida mais saudáveis e planejaram a gravidez.

Verificou-se que as mães na casa dos trinta reduzem ou eliminam o hábito de fumar e amamentam por mais de quatro meses.

O estudo também analisou crianças nascidas de mães com mais de 40 anos. Nesse caso, parece que os filhos de mulheres com mais de 40 anos de idade podem ter problemas cognitivos e comportamentais e estar sujeitos à obesidade.

Publicidade

Portanto, a melhor idade para se tornar mãe, de acordo com a ciência, é entre 30 e 39 anos!

Se você tiver náusea durante a gravidez, terá filhos mais inteligentes, diz a ciência!

foto de grávida

Foto: Freepik

Aparentemente, se você tiver náusea durante a gravidez, terá filhos com um QI mais alto e o crédito é dos hormônios!

Todas as mães grávidas sabem como é difícil conviver com náusea, um dos sintomas mais frequentes, especialmente nas primeiras semanas.

No entanto, de acordo com uma pesquisa canadense realizada pela Sick Children de Toronto e publicada no The Journal of Pediatrics, nem todos os males são prejudiciais.

A náusea é de fato um “sintoma” de crianças mais inteligentes, como demonstraram os resultados deste curioso estudo.

A pesquisadora Irena Nulman, que liderou o estudo, examinou 120 mulheres que engravidaram, perguntando se alguma vez sofreram de náusea e vômito durante os nove meses.

Cerca de trinta mulheres revelaram que nunca sofreram com isso, as demais disseram que tinham sintomas desse tipo.

Em seguida, os filhos de todas as mulheres examinadas, com idades entre 3 e 7 anos, foram submetidos a um teste de inteligência e as pontuações mais altas foram os bebês das mães que sofreram náusea.

Familia fazendo brincadeira na areia

Crédito: Freepik

Um resultado aleatório? Segundo os pesquisadores, isso acontece devido a uma maior concentração de gonadotrofina coriônica e tirosina em mulheres grávidas que apresentam náusea, em comparação com mulheres que não apresentam esse sintoma.

Esses hormônios são produzidos durante os nove meses pelo corpo da mulher para preservar a placenta e que, segundo estudiosos canadenses, também protegem o cérebro do feto em desenvolvimento, ajudando-o a se desenvolver da melhor maneira.

Assim, o estudo afirma que as mães com náusea durante a gravidez e com mais hormônios desse tipo no corpo, têm, em média, filhos mais inteligentes.

Em resumo, de acordo com a pesquisa canadense, o QI teria mais a ver com alterações hormonais do que com genes.

Ser pai ou mãe prolonga a vida, diz a ciência!

anunciar gravidez

Foto: Freepik

Um outro estudo mostra que aqueles que têm filhos vivem em média dois anos a mais do que aqueles sem filhos. E a diferença cresce com o aumento da idade.

Apesar das noites sem dormir, as preocupações relacionadas ao seu crescimento e educação, ter filhos prolonga a vida.

Esse fato vem de uma pesquisa realizada por Karin Modig, do Karolinska Institutet de Estocolmo, e publicada no Journal of Epidemiology & Community Health.

Aos 60 anos, a expectativa de vida dos pais é superior a dois anos, em comparação com aqueles que não tem filhos.

Especificamente, os homens tendem a viver mais dois anos do que os homens sem filhos e as mães 18 meses a mais que as outras mulheres. A diferença cresce com o aumento da idade.

gravidez

Foto: Freepik

Os especialistas analisaram a expectativa de vida de 704.481 homens e 725.290 mulheres, todos nascidos entre 1911 e 1925. Comparando os dados aos 60 anos, constatou-se que os pais vivem, em média, mais do que aqueles que não são pais.

O estudo não identificou uma relação de causa-efeito, mas enfatizou que ter filhos permite uma vida mais longa e é especialmente benéfico na última fase da existência, uma vez que os filhos garantem apoio e ajuda.

Conforme apontado pelo Dr. Karin Modig: “Ter filhos está associado a uma maior longevidade, particularmente e em sentido absoluto na velhice. O apoio dos filhos é importante para sua saúde e longevidade”.

Em termos numéricos, isso significa que as mães vivem em média 84,6 anos, enquanto as mulheres sem filhos 83,1. Os pais vivem em média 80,2, enquanto os homens sem filhos 78,4.