Vocês que acompanham o Mil Dicas de Mãe sabem que somos grandes fãs dos conteúdos relacionados a festas infantis. Já mostramos muitas inspirações desse universo, e demos muitas ideias e dicas sobre esse assunto. Por isso uma das solicitações que mais recebemos das leitoras é um pequeno resumo de como decorar uma festa infantil. Escolher primeiro o tema ou o local da festa? Quais os temas mais indicados para cada idade? Como compor uma mesa do bolo que fique bem nas fotos? Vamos contar tudo isso para vocês!

como decorar uma festa infantil

Imagem: 123RF

Como decorar uma festa infantil: miniguia prático

1) Escolha o local da festa

Não há como definir a decoração de uma festa infantil sem ter em mente em que espaço ela acontecerá. Por isso você precisa responder às seguintes questões para começar a organizar a decoração:

  • Será na sua casa, no salão de festas, em um buffet ou em um espaço aberto (onde dá até para pensar em um piquenique!)?
  • Há algum apoio para ser usado como mesa do bolo? Há a necessidade de alugar cadeiras e pequenas mesas para acomodar os convidados? Lembre-se de que algumas mesinhas são sempre bem-vindas para apoiar copos e distribuir comidinhas. Mesas e cadeiras para todos os convidados só serão necessárias se a alimentação que você pretende oferecer exigir o uso de talheres.
  • Há algum ponto de apoio para um painel ou bandeirola atrás da mesa do bolo? Esses são detalhes que fazem toda a diferença nas fotos da festa, por isso sugerimos que você encontre um meio de fixá-los.

2) Decida o tema da festa

Essa é uma das partes mais gostosas no processo de decoração de uma festa infantil. Escolher com o aniversariante um tema que lhe agrade (se ele já tiver idade para contar suas preferências) ou decidir o tema da festa do seu bebê pode ser mais fácil se você tiver uma listinha de opções de temas.

Publicidade

Confira nossa lista de festas mais pedidas:

15 temas de festas para bebês 

* Festa Circo

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

* Festa Marinheiro

* Festa Safári

* Festa Fazendinha

* Festa Mickey

Publicidade

* Festa Minnie

* Festa Pequeno Príncipe

* Festa Corujinhas

* Festa Chapeuzinho Vermelho

* Festa Joaninhas

* Festa Galinha Pintadinha

Publicidade

* Festa Backyardigans

* Festa Patati Patatá

* Festa Princesas (essa da Bela e a Fera é um arraso!)

* Festa Piratas

 

20 temas de festas para crianças

* Festa Bailarina

* Festa Slime

* Festa Minecraft

* Festa Frozen

* Festa LOL

* Festa Carros

* Festa LEGO

Festa Barbie

Festa Monster High

* Festa Moranguinho

* Festa Sereia

* Chá com as amiguinhas

* Festa Livros

* Festa Verão

* Festa Futebol

* Festa Futebol Menina

* Festa Palavra Cantada

Festa Alice no País das Maravilhas

* Festa Harry Potter

* Festa Patrulha Canina

* Festa Star Wars

 

3) Decorando a mesa do bolo

Uma mesa de bolo bem organizada dá um charme especial à qualquer festa, além de render fotos inesquecíveis (e você pode fazer isso sem gastar muito!!!). Elementos como flores, bandejas em alturas diferentes, um bolo bonito e um painel fazem toda a diferença na hora de decorar uma festa infantil. Saiba tudo sobre como organizar a mesa do bolo nesse post aqui.

 

4) Outros elementos da decoração

  • Flores: arranjos de flores nas mesas dos convidados (mesmo que vasinhos pequenos e simples) são adoráveis. Use-os também para decorar os banheiros, especialmente o feminino.
  • Balões: a dica é não exagerar. A tendência atual é usá-los como acessório na decoração e não como elemento principal. Utilize-os para decorar colunas ou para fazer um arco na entrada da festa. Balões de hélio flutuante (que você pode encomendar por unidade em empresas especializadas em festas) fazem o maior sucesso! Veja ótimas ideias aqui!
  • Doces: em formatos diferenciados (bichinhos, flores ou personalizados com o tema da festa), os docinhos dão um charme todo especial à decoração de uma festa infantil.
  • Toalhas: faça pequenas toalhas para as mesas dos convidados. Tolhas de uma só cor e modelo são mais fáceis de combinar. Mas você pode também ousar (com cuidado!) e usar cores diferentes, para dar um colorido à festa.
  • Fitas: use para dar laços nas cadeiras dos convidados, por exemplo. Em festas para meninas esses laços podem ser usados para marcar o local de cada convidada para um chá de princesa, por exemplo.

Se puder, comece a decoração da festa na véspera, pois algumas horas de trabalho serão necessárias (especialmente se estiver fazendo tudo sozinha). Deixe para o grande dia a distribuição das flores, doces e bolo, que são mais delicados e devem ser posicionados pouco tempo antes de a festa começar. E quando tudo ficar pronto, ANTES de a festa começar, tire muitas, muitas fotos, para lembrar com carinho e orgulho desse doce momento!

Veja também: Decoração de chá de bebê – dicas incríveis para fazer a sua!

A organização da festa do seu bebê também pode ser feita online, no Tem Festinha. Em poucos cliques é possível criar listas de presentes para chá de bebê, chá revelação e também aniversário, além de um convite personalizado e até mesmo uma página que você poderá personalizar, com todas as características do seu evento, incluindo fotos.

A lista de presentes pode ser compartilhada com seus convidados, e as compras realizadas por ele, através dos itens da sua lista, serão revertidos em dinheiro direto para sua conta.

Essa lista pode ser compartilhada com seus convidados, e as compras realizadas por eles, através dos itens da sua lista, serão revertidos em dinheiro direto para a sua conta.