Quem é mãe de primeira viagem e nunca colocou um bebê para arrotar, provavelmente terá mil dúvidas quando chegar em casa com o filhote. Eu tive: qual será a melhor posição para arrotar? Quanto tempo esperar pelo arroto do bebê? Será que tem que colocar para arrotar entre um peito e o outro?

Até que idade vou ter que fazer isso (cá entre nós, às 2h da madrugada, você conta os segundos para o bebê arrotar e você poder colocá-lo de volta no berço!

Qual posição para fazer um bebê arrotar?

A melhor posição é a que funciona para o seu filho. Como tudo relacionado a bebês, é difícil haver uma regra absoluta.

Colocar o bebê para arrotar sobre o ombro

posição para colocar bebê para arrotar no ombro

posição para colocar bebê para arrotar no ombro – Foto: Freepik

Publicidade

Acho que a maioria das mães coloca o bebê para arrotar sobre o ombro (por meses você terá uma paninho pendurado ali, para evitar que ele regurgite em você!).

Colocar o bebê para arrotar sentado

posição para colocar bebê para arrotar sentado

posição para colocar bebê para arrotar sentado – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Muitas mães quando cansam o braço, colocam o bebê para arrotar sentado no colo, dando leves batidas nas costas (sim, eles também arrotam sentados!).

Levantar o bebê no ar

posição para colocar bebê para arrotar no ar

posição para colocar bebê para arrotar no ar – Foto: Freepik

E tinha uma terceira técnica: pegar o bebê por debaixo dos bracinhos, e levantá-lo no ar.

Deitar o bebê de bruços

Deite o bebê no colo de bruços. Certifique-se de que a cabeça está mais alta do que o resto do corpo. Nesta posição, muitos bebês acham mais fácil arrotar.

Publicidade

Como saber se o bebê quer arrotar?

Quando o bebê fica inquieto depois da mamada e resmunga, se contorce e demonstra estar desconfortável é porque ele está tentando se livrar do ar que entrou.

bebê para arrotar

bebê para arrotar – Foto: Freepik

Quando esse arroto não vem fácil, colocá-lo deitado por um instante para, em seguida, suspendê-lo, deixando-o na posição vertical é um excelente recurso. Isso porque, com esse simples gesto, o gás retido lá dentro pode se deslocar e achar o caminho de saída.

Além disso, certifique-se de que ele engula menos ar! O tempo e uma posição ereta durante a alimentação são importantes para que o bebê se sinta confortável. Como resultado, ele engole menos ar automaticamente e o processo do arroto será mais fácil.

Quanto tempo esperar pelo arroto do bebê?

Em geral, minha filha arrotava em até 20 minutos. Nos primeiros dias, com aquela insegurança natural de mãe em início de exercício, eu contava no relógio os 20 minutos e só a colocava no berço depois desse tempo (às vezes ela não arrotava, mas pelo menos eu tinha esperado).

Com o tempo, você vai pegando o jeito do bebê e conseguirá fazê-lo arrotar mais rápido (até lá, paciência!).

Publicidade
esperar bebê arrotar

esperar bebê arrotar – Foto: Freepik

Nos primeiros meses eu colocava a Catarina para arrotar entre um peito e outro. Se eu não fizesse isso, ela acabava arrotando enquanto mamava no segundo peito e se engasgava.

Com o tempo, ela passou a mamar mais rápido e com maior eficiência (engolindo menos ar, inclusive), então dava para colocar para arrotar apenas no final.

Mas conheço mães que só colocavam para arrotar no final da mamada, desde que o bebê nasceu. Mais uma vez você terá que ver o que funciona melhor para o seu filho.

Esperar pelo arroto do bebê: Isso será só uma fase

Você terá que esperar alguns meses até que seu filho consiga arrotar sozinho. Quando você estiver exausta, com o bebê arrotando em seus braços nos primeiros meses, pense que logo isso passa, e você vai sentir saudades de ter um bebezinho tão pequeninho (e leve!) para carregar bem juntinho!