Você sabe o que é a coqueluche? A coqueluche é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella pertussis, que compromete o aparelho respiratório humano.

No período de 2016 a 2017, cerca de 59% dos casos confirmados da doença ocorreram em bebês menores de 1 ano de idade.

Desses, aproximadamente, 79% eram menores de 6 meses, grupo mais suscetível à doença, uma vez que ainda não completaram o esquema vacinal primário contra a coqueluche.

Infelizmente, 90% dos casos que vão a óbito correspondem justamente aos que ainda não completaram o primeiro semestre de vida.

Publicidade

Os familiares são a principal fonte de infecção em crianças menores de 6 meses, sendo a mãe a principal transmissora, responsável pela transmissão de 39% dos casos.

Coqueluche – proteção

banho no bebê

Recém-nascido enrolado em uma toalha, após o banho, deitado em cima da cama. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Uma das formas de proteção contra a coqueluche é vacinação durante a gestação, pois, além de proteger a mãe, também pode ajudar a proteger o bebê através da transferência de anticorpos que acontece durante a gravidez.

As gestantes também podem se proteger de doenças como diftería, tétano e gripe por meio da vacinação. Em 2018, a cobertura vacinal da dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) em gestantes chegou a cerca de 62%.

Lembrando que, além da vacinação, manter bons hábitos de higiene também é fundamental para a prevenção da coqueluche.

Publicidade

Então, agora que sabemos disso tudo, vamos nos prevenir. A prevenção é, acima de tudo, um ato de carinho. Me contem aqui se vocês se vacinaram na gravidez e se a família também se imunizou! #VacinaCoqueluche

Consulte o seu médico para maiores informações.