Que mulher não gostaria de fazer do parto a melhor experiência possível, não é mesmo? Acredito que toda futura mamãe deseja receber seu filho de maneira segura e sabendo que as suas decisões estão sendo respeitadas. Pois para contribuir com esse processo é que o método GentleBirth (parto gentil, em tradução livre) foi criado.

A técnica surgiu há quase 15 anos na Irlanda, pela parteira Tracy Donegan. Usando conhecimentos da neurociência, o GentleBirth consiste em um treinamento mental para trabalhar com as dores e os sentimentos que permeiam o trabalho de parto, como o medo.

E a novidade agora é que o aplicativo que disponibiliza áudios e outros conteúdos sobre o GentleBirth foi traduzido para o português, e pode ser baixado em aparelhos iOS e Android. Mas antes de baixar o seu, vem entender melhor como o método funciona!

Imagem: 123RF

Como o GentleBirth pode me ajudar?

Tracy explica o seguinte: o útero possui poucos receptores de dor e, portanto, durante o trabalho de parto, é o cérebro que decide se os sinais indicam perigo ou não. Logo, trabalhando a mente, é possível aprender a lidar com a dor e o nervosismo que o nascimento traz.

Publicidade

Para isso, o GentleBirth reúne técnicas de meditação (mindfulness), hipnose, psicologia do esporte (afinal, o parto é um momento de alta performance pela contração e dilatação feitas) e exercícios de respiração. Esse conjunto de táticas visa auxiliar na preparação da mulher para o trabalho de parto, redirecionando o cérebro com afirmações positivas para transformar sentimentos como o medo em confiança.

Todo o conteúdo com essas técnicas está disponível em áudios no aplicativo (que é gratuito, mas o conteúdo é pago). A indicação é que a mulher ouça meses antes da gestação, para ir se preparando.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O GentleBirth acaba sendo útil tanto para auxiliar o trabalho de parto (muitas mulheres relatam ganhar com ele a confiança que precisavam para ter um parto natural) como para preparar a mulher para possíveis mudanças, como nos casos em que o desejo é um parto normal, mas uma cesárea de emergência deve ser feita.

O conteúdo também ajuda no pós-parto, auxiliando na criação de vínculo e em processos que nem sempre são fáceis emocionalmente para a família, como amamentação, volta ao trabalho, autoestima em relação ao corpo, vida sexual etc.

Gostou? No site do GentleBirth você conhece melhor o método, tem acesso a depoimentos de mulheres que o utilizaram para trazer seus filhos ao mundo e a workshops sobre a técnica.