Seu filho já está comendo bem durante o dia? Já está próximo a um ano de idade e o pediatra disse que no caso dele não haveria mais a necessidade da mamada noturna? Se esse é o caso, provavelmente você está pensando em fazer um desmame noturno gentil.

concha de amamentação

amamentação – Foto: Freepik

O desmame noturno pode ser feito de diversas formas, e muitas mães desejam que o processo seja feito da forma mais leve possível, sem sofrimento para a mãe e o bebê. É por isso que pedi as dicas da nossa consultora de sono, Michele Melão, sobre o assunto. Veja a seguir quantas informações importantes!

Todos nós sabemos que quando temos um bebê, as noites serão mais difíceis por causa da alimentação. Entretanto, chega um ponto no qual a criança tem todas as refeições, come bem, está com o peso e o desenvolvimento adequados. Então a mãe pode querer diminuir as mamadas da madrugada ou mesmo fazer o desmame noturno gentil de forma total.

Publicidade
concha de amamentação

amamentação – Foto: Freepik

Muitas vezes isso é até uma indicação do pediatra – priorizar o sono ao invés da alimentação de madrugada, diminuir a ingestão calórica de noite e manter as mamadas durante o dia. Assim, o desmame noturno gentil não seria algo contrário ao bem-estar do bebê, muito pelo contrário.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Aliás, se você deseja fazer o desmame da noite mantendo a amamentação durante o dia, saiba que isso é perfeitamente possível! Você não precisa desmamar seu filho por completo se decidir retirar as mamadas da madrugada.

Como saber se a criança está com fome

Mesmo depois dos sólidos, a criança continuar acordando 2, 3 ou mais vezes – não por fome, mas porque o corpo se acostumou com aquelas calorias noturnas.

Além desse costume, existe também a associação de precisar mamar para dormir, então muitas crianças acordam diversas vezes, mamam um pouco (mesmo que não necessitem dessas calorias extras) e adormecem.

Mulher amamentando o filho no sofá amamentar

Mulher amamentando o filho no sofá – Crédito da foto: Freepik

Publicidade

As mamadas de fome são caracterizadas por:

  • Sucção,
  • Deglutição e;
  • Duração de ao menos 5 minutos ou 60ml de mamadeira.

As mamadas para conforto envolvem um tempo menor de sucção e, mesmo que elas durem mais de 5 minutos, a criança não está ingerindo leite.

E de quantas mamadas durante a noite seu filho precisa?

Mulher amamentando bebê na cama. Foto: Freepik

Vamos falar aqui em uma média. Qualquer alteração na quantidade de mamadas do seu filho deve ter aprovação médica:

  • 0 a 3 meses – livre demanda
  • 3 a 4 meses – 2 a 3 mamadas
  • 4 a 6 meses – 1 a 2 mamadas
  • 6 a 9 meses – 0 a 1 mamada
  • Mais de 9 meses – decisão da família. Geralmente os pediatras já liberam nessa fase para que a criança não tenha mais alimentação de madrugada.

Como começar o desmame noturno gentil?

Se você não tem ideia se seu filho está com fome ou só usando o peito ou a mamadeira como conforto, sugiro por 5 dias fazer anotações sobre o padrão de mamada dele, conforme falamos aqui no texto (tempo de mamada / sucção / deglutição). Só assim você terá confiança de começar o desmame noturno gentil.

Minha sugestão é começar a tirar sempre as primeiras mamadas da noite. Por exemplo se seu filho mama 23h, 2h e 5h, comece pela mamada de 23h.

Publicidade
amamentação

Foto: Freepik

A primeira parte da noite tem mais sono profundo, portanto será mais fácil de acalentar a criança e ajudar a voltar ao sono sem mamar.

Depois de 3h/4h da manhã a pressão do sono é baixa e o ciclo de sono tem mais sono leve, fazendo com que a criança resista mais (porque terá menos sono).

Se a sua ideia for tirar as mamadas completamente, esteja preparada para ter um trabalho muito maior depois de 4h, hora em que a atividade cerebral da criança é maior e ela já está há várias horas sem receber alimento.

coronavírus e amamentação

Bebê sendo amamentado – Foto: Freepik

Lembre sempre que muitas vezes as mamadas são ocasionadas por associação, então você deve separar o comer do dormir logo no início da vida do seu filho.

Se ele dormir mamando, tirar essa mamada da madrugada será uma missão muito difícil. A primeira coisa a se fazer, se esse for o seu caso, é trabalhar o sono da criança no início da noite, porque ela vai esperar que o comportamento do início do sono se repita de madrugada.

Passo a passo de como fazer desmame noturno

como aumentar a produção de leite materno

como aumentar a produção de leite materno – Foto: Freepik

  • Se você está alimentando em diversos horários, comece a alimentar nestes mesmos horários, porém reduza o tempo de mamada, se for no peito, e 30ml da mamadeira (se for o seu caso).
  • Quando a criança chegar em 5 minutos de mamada (ou menos) ou 60ml de mamadeira, você já pode se preparar para tirar a mamada. Fique assim por 3 dias antes de tirar.
  • Quando a criança acordar, peça para alguém atender ou, se tiver que ser você, mude sua postura corporal (nunca sente na cadeira de amamentação, por exemplo, para acalmar a criança). Fique em pé, tente acalmar no berço, ou ofereça colo, mas não da mesma forma como se você fosse oferecer a mamada.
  • Fale com o pediatra para aumentar um pouco a ingestão calórica do seu filho durante o dia. Talvez uma mamadeira extra, ou uma mamada a mais possam ajudar no desmame noturno gentil.
  • Tenha sempre um ambiente calmo para oferecer a mamada durante o dia. Muitos bebês só conseguem realmente mamar quando estão muito relaxados (de madrugada) porque ficam completamente distraídos nas mamadas do dia.

Quanto tempo isso pode demorar?

Isso obviamente vai depender do número de mamadas que você tem que reduzir e também da personalidade do bebê.

Não entrar no sono mamando já é metade do caminho para conseguir diminuir as mamadas da madrugada e, se você contar com a ajuda de alguém, o processo certamente será mais rápido.

Além disso, a sua consistência fará toda diferença.

Se decidir diminuir, não confunda a cabeça da criança uma hora oferecendo, outra hora não oferecendo. Fique firme no seu plano (se a ideia é, por exemplo, oferecer após 4h da manhã, faça seu filho dormir com ajuda, se ele acordar 2h) e mantenha a calma.

O mais importante é sempre avaliar a necessidade de fome. Se for apenas um hábito, em uma semana você já pode ter grandes resultados.

Conheça aqui o curso online da Michele Melão: Como ensinar seu bebê a dormir desde o primeiro dia de vida.

Texto por: Michele Melão