Após o nascimento do bebê, quando chega a hora de voltar ao mercado de trabalho, é o momento em que muitas mães se perguntam como podem continuar a oferecer leite materno para o filho, mesmo passando parte do dia longe – afinal, esse é o melhor alimento que um bebê pode receber. É aí que muitas mães se perguntam: como armazenar leite materno? Tem algum segredo para fazer o armazenamento de forma correta?

Como armazenar leite materno
Imagem: 123RF

Após a extração, o armazenamento adequado do leite é fundamental, para garantir que a criança receba o alimento sem correr riscos de contaminação. E adotando as medidas certas, o leite pode durar até 15 dias no congelador – uma mão na roda para mães que trabalham fora, ou que precisam se ausentar por outros motivos.

A medida também é útil em casos de mamilos machucados (para o bebê se alimentar enquanto a mãe se recupera), para pequenos prematuros que ainda não conseguem mamar no peito, ou então quando há excesso na produção de leite (nesta situação, o alimento excedente pode até servir para doação).

Para saber como armazenar leite materno da maneira correta, confira os passos a seguir. Lembrando que, antes de todos eles, é necessário que você escolha uma bomba para tirar leite e sempre higienize as mãos e o equipamento antes de fazer a extração e o armazenamento.

Publicidade

A retirada do leite também pode ser feita com ordenha manual. Mas na maioria dos casos o uso da bomba facilita e acelera muito o processo (uma dica bacana é pedir o item emprestado a alguma amiga, para que você veja se consegue se adaptar ao modelo da bomba, antes de comprar. Há também locais que alugam o dispositivo, principalmente nas maiores capitais do país).

Passo a passo sobre como armazenar leite materno

1. Separe o recipiente

Algumas bombas tira-leite já acompanham recipiente para guardar o leite. Para outras ainda, basta trocar a tampa, que elas se transformam em um local de armazenamento. Já se for adquirir um pote para essa finalidade, opte por um de vidro que possa ser aquecido a altas temperaturas, com tampa de plástico. Um cuidado fundamental é escolher aqueles que sejam livres de BPA (você encontra essa informação na embalagem), uma substância tóxica para seu filho.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

2. Esterilize

Antes de usar o frasco, ferva-o por 15 minutos para esterilizar, ou utilize esterilizadores de microondas (deixando no tempo descrito na embalagem). Para secar, deixe o recipiente de cabeça para baixo em cima de uma toalha, e aguarde que seque naturalmente. Utilize o frasco somente depois que ele estiver completamente seco e frio.

3. Anote o prazo de validade

Para se organizar e evitar contaminação, identifique o recipiente com a data em que o leite foi extraído. Lembrando que, na geladeira, o leite materno pode ficar guardado por até 12 horas. Já no congelador, em temperatura abaixo de 10 graus negativos, o alimento dura até 15 dias (e se for congelar, não encha o pote até a boca, pois o alimento expande quando congelado).

Mesmo que você tenha uma produção de leite muito grande, não se recomenda a estocagem por períodos maiores, até no congelador ou freezer. Isso porque o leite que a mãe produz é adequado para cada fase do filho, e sua constituição muda para atender a novas necessidades do bebê, quando ele cresce.

4. Reserve um espaço adequado na geladeira

Se for guardar o leite na geladeira, deixe-o na prateleira de cima, que é a mais fria e irá conservá-lo melhor. E mantenha os potes com leite materno longe de outros alimentos crus, como carnes e verduras, para evitar contaminação. Outra dica, para facilitar a organização, é deixar os potes mais antigos à frente, para utilizá-los a tempo.

Publicidade

5. Tenha cuidado ao descongelar

Tão importante quanto saber como armazenar o leite materno é entender como descongelar o alimento antes de oferecê-lo ao bebê. A recomendação aqui é utilizar a técnica de banho-maria, colocando o pote com o leite dentro de um recipiente maior com água morna (pode ser na mesma temperatura que você costuma dar banho no seu filho). Nunca aqueça o alimento, seja no fogão ou no microondas, pois o processo retira propriedades do leite. E a última dica é, se sobrar alimento após o descongelamento, descarte (ao contrário, congelá-lo novamente favorecerá o cultivo de bactérias).

Veja também no vídeo abaixo como aumentar a produção de leite materno: