Uma das coisas que descobri só depois da maternidade foi a fralda para piscina. Até então eu já tinha visto bebês na água, claro, mas nunca tinha pensado se a fralda usada nessas ocasiões era a mesma do dia a dia. Mas quando você vira mãe seu ponto de vista muda, e você percebe que até para levar o filho para a água deve haver um certo planejamento.

Catarina foi à piscina pela primeira vez quando fez 10 meses de idade, durante uma viagem à Bahia. Estávamos passando alguns dias no Nordeste (aqui você vê todas as nossas dicas de viagem, desde os destinos que já conhecemos até o planejamento para viajar com bebês e crianças pequenas) e levamos a casa inteira, toda a parafernália que achei necessária para sobreviver quatro dias. E um dos primeiros itens que me lembrei de levar foi justamente a fralda para piscina.

Imagem: 123RF

Nessa época eu já tinha visto os filhos de algumas amigas com fralda para piscina, mas não sabia exatamente como funcionava. O que eu imaginava: que eram super absorventes por dentro (para não vazar xixi), bem adaptadas para não vazar o cocô, e não absorventes por fora, para não inchar em contato com a água, como ocorre com as fraldas normais. Só achei uma marca disponível no Brasil: a Huggies Little Swimmers (mas agora sei de outras alternativas disponíveis, como falarei ao fim do post).

Publicidade
Durante a viagem não tivemos problemas. Mas numa das vezes seguintes em que Cacá foi à piscina, veio aquela enxurrada de xixi, logo que a tirei da água. E conversando com outras mães, percebi que nem todo mundo sabia que, logo que o bebê sai da piscina, é recomendável trocar a fralda por uma normal. É claro que fui conferir o que a embalagem do produto dizia (vai que a recomendação estava ali e eu nem tinha lido…). O que está escrito lá:
– Que a fralda veste como um shortinho e que tem laterais elásticas, que podem ser abertas para facilitar a remoção da fralda (ok, isso é verdade; com a fralda molhada, é bem mais fácil abrir na lateral do que tirar a fralda por baixo). Sobretudo quando a criança faz cocô, o fato de poder abrir ajuda demais, porque do contrário a retirada causa uma meleca enorme.
– Que não incha em contato com a água (ok, ela absorve bem menos água do que uma fralda normal, não pesa e é bem mais confortável na água para o bebê).
– Que não vaza na água (ops! Na-na-ni-na-não! A fralda segura o cocô, mas definitivamente não segura o xixi, e isso eu afirmo depois de receber a mesma informação de outras mães).
– Tamanho (veja o que comprar para o seu bebê): o P vai de 7 a 12 Kg; o M de 11 a 15 Kg, e o G a partir de 14 Kg.

Fralda Little Swimmers da Huggies e a versão ecológica, da Nós e o Davi

Fralda para piscina ecológica

Essa é uma atualização do post que escrevi um tempo atrás, quando a única fralda para piscina que encontrei foi a Little Swimmers. Uma novidade bacana é que algumas marcas estão produzindo fraldas para piscina ecológicas – ou seja, de pano. A ideia é que você use a fralda no seu bebê, lave e reutilize, sem descartar e poluir o ambiente. Ela tem as mesmas propriedades da descartável: absorve menos a água (algumas dizem ser impermeáveis), funciona como barreira para que o cocô não escape na praia ou piscina, mas não barra o xixi (justamente porque não tem absorvente na parte interna). Algumas lojas virtuais onde você encontra: Nós e o Davi, e Bebês Ecológicos.

Então vale a pena usar fralda para piscina?

Minha conclusão é que vale a pena compra, sim. Mas não espere uma super tecnologia que evite o vazamento de xixi (só de não vazar o cocô já é alguma coisa, certo?). Fica a dica: logo que seu filho sair da água, troque a fralda de piscina por uma normal. Ah, e não se iluda: a piscina das crianças continua cheia de xixi (rsrsrs)!

Quer ler outros posts sobre fraldas? Clique aqui!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!