Bebê e ar condicionado: informações e cuidados importantes

Por 0 Comentários


Em boa parte do Brasil, o calor já tomou conta do clima! E, para amenizar os dias mais quentes dentro de casa, muitas famílias recorrem ao aparelho de ar-condicionado. É o que acontece por aí? Se for, vale a pena ler esse post, que contém informações importantes sobre o uso do ar condicionado para bebês e crianças pequenas. Embora este seja um dispositivo muito útil para amenizar a temperatura, deve-se manter alguns cuidados com sua utilização, por conta do ressecamento que o ar condicionado provoca no ambiente. Ele pode propiciar, inclusive, episódios de tosse, alergias e resfriados. Entenda melhor a seguir.

Como usar o ar condicionado quando há bebê no ambiente?

Ar condicionado pode fazer mal aos bebê?

Não há restrição em relação à idade em que se possa expor uma criança ao ar-condicionado. Mas, para garantir que o aparelho não cause mal ao pequeno, mantenha sempre a cabeça do bebê na direção contrária do ar, e o berço longe do dispositivo, evitando uma exposição direta ao ar gelado.

Como dito anteriormente, o ar-condicionado resseca o ar do ambiente, retirando sua umidade natural. Por isso, para quem tem um bebê em casa ou uma criança alérgica, vale colocar no local uma toalha úmida, uma bacia com água ou mesmo recorrer a um umidificador para controlar a umidade, enquanto mantém o aparelho ligado. Essas são medidas importantes para que a saúde do bebê não seja afetada pelo uso do ar-condicionado, pois o ressecamento das vias aéreas favorece o aparecimento de alergias respiratórias ou mesmo de resfriados (lembrando que ambas as condições podem causar febre).

Assim, vale ser cauteloso: por conta do ressecamento, evite expor o bebê constantemente ao ar-condicionado. Na hora do banho, essa exposição nem é indicada, por conta do choque térmico ao sair da água. Já para dormir à noite, pode ser mais interessante resfriar o ar previamente, antes de levar a criança para o quarto, e desligar o aparelho enquanto ela dorme. Deixar um pouco a ventilação por conta de portas e janelas abertas é mais uma medida bem-vinda. Converse com o seu pediatra sobre a frequência mais indicada de exposição para o seu filho, ok?

Quais outros cuidados tomar com o ar-condicionado?

Em relação à temperatura do ar condicionado, esta deve estar no intervalo entre 23 °C e 27 °C, quando utilizado em ambientes com crianças pequenas. E lembre-se: seja em dias quentes ou frios, nosso corpo está sempre trabalhando para manter a temperatura corporal dentro da normalidade, ou seja, dos 36 °C (e isso acontece com os pequenos também). Então, para ajudá-lo nessa tarefa, além de climatizar o ambiente é preciso vestir-se adequadamente, com roupas frescas, e manter a hidratação (inclusive com a amamentação). A hidratação, aliás, é muito útil ao sair de um ambiente com temperatura controlada para um local aberto, para evitar choque térmico. Portanto não descuide desses hábitos também!

Mais um cuidado fundamental é manter a limpeza do ar-condicionado. Siga as recomendações prescritas na embalagem do produto para deixar o filtro limpo e, assim, garantir sua eficácia.

Porém, caso você ainda não tenha comprado um ar-condicionado, é importante escolher um modelo que tenha filtro potente, pois o aparelho também tem a função de filtrar bactérias e fungos do ar, evitando processos alérgicos.

Veja também: 10 cuidados com o bebê no verão que você não pode deixar de ter

Ar-condicionado ou ventilador?

Embora o ventilador também seja útil para refrescar o ambiente e amenizar o clima, ele apresenta um defeito: sua função é apenas fazer o ar ventilar, então ele espalha micro-organismos e possíveis sujeiras. Já o ar-condicionado, como visto, também filtra o ar, eliminando suas impurezas. Por outro lado, o ventilador não resseca o ambiente.

Agora, para saber qual o aparelho ideal, vale observar a criança. Algumas são mais sensíveis ao ar-condicionado, de forma que o ventilador possa ser mais interessante para elas. De forma geral, a dica é manter a casa sempre limpa para evitar a circulação de sujeiras e prevenir alergias e outros problemas de saúde, seja por interferência do ventilador ou do ar-condicionado não devidamente limpo.


 



Arquivado em: Cuidados diários Tags:

Deixe seu comentário