Por aí, crianças muito animadas com a Copa do Mundo? Confesso que não sou uma grande fã de futebol, mas quando a competição começa, me animo em torcer junto com a Cacá. Além disso, acredito que a Copa possa ser usada para promover um grande aprendizado para as criança. Já viu como elas passam a saber o nome e a bandeira de vários países? Os pequenos também percebem as diferenças culturais que fazem nosso mundo tão rico – e já que o campeonato acontece na Rússia dessa vez, nada melhor do que apresentarmos a eles um pouco da cultura do país – e, entre os diversos componentes dela, talvez um dos mais característicos seja o artesanato, marcado pelas matrioskas.

Imagem: 123RF

As matrioskas, também chamadas de bonecas russas, são aquelas bonequinhas que se encaixam umas dentro das outras. Meus pais têm em casa desde que eu era criança, e me lembro de ser completamente fascinada por elas. Sabe o mais legal? É que os principais significados das matrioskas são a maternidade e a família: esse ato de uma boneca sair de dentro da outra simboliza o parto! Então, quando alguém presenteia uma pessoa com a matrioska, está lhe desejando muito amor e uma casa feliz.

Tradicionalmente, as matrioskas são feitas de madeira. Mas você sabia que dá para improvisar e fazer as bonequinhas com outros materiais mais simples? O post de hoje é sobre isso: dicas para você fazer a sua própria matrioska em casa com o filhote – um momento de diversão e aprendizado aproveitando esse clima da Copa na Rússia.

Publicidade

Tenho certeza que vai ser uma atividade muito bacana para as férias. Vem ver!

Matrioska de jornal e bexiga

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Encha três bexigas (uma maior, outra menor e outra menorzinha, correspondente aos tamanhos das matrioskas) e coloque no meio de cada uma um pedaço bem apertado de fita adesiva (para formar a curvinha onde você segura para abrir as bonecas). Em seguida, faça uma mistura com meio tubo de cola e água (meio a meio), e, com os dedos, vá passando em volta das bexigas e colando pedaços de jornal (cortados em quadradinhos), até cobri-las por inteiro. Depois de secar a primeira camada de colagem de jornal (pode ser que demore umas duas horas), faça uma segunda camada e, após a segunda secar, faça uma terceira com pedaços de saco de pão (para ficar com uma textura mais uniforme).

Quando as bonequinhas secarem, corte o meio delas com estilete (onde foram presas as fitas adesivas). Tire, então, as bexigas de dentro e, no meio das bonecas, cole um pedaço de EVA (por dentro) com cola quente (necessário para fazer o encaixe das duas metades com firmeza). E pronto: os corpinhos estão feitos e agora é só pintar! Passe, primeiro, uma tinta branca em todos os pedaços e depois desenhe as bonecas como quiser e pinte-as com tinta de artesanato.

Matrioska de feltro

Para fazer a matrioska de feltro, você vai precisar imprimir moldes na internet (é fácil encontra-los pesquisando por “moldes para matrioska”). Com um lápis, desenhe os moldes no feltro (de cores diferentes) e recorte-os. Daí, para montar as bonequinhas, basta ir colando os pedacinhos e, depois, costurando com a mão. Já o enchimento pode ser de algodão ou areia (caso queira uma matrioska como peso de porta. Só que nesse caso cada boneca fica isolada, elas não entram uma na outra).

Publicidade

Imagem: http://pinterest.com

Matrioska de rolo de papel higiênico

Para quem curte reaproveitar materiais, uma dica bacana é fazer matrioska com rolinhos de papel higiênico. Basta desenhar as bonequinhas nos rolos e pintá-los. Simples e muito bacana para brincar depois! Ah, e o mesmo procedimento vale para fazer matrioskas de latinhas de refrigerante – que tal?

Matrioska de copo descartável

Mais uma ideia pensando na reciclagem é a de confeccionar matrioskas em copos descartáveis. Aqui dois copos maiores são encaixados pela boca (formando a boneca maior) e, dentro, vai um copo de tamanho menor (para fazer a bonequinha de dentro). É só colorir para dar vida às bonecas!

Abuse da criatividade!

Publicidade

Essas são algumas ideias para fazer matrioska, mas se você olhar com cuidado para materiais que temos em casa, vai ver que dá para reproduzir a bonequinha russa de diversas outras maneiras. Por exemplo, com garrafas de suco de vidro ou com potes de tinta.

E mais: além de tinta, você pode usar outros materiais para colorir e estampar suas matrioskas, como pedaços de pano, botões e laços. Peça ideias ao seu filho para fazer e decorar as bonecas, com certeza você vai se surpreender com a criatividade dele!