Uma das coisas mais bacanas das comemorações dessa época do ano são certamente as brincadeiras de festa junina, não é verdade? Festa junina tem que ter dança, roupa caipira, doces gostosos (só de pensar em paçoca eu morro!), e as tradicionais brincadeiras, que fazem a alegria da criançada dentro e fora das barraquinhas!

Se você está organizando um arraial para as crianças, provavelmente terá que pensar nas brincadeiras de festa junina para animar o evento. Por isso separei nesse post ideias irresistíveis, fáceis de fazer, e que irão garantir a alegria de todos! Confira a seguir!

Pescaria: é a barraca mais cheia da festa junina! A brincadeira é um clássico das festas de São João, porque atrai pessoas de todas as idades: desde os pequenininhos até os mais velhos gostam de pescar o peixe! Você pode usar uma piscina inflável para colocar água e os “peixes” a serem pescados, ou mesmo enchê-la com areia, e fincar os peixinhos com as argolas. Providencie também as varas de pesca, e não se esqueça de numerar os peixes de forma diferente, se quiser distribuir vários tipos de prêmios.

Imagem: https://www.mundodastribos.com

Publicidade

Bolhas de sabão: já reparou que as festas juninas são uma ótima oportunidade para o resgate de brincadeiras antigas? Por isso distribua potinhos para a criançada fazer bolhinhas de sabão, ou espalhe bacias para que as pessoas possam brincar com bolhas de sabão gigantes (veja como fazer aqui). Alguma dúvida de que todos vão se divertir muito?

Imagem: https://www.pinterest.com

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Jogo das argolas: mais uma brincadeira de festa junina bem fácil de fazer. Providencie garrafas, e peça para os jogadores tentarem acerta-las à distância, com argolas. Para diferenciar os pontos, pinte as garrafas com várias cores, como na imagem abaixo (ou seja, amarelas valem 1 ponto, laranjas valem 2, vermelhas valem 3, e por aí vai).

Imagem: https://www.pinterest.com

Pula a fogueira! Que criança não gosta de brincar de pular? As pequenas, principalmente, amam! Claro que sua fogueira será totalmente segura: é só faze-la com papel celofane vermelho, laranja, amarelo, alguns gravetos, e deixar os pequeninos pularem! Quem conseguir pular sem encostar no papel também pode ganhar uma prenda!

Imagem: http://www.favoritaplanejados.com.br

Publicidade

Bola na lata: mais uma das brincadeiras de festa junina que nós conhecemos desde que éramos crianças, e que adoramos até hoje! Faça uma pirâmide com latinhas de alumínio vazias (você pode, por exemplo, encapar latas de leite condensado, ou de molho de tomate já usadas), e peça para o jogador acertar com uma bolinha de tênis. Quem acertar mais latas ganha mais pontos!

Imagem: http://www.paraeducar.com.br

Corridas: são brincadeiras de festa junina que divertem muito as crianças! Veja abaixo algumas ideias: corrida do ovo na colher (sendo que o ovo pode ser substituído por uma pequena bexiga cheia de água), corrida do saco, corrida com cavalinho e até corrida em dupla (na qual as duas crianças precisam correr juntas, segurando uma bola entre elas! Se deixar a bola cair volta ao início da prova!).

Imagem: https://www.pinterest.com

Imagem: https://crazyblessedlife.files.wordpress.com

Imagem: https://www.catchmyparty.com

Publicidade

Imagem: http://www.parenting.com

Dança maluca: nessa brincadeira de festa junina você separa duplas de crianças, que dançam ao som de uma música, segurando uma bola de tênis entre as testas. Se deixar a bolinha cair, sai da brincadeira! A dupla que conseguir ficar até o final é a grande vencedora!

Imagem: http://www.escolavida.g12.br

Acerte a boca do palhaço: na minha opinião é a segunda barraca mais movimentada da festa! As crianças adoram essa brincadeira de festa junina que tem por objetivo acertar uma bolinha de tênis na boca de um grande palhaço feito de papelão. Para ajudar, cada jogador tem direito a várias tentativas (no mínimo três, senão é frustração na certa!). Quanto menores as crianças, mais próximas podem ficar do palhacinho!

Imagem: https://invencoesdatiaaline.files.wordpress.com

Correio elegante: ele saiu de moda durante um tempo – afinal, para que mandar cartinhas em tempos de Whatsapp? Mas a molecada percebeu que a brincadeira é um charme a mais da festa junina (vale mandar um bilhetinho para a paquera, mas também para o filhote, para o papai, para a mamãe e para os avós!). Quem entrega a carta pode deixar um docinho com o destinatário também.

Imagem: https://www.elo7.com.br

Acerte o rabo do burro: quem se lembra dessa brincadeira de festa junina? Com os olhos vendados, você tem que acertar o local do rabo do burro. As crianças morrem de rir quando o pai ou a mãe pregam o rabo na cabeça do burrinho (e se quem vai tentar é a criança, vale fazer uma versão segura sem agulha, apenas com feltro e velcro!).

Imagem: https://www.pinterest.com

Para tirar fotos: hoje, na era smartphone, todo mundo tem uma câmera fotográfica na mão. Por isso é bem legal fazer moldes de papelão com a cabeça recortada, que servirão para os pequeninos tirarem fotos, colocando sua cabecinha no furo. Lembre-se de fazer os personagens do mesmo tamanho da criança, e não muito altos, para facilitar as fotos.

Imagem: https://www.pinterest.com

Pau de sebo: para quem gosta de uma festa junina típica, essa brincadeira não poderia faltar! Se a ideia é que as crianças tentem chegar ao topo, faça um pau pequeno, com no máximo dois metros e meio. O topo pode ser decorado com as famosas bandeirinhas!

Imagem: http://mundopediu.blogspot.com

E você, tem mais algumas brincadeiras de festa juninas para compartilhar conosco? Deixe nos comentários suas sugestões!