Que tipo de berço escolher? E de cômoda? Precisa mesmo de poltrona de amamentação? Vem entender como escolher os móveis para o quarto do bebê!

Ah, quantas horas passei escolhendo cada coisinha que coloquei no quarto da Catarina! Que futura mãe não adora sonhar com o quarto pronto (no sonho tem até cheirinho de bebê!), todo pintadinho, uma fofura! Mas se você está grávida, já deve ter percebido que não é fácil escolher os móveis para o quarto do bebê. São tantos os modelos, opções, que facilmente nos perdemos na decisão.

Sendo bastante sincera, eu só percebi alguns detalhes sobre a escolha dos móveis do quarto do bebê depois que Catarina já tinha nascido, e ele já estava sendo usado. Notei que ter conversado com amigas que já tinham filhos fez toda a diferença para que eu acertasse em algumas coisas. Já em outras poderia ter escolhido diferente, e para um segundo filho faria outras escolhas.

Agora vamos às questões práticas? Olha só o que descobri ser importante para a montagem do quarto:

Imagem: 123RF

1) Móveis para o quarto do bebê mais do que necessários: um berço, uma cômoda e uma poltrona de amamentação. Se você tiver mais espaço, poderá querer também: uma cama auxiliar (para a babá, por exemplo) e/ou um armário.
2) O berço: escolha para o quarto do seu bebê um modelo aprovado pelo Inmetro. Com isso você garante que está comprando um berço com as dimensões corretas entre as grades do berço (para seu pequeno não ficar preso no meio delas), pintura atóxica (sim, seu bebê irá lamber o berço, certamente), etc, etc, etc. Já é meio caminho andado para escolher um bom produto.
Madeira ou mdf? Eu comprei madeira maciça para o quarto da minha filha. Mas, sinceramente, se fosse ter outro filho, não teria qualquer problema em escolher um berço em mdf, desde que me passasse segurança. Minha sugestão? Vá até a loja, dê uma “forçadinha” no estrado para ver se aguenta o tranco. Se estalar, ou se você não sentir que é firme, provavelmente não vale a pena colocar seu bebê sobre ele.
Dica preciosa: se o berço tiver rodinhas, ponto pra você! É muito mais fácil arrastar para limpar (e se o berço for de madeira maciça, que é bem mais pesado, isso se torna particularmente importante).
3) A cômoda: sem grandes segredos. Também há cômodas maciças e em mdf. A do quarto da Catarina é em mdf (era bem mais barato), e não me arrependo da minha escolha. Comprei de uma boa marca e posso dizer que é bastante resistente (mas há também cômodas em mdf bem “vagabundinhas”, tome cuidado; lembre-se de que seu pequeno será trocado ali em cima várias vezes ao dia, todos os dias, por uns dois anos). A minha também tem rodinhas, e eu adoro isso! Minha dica: veja se as gavetas abrem e fecham facilmente. Você fará esse movimento muitas vezes ao dia (para pegar roupas, fraldas), talvez com uma das suas mãos segurando um pimpolho que não pára quieto por um segundo. Gaveta que encrenca é uma encrenca! Se está difícil de abrir e fechar na loja, depois de um mês de uso na sua casa estará três vezes pior. Ah, depois veja dicas de organização bem legais para a cômoda!
4) A poltrona de amamentação: tem muitos, muitos modelos disponíveis. Vá até as lojas e sente em cada uma delas. Nessa escolha eu fui muito chata. Acho que sentei em mais de trinta cadeiras diferentes. Escolhi uma que se adaptou bem ao meu corpo (sou baixinha e a maioria das cadeiras me deixava com os pés mal apoiados no chão). Fica a dica: você escolheu a cadeira certa para você se você consegue:
*apoiar bem os pés no chão.
*encostar bem sua lombar (para não ficar com dor nas costas).
*apoiar seus braços no braço da poltrona sem forçar seus ombros para cima ou para baixo.
 Um plus: eu optei por uma poltrona com o encosto alto, de forma que eu pudesse apoiar toda a minha cabeça. Em algumas o encosto termina na altura do seu pescoço. Vantagem do encosto alto: naquelas noites em que você está como um zumbi, dá para relaxar bem mais enquanto você amamenta o bebê. Lembre-se de que no começo o processo de cada mamada (a mamada em si mais o tempo para arrotar) dura pelo menos uma hora. E serão pelo menos 8 mamadas por dia. Deu para entender por que é tão importante testar bem esse item do mobiliário antes de comprar?
Ah, e a poltrona pode ou não vir com um pufe. Se você não comprar o pufe, separe um banquinho ou algo parecido para apoiar os pés. Parece bobeira mas não é: no pós-parto você estará hiper inchada, seus pés parecendo duas bisnaguinhas, e será bem mais confortável amamentar com os pés para cima.
Aqui vai uma fotinho da minha poltrona (olha que encosto MARAVILHOSO!), junto à cômoda.

Desculpem a foto pequena! Quando a tirei não imaginava que escreveria o Mil Dicas de Mãe!

Publicidade

Note que há também uma mesinha auxiliar (super útil) ao lado dela. Para não me alongar demais nesse post, continuo a falar sobre móveis para o quarto do bebê no próximo post, combinado? Veja também: Cama auxiliar para o quarto do bebê: precisa?