Outro dia estava pensando nos relacionamentos que uma pessoa tem, e como eles vão te moldando aos poucos (quem já viu Moana sabe que é justamente isso que a avó dela canta, numa das partes mais emocionantes do filme. Pois é, mãe também assiste aos desenhos da Disney, e fica filosofando). Primeiro a relação com pai e mãe, depois com a família mais próxima: avós, tios, primos… Enfim chega a etapa dos amigos, e você percebe que também pode escolher os relacionamentos que terá para o resto da vida. Foi assim comigo, com você, será com nossos filhos. E, puxa, todas essas interações te ensinam algo, mudam o seu olhar sobre a vida.

Imagem: 123RF

Quando eu estava analisando o assunto, comecei a perceber algo que gostaria de dividir com vocês: que a forma com que eu me relaciono com as minhas amigas mudou muito, depois que eu virei mãe. Em vários sentidos, inclusive. Diminuí muito o contato com algumas amigas que não têm filhos: e não foi algo pensado, nem desejado. Mas nossas vidas tomaram caminhos diferentes, e só quem tem um filho sabe que sua disponibilidade muda, principalmente nos primeiros anos do pequeno. Não dá para combinar uma saída no fim do dia, para bater um bom papo. Mesmo aos fins de semana, precisa ser algo rápido, entre as mamadas. Para alguém que mal tem vontade de tirar o pijama, sair para comer uns petiscos parece uma realidade bem distante.

Mas é claro que algumas amigas permaneceram, inclusive algumas sem filhos (aquelas amigas de verdade, que estão por você quando você precisar. Aliás, a maternidade é muito reveladora nesse sentido, porque ela te mostra quem são aqueles bons amigos, que estão com você faça chuva ou faça sol, e que você pode contar nos dedos de uma mão). Também surgiram novas amizades, que partilhavam o mesmo momento que eu vivia: o cansaço por não conseguir dormir à noite, a exaustão de cuidar de um bebê o dia todo, as dicas sobre a melhor marca de fralda. Como era bom encontrar alguém que entendia a solidão materna, o choro baixinho ao lado do berço, a vontade de sumir de vez em quando, e até a culpa por sentir isso, tendo ao lado o maior amor do mundo, que havia nascido da minha barriga.

Publicidade

E com o passar do tempo, com o crescimento da Catarina, mais uma vez vi as amizades mudarem novamente. Porque existe aquela pessoa com quem você adora conversar, que seria uma companhia maravilhosa para uma viagem, por exemplo. Alguém com quem você dá muita risada, que tem o mesmo ritmo mental que você. Mas quando você olha lá no fundo, não divide os mesmos valores, sabe? É aquela pessoa que você adora, por quem sente uma afinidade natural, mas que cria os filhos de uma forma muito diferente da sua. Enquanto você tenta mostrar para sua filha que respeito por todas as pessoas e seres é fundamental, a pessoa acaba sendo um exemplo, para os próprios filhos, de que quem manda é quem tem dinheiro. Ou de que quem vale é X, Y, ou Z, quando você acha que todo mundo tem seu valor e sua beleza. Então você olha tudo aquilo e pensa: é esse o tipo de companhia que eu quero para a minha filha? É nisso o que eu quero que ela acredite, quando crescer?

Aos poucos fui percebendo que as minhas amizades eram também fatores de influência, mesmo que indiretos, para a Cacá. Percebi que os filhos desses amigos seriam as crianças com quem a minha filha também teria contato mais frequente. E se aos 7 anos um filho ainda está embaixo da sua asa, e ainda ouve apenas os seus conselhos, aos 14 a coisa muda de figura – e o grupo passa a ter uma força muito grande. Então eu passei a me perguntar: “qual é o tipo de grupo de convívio que estou proporcionando a ela nesse momento?”.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Acho que com o tempo fui ficando mais seletiva mesmo. Porque algumas discordâncias, que eu achava não serem importantes (até porque eu já era adulta, e sabia que não me influenciariam), são mais do que uma simples bobagem, quando há crianças no meio do caminho. Descobri que o convívio em família, com pessoas que têm valores parecidos com os seus, que entendem a sua história, são um verdadeiro presente a ser cultivado.

E você, me conta o que acha sobre isso? Eu adoraria saber!