e durante a gravidez uma das principais dúvidas das futuras mamães é quando o bebê vai começar a mexer na barriga, depois que a criança nasce aparecem os outros questionamentos, não é verdade? Quando será que o meu filho vai sorrir para mim? A primeira palavra, quando sai? E finalmente: quando o bebê vai andar?

Para responder a essa última dúvida, reuni nesse post uma lista das principais habilidades dos pequeninos, quando o assunto é dar os primeiros passos. Assim, você compreenderá melhor o processo, até ter elementos para perceber, por você mesma, quando seu bebê vai andar (finalmente!).

bebê dando passos

bebê dando passos. Foto: freepik

É bom também lembrar que cada criança tem seu tempo. E pode ser que seu filho (ou outros bebês que você conheça) tenha levado mais ou menos tempo para desenvolver algumas dessas habilidades, diferente das médias que indiquei a seguir.

Publicidade

Mas a dica é: Não se desespere! Esteja com as consultas no pediatra sempre em dia e relate todo o desenvolvimento do pequeno ao profissional, que irá avaliar se há algo errado.

O bebê vai andar: desenvolvimento motor em cada fase

Vamos conhecer então os marcos do desenvolvimento motor do bebê em cada fase? As informações foram retiradas do AIDPI (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância), manual do Ministério da Saúde:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Entre dois e quatro meses

Nessa fase os pequenos costumam já responder ao contato social. Ou seja, quando alguém interage com a criança, ela manifesta algum retorno, seja com os olhinhos, um sorriso ou até por meio de sons (ela começa a emitir os primeiros nesse período, inclusive dá gargalhadas).

O bebê nessa fase também segura objetos e, quando está deitadinho de bruços, consegue levantar a cabeça apoiado nos antebraços. É o início de uma fase intensa de desenvolvimento, que resultará na habilidade de o bebê andar.

bebê deitado

bebê deitado. Foto: freepik

Veja mais: Desenvolvimento de 0 a 3 meses: o que o bebê já faz (e dicas do que fazer com ele)

Publicidade

Entre quatro e seis meses

O bebê começa a buscar ativamente objetos. Por exemplo, se você oferecer um brinquedo, ele vai estender os bracinhos ou mesmo jogar o corpo na tentativa de pegá-lo.

Levar objetos à boca é mais uma característica desse período, assim como rolar e acompanhar sons (como quando você balança um instrumento de vários lados e o pequeno volta a cabeça em direção a ele).

bebê brincando

bebê brincando. Foto: freepik

Veja mais: 5 dicas para estimular o bebê entre o 4° e o 6° mês

Entre seis a nove meses

Se antes o filhote rolava, nessa fase é que ele provavelmente conseguirá sentar sem apoio! Um novo desenvolvimento na fala ocorre também nesse período, que é quando a criança costuma duplicar sílabas (são os famosos “dada”, “mama”, que ela deve começar a falar).

Além disso, passar objetos de uma mão para a outra é mais uma habilidade comum entre esses meses. O engatinhar tende a começar nessa etapa, e é comum que seu filho permaneça alguns meses só se movimentando com os braços e joelhos, antes de arriscar os primeiros passos.

Publicidade

Veja mais: Garanta a diversão com o filhote entre o 7° e o 9° mês!

Entre nove e 12 meses: meu bebê vai andar?

Nessa etapa geralmente o bebê começa a andar, mas ainda com apoio. Ele se apoiará nos móveis da casa e em você, até adquirir segurança de se lançar sozinho. O movimento de pinça com as mãos, útil para segurar objetos, é outra habilidade conquistada.

Ah, e sabe aquela fase em que a criança costuma conversar com ela mesma (ou com outra pessoa), dizendo várias palavras incompreensíveis? Isso é o chamado “jargão” entre os pediatras, e é mais uma característica dessa fase (assim como imitar movimentos – dar tchau, mandar beijo, bater palmas).

primeiros passos

primeiros passos. Foto: freepik

Veja mais: 6 atividades imperdíveis para bebês entre 10 e 12 meses

Entre 12 e 15 meses

Prepare os móveis da casa, porque agora o bebê consegue andar sem apoio! Quando perceber os primeiros passos, tente não se desesperar, pois as quedas serão inevitáveis (apenas retire pontos perigosos do meio do caminho).

Muitos bebês ensaiam os primeiros passos arrastando cadeiras pela casa – certifique-se apenas de que esses móveis são estáveis o suficiente para não virar. Durante essa fase, a primeira palavra (que vai além das sílabas duplicadas) também costuma sair nessa fase.

bebê caminhando

bebê caminhando. Foto: freepik

Aqui a criança passa a manifestar suas vontades de uma forma diferente do choro, seja por palavras ou, por exemplo, estendendo as mãos para apontar ou tentar alcançar o que deseja.

Veja mais: Como estimular o filhote entre 12 e 18 meses (ideias de brincadeiras super bacanas!)

Entre 15 e 18 meses

Lembra quando você precisava dar comida na boca do seu filho? Agora, ele já está começando a criar a capacidade de se alimentar sozinho. Geralmente, nessa idade a criança come com colher ou garfo (sem a ajuda de ninguém), derrama pouco ou nada para fora do prato e da boca. Ah, e agora seu bebê também consegue andar para trás!

Além disso, se estiver com receio de que o atraso no desenvolvimento realmente esteja acontecendo, a melhor saída é sempre conversar com o médico do seu filho!

Maneiras de incentivar a caminhada

Agora, mesmo que seu filho esteja operando em seu próprio ritmo, saiba que você sempre pode dar um pouco de encorajamento. Talvez seu filho seja um especialista em rastrear, por exemplo, que não se interesse por andar.

Se eles forem totalmente móveis e o rastreamento lhes servir bem, eles podem ficar menos motivados para experimentar caminhar.

bebê andando

bebê andando. Foto: freepik

No entanto, se você começar a mover a ação do chão, eles podem ficar repentinamente interessados ​​em tentar uma caminhada.

Se seu filho é um rastejador hábil ou simplesmente passa muito tempo brincando no chão, comece a colocar os brinquedos na beirada do sofá ou em cima da mesa de centro.

Então, quando isso despertar o interesse deles e eles estiverem regularmente puxando e mexendo nos móveis, mova a mesa de centro um pouco mais longe do sofá para que eles tenham que dar um passo sem ajuda para ir de um lugar para outro. (Certifique-se de proteger contra bebês todas as arestas ou cantos de seus móveis.)

bebê caminhando

bebê caminhando. Foto: freepik

Então, se você estiver sentado no chão, deixe seu filho se levantar usando uma cadeira resistente, depois sente-se a alguns metros de distância com seu brinquedo favorito e veja se ele tenta dar aquele único passo para chegar até você ou o brinquedo.
Além disso, certifique-se de não colocar sempre um pequeno círculo de brinquedos ao redor de seu filho no chão, pois a proximidade de um entretenimento fácil pode desencorajar a exploração fora da zona de conforto.