Seu filho tem por volta de 8 meses e você está prestes a enlouquecer?

Seu bebê sempre dormiu bem, acordava para mamar e voltava a dormir rapidamente, fazia as sonecas adequadas e de repente tudo virou de ponta cabeça?

Se seu filho tem entre 7 e 9 meses, você precisa ficar preparada, porque ele pode estar passando pela famosa regressão dos 8 meses!

roupa de cama do bebê

Bebê dormindo na roupa de cama confortável. Foto: Freepik

Publicidade

Quais são os comportamentos mais comuns apresentados dentro desta regressão do sono dos 8 meses?

  • O bebê passa a rejeitar os sólidos e quer saber de mamar o tempo todo (principalmente os que são alimentados também por leite materno).
  • A rotina fica diferente a cada dia. Vira tudo uma bagunça: horário que faz sonecas e que ele aceita a alimentação.
  • O bebê nega as sonecas do dia. Vira uma luta fazer com que a criança durma pelo menos 40 minutos.
  • O bebê exige muito mais atenção e colo e chora muito quando é contrariado.
  • Demostra irritação, nervosismo, insegurança e infelicidade quando está longe da mãe e não aceita outras pessoas com facilidade (mesmo sendo o pai ou avós).
  • Tudo se transforma em uma guerra: tomar um remédio, ir para a cadeirinha do carro, se trocar, sentar para comer.

Enfim, é uma transformação TOTAL!

Mas afinal, o que acontece com o bebê nesta fase, para que ele mude tanto?

bebê dormir

Bebê recém-nascido embalado em mantinha, dormindo no colo da mamãe. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O primeiro ano de vida da criança é recheado de alterações e uma fase de muito desenvolvimento. Estes meses, especialmente, são marcados por algumas mudanças fortes, que podem parecer corriqueiras para os pais, mas que mexem muito com o comportamento dos filhos.

Alguns exemplos são a introdução alimentar, o retorno da mãe ao trabalho (e assim o bebê acaba entrando na escola, ou passa a ficar com outra pessoa em casa), a dentição, um desenvolvimento grande na autonomia (engatinhar, se arrastar, andar apoiado) e muitos pequeninos passam ainda pela ansiedade de separação.

Pensando no desenvolvimento do bebê, o que os estudos explicam é que, até os 4 meses, os bebês não se enxergam como separados da mãe.

Eles dependem dela para tudo e a dedicação das mães para estas crianças tão pequenas também é praticamente total.

Publicidade

A partir de um certo momento, geralmente aos 6 meses, as mães começam a sentir falta da sua “vida”. Querem voltar a cuidar de si mesmas, sair um pouco, conversar com amigas, ler um livro, enfim, fazer coisas que lhes agradavam e que eram corriqueiras antes da maternidade.

Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê

Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê – Bebezinho dormindo. Foto: Freepik

Isso geralmente acontece ao mesmo tempo em que o bebê adquire mais autonomia para se movimentar, ou seja, não está mais “grudado” o tempo todo.

É aí que a angústia de separação se inicia. A criança percebe que ela e a mãe não são a mesma coisa, que são seres separados e que ela pode ficar longe dele algumas vezes.

Como não há noção de tempo, o filho pode pensar que nunca mais você vai voltar! “E onde está o meu porto seguro? Meu alimento, meu carinho e acolhimento?

Nunca é igual com outras pessoas. Esta é a raiz de toda essa transformação.

Publicidade

Como lidar com a regressão de sono dos 8 meses?

Para as mães que estão passando por essa fase, aqui vão dicas de como lidar com essa situação (a parte mais importante do nosso post de hoje!).

  • Ajuste suas expectativas e não se culpe! Não é porque o filho da sua amiga não passou por isso, que há algo errado com a sua forma de cuidar do seu bebê. Lembre-se de que cada criança é única e não é culpa sua se o seu filho é mais sensível e tem esse comportamento mais exigente. A grande maioria dos bebês passa, sim, por essa regressão, em graus diferentes, mas passa!
  • Tente manter a rotina o quanto conseguir – horário das refeições e sonecas. Assim o seu dia ficará menos tumultuado.
  • Se seu filho negar a soneca, tente ter pelo menos um momento de descanso, deitada com ele, para baixar o nível de energia.
  • Mantenha a calma, porque essa fase não é marcada por birra ou manha da criança. Ele realmente pode estar bastante angustiado.
  • Não mude muitas coisas ao mesmo tempo. Por exemplo: se você tiver que voltar ao trabalho, faça uma programação para adaptar seu filho na escola ou com um cuidador pelo menos 2 semanas antes do seu retorno.
  • Respeite seus limites e peça ajuda! Apesar de difícil, seu filho vai aceitar ficar alguns momentos com outras pessoas. Você precisa estar bem para enfrentar esta fase e precisará de momentos de sossego.
  • Se seu filho está chorando muito, descarte problemas de saúde e certifique-se de que ele está com suas necessidades de alimentação supridas.
  • No sono, tente alternativas como fazer a soneca com seu filho, ficar com ele no quarto até adormecer, atenda rapidamente se ele chorar. Se você não conseguir avançar em algum processo de dormir sozinho, pelo menos mantenha-se no lugar onde está. Tente não retroceder, fazendo coisas como desmame precoce ou mesmo cama compartilhada –  isso não irá funcionar depois que toda essa tempestade passar.

A regressão pode durar até 6 semanas, mas geralmente melhora bastante em 4 semanas. Então mesmo que exausta, tenha em mente que vai passar!