Ao longo dos nove meses de gestação, o corpo da mulher acaba passando por uma série de transformações, para acomodar o bebê que está se formando. Confira 5 mudanças no corpo que a grávida sente!

A começar pelo útero, que aumenta aproximadamente 20 vezes o seu peso original, acredita?

Claro que isso não passa despercebido: a grávida sente muitas mudanças no corpo (e já tendo passado por elas, sei que algumas são agradáveis, enquanto outras… Cá entre nós, você não vê a hora de se livrar delas).

Mudanças no corpo que a grávida sente

Yoga para gestantes

Mulher grávida fazendo yoga, olhando o notebook, na sala. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

Essas mudanças no corpo da grávida acontecem desde os cabelos até os pés.

E se você está se preparando para engravidar, ou já engravidou e está começando a senti-las, vale a pena ficar por dentro de algumas das principais modificações que ocorrem nesse período, também para entender o que acontece com o bebê em gestação. Vem dar uma olhadinha abaixo, que eu conto mais.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mudanças no corpo que a grávida sente – bexiga fica comprimida

Mulher grávida com expressão surpresa. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Já ouviu aquela história de que grávida quer fazer xixi toda hora? Pois ela faz bastante sentido, afinal, a bexiga acaba ficando comprimida ao longo da gravidez, pelo aumento do útero.

Outro detalhe é o aumento do trabalho dos rins na gravidez, que filtram mais sangue (pois o volume de sangue pode aumentar em até 50% nessa fase) e acabam produzindo mais urina.

Aliás, como os rins ficam “sobrecarregados”, há também um risco de infecção urinária aumentado durante a gestação.

Publicidade
chutes do bebê

Mulher grávida segurando sua barriga, de lado. Crédito da foto: Freepik

Ao mesmo tempo, os hormônios produzidos nesse período afrouxam alguns músculos e canais do sistema urinário, podendo causar a famosa incontinência urinária (escapes de xixi na grávida).

Mudanças no corpo que a grávida sente – Inchaços aparecem

Aapesar de eliminar mais urina, a grávida retém mais líquido, pela ação dos hormônios da gravidez. E por isso aparecem os inchaços.

A região mais acometida é a dos membros inferiores, pela pressão do útero nas veias localizadas embaixo da barriga, que deixa a circulação sanguínea mais lenta no local.

Mudanças no corpo que a grávida sente – Cabelos mais bonitos

Fotos criativas gravidez para tirar sozinha

Mulher grávida sentada em um banquinho. Foto: Freepik

Durante a gravidez, o metabolismo acaba acelerando e, consequentemente, as funções normais do corpo acontecem em um menor período de tempo.

Publicidade

É o caso dos cabelos, que passarão a crescer mais depressa e ainda ganharão mais brilho pela ação do estrogênio (um dos hormônios da gestação).

Você também vai notar um maior volume nos fios também causado pelo estrógeno, que diminui a ação da testosterona, impedindo a queda de cabelo (que, por outro lado, vai ser constante depois do parto).

Mudanças no corpo que a grávida sente – Aumento dos seios

Sentimento de mãe de primeira viagem Tumblr

Grávida posando para a foto. Foto: Freepik

Logo duas semanas após a concepção a futura mamãe já pode observar um aumento dos seios. Mais uma vez, é o estrogênio, além de outros hormônios, entrando em ação.

Eles agem sobre as glândulas mamárias, preparando-as para produzir leite. É comum a gestante também sentir maior sensibilidade nas mamas.

Manchas e estrias pelo corpo

Pelo aumento da barriga, as estrias podem aparecer (afinal, a pele acaba se distendendo mais). Também é comum que as grávidas notem manchas pelo corpo, mais uma consequência dos hormônios (no caso, o melanotrófico), que acelera a pigmentação da pele.

E você, já sentiu alguma mudança marcante no seu corpo depois que ficou grávida? Com quanto tempo de gestação começou? Deixe seu comentário e ajude muitas outras mães que passarem por aqui!