Eu adorei o post de hoje, da nossa consultora de sono Michele Melão. Nele ela fala sobre o sono dos bebês “high need”.

Venha entender as características desses pequenos, e mande de uma vez por todas embora a culpa de não conseguir fazer seu bebê (que é mais sensível também) dormir como você gostaria.

Vocês já ouviram falar dos bebês que são “high need”?

roupa de cama do bebê

Bebê dormindo na roupa de cama confortável. Foto: Freepik

Mesmo que não tenha ouvido a expressão, provavelmente irá reconhecer algumas características dessas crianças, se tiver um bebê assim em casa:

Publicidade
  • Necessita dos pais com uma intensidade maior do que as outras crianças.
  • Chora mais e mais alto do que a maioria das crianças da mesma idade.
  • Quer ficar no colo dia e noite (o contato corporal, especialmente com a mãe, precisa ser contínuo).
  • É intenso, hiperativo, imprevisível, carente, muito sensível e difícil de acalmar.
  • Come bastante / mama com mais frequência do que a maioria das crianças.
  • Está aparentemente sempre insatisfeito.
  • Tem um sono muito difícil.

E por que esse temperamento afeta o sono?

bebê dormir

Bebê dormindo. Crédito da foto: Freepik

Estas crianças podem apresentar a mesma inquietação do dia, durante a noite. Costumam acordar mais e, como são crianças que precisam de muito contato corporal, precisam quase sempre de ajuda para voltar a dormir. Negar essa ajuda pode causar um despertar muito longo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Estas crianças se comportam de forma diferente frente a sons e estímulos

Você já reparou que muitas crianças dormem em festas, restaurantes e passeios, sem o menor problema? Essa é uma capacidade de bloquear estímulos perturbadores – como o barulho ou mesmo algum pequeno desconforto como frio, calor ou um pouco de fome. Isso não acontece com bebês hipersensíveis.

Eles reagem de maneira exagerada e acordam com qualquer barulho, não conseguem manter o sono se sentirem qualquer desconforto e não dormem com nenhuma carga sensorial.

Todas as transições são mais difíceis para estas crianças

Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê

Como estabelecer uma rotina de sono para o bebê – Bebê recém-nascido dormindo. Foto: Freepik

Tirar do carro para a cama, do colo para o berço ou mesmo passar do estado de alerta ou sonolência para o sono profundo.

Publicidade

Estas mudanças são difíceis para estes bebês e muitas vezes só conseguimos fazer alguma transição deste tipo se a criança estiver em sono profundo. É bastante difícil (mas não impossível!) que estas crianças durmam completamente sem ajuda.

A maturidade do sono destas crianças é diferente

Durante as passagens das fases dentro do ciclo de sono (de sono leve para o profundo e vice-versa), existe um período onde o sono fica bastante vulnerável, onde a criança é facilmente despertada.

As crianças muito sensíveis são mais propensas a despertar durante este período de maior vulnerabilidade do sono e, quando isso acontece, geralmente precisam de ajuda para voltar a dormir.

Bebês high need têm um alto grau de ansiedade de separação

bebê dormindo no berço

bebê dormindo no berço. Foto: freepik

Essas crianças exigem uma situação de bem-estar durante todo o tempo para conseguir manter o sono. Isso significa manter o contato físico durante a noite, especialmente nas fases em que apresentam a angústia de separação.

Claro que é preciso analisar com cuidado para entender as necessidades das crianças. Cada bebê é único e não é porque ele chora, que necessariamente é um bebê high need.

Publicidade

Qualquer desconforto ou mesmo a passagem por fases normais do desenvolvimento da criança – como ansiedade de separação ou picos de desenvolvimento – podem aumentar o choro e a irritabilidade da criança.

Separações como a volta do trabalho da mãe ou o início em uma escola também podem alterar o sono, o apetite e o comportamento do bebê.

Todas as crianças precisam de atenção, carinho, apoio e afeto. A dica aqui é uma dose extra de paciência, já que o seu bebê não tem nenhum problema.

Classificar um bebê como high need não é um diagnóstico, mas sim uma definição de um comportamento.