Acredito que o tema do post vai agradar muitas futuras mamães antenadas: vamos falar sobre o chá de bebê ecológico!

Quase tão aguardado quanto a chegada do filhote, o chá de bebê é um momento de bastante expectativa para a gestante, por isso é importante que seja planejado com calma, antecedência e com o máximo de ajuda possível (e não estou falando somente de profissionais – a ajuda de amigas e familiares é muito bem-vinda!).

Por falar em planejamento, que tal pensar em uma comemoração com um detalhe bastante importante nos dias de hoje, a sustentabilidade? Já pensou nisso?

Pois vale saber que celebrar a espera do pequeno com um chá de bebê ecológico é uma ideia cheia de vantagens. Sem perder o charme, a festa acaba sendo bastante econômica e é, ainda, uma aliada ao meio ambiente, já que a escolha dos acessórios que compõem o evento são reaproveitados, gerando um menor gasto de energia e acúmulo de lixo.

Publicidade

Gostou da ideia? Então vem ver 7 dicas para preparar um chá de bebê ecológico aí em casa:

chá de fraldas com as amigas

chá de fraldas com as amigas. Foto: freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

7 Dicas para um chá de bebê ecológico

1- Envie os convites por e-mail

O lado sustentável do evento pode começar já nos convites. Ou seja, ao invés de imprimi-los, que tal enviá-los por e-mail ou WhatsApp? Você pode preparar um modelo simples no Power Point (veja como aqui), ou ainda criar um evento no Facebook para chamar todo mundo.

2- Pense em uma decoração sustentável

Os enfeites do chá de bebê podem ser feitos de materiais recicláveis. Nesse post aqui eu dou várias dicas para aproveitar materiais que você iria jogar fora como parte da decoração da festa. E você vai ver: dá para criar objetos lindos!

3- Use flores

Mais uma sugestão sustentável para a decoração é aproveitar vasinhos de flores para enfeitar as mesas. Além de ser mais um ponto ecológico, fica bem delicado e podem ser usados como lembrancinhas também – assim você aproveita o mesmo item duas vezes.

Pacotes de sementes são outras opções bacanas para as lembrancinhas, e trazem um aspecto bastante significativo para celebrar a chegada de uma nova vida.

Publicidade
decoração de chá de bebê

decoração de chá de bebê. Foto: freepik

4- Utilize peças reutilizáveis

Para evitar o acúmulo de lixo, é interessante trocar pratinhos, copos e garfinhos descartáveis por peças laváveis, que possam ser utilizados novamente depois.

Agora, se você não quiser abrir mão da facilidade dos acessórios descartáveis (uma vez que eles são uma mão na roda na limpeza, inegavelmente, não é mesmo?). Então, recorra aos compostáveis (que são biodegradáveis e ainda ricos em nutrientes para o solo).

Mais uma dica interessante é deixar plaquinhas espalhadas pelo seu chá de bebê ecológico, pedindo para os convidados terem o cuidado de usar o mesmo copo até o final da festa.

5- Recorra a frutas e verduras nas comidinhas

Que tal transformar pepinos, ou então a casca do tomate, em suporte para deliciosos quitutes? Essas e outras ideias bacanas de lanchinhos sustentáveis para o chá de bebê eu conto nesse post.

O mais legal é que são comidinhas bem simples de fazer (o que vai dar mais trabalho é picar os ingredientes) e o efeito visual, promovido pelas cores vivas das frutas e legumes, é incrível!

Publicidade

6- Separe o lixo

Deixe à disposição dos convidados lixeiras diferentes para o lixo reciclável e orgânico. Fazer a separação dos materiais é sempre importante e em uma festa, ocasião que gera bastante lixo, não é diferente.

7- Peça fraldas ecologicamente corretas

Atualmente tem crescido no mercado os modelos de fraldas ecologicamente corretas. Tem as versões reutilizáveis e, também, as biodegradáveis (eu falei sobre um modelo que testei aqui), que são descartáveis, mas se decompõem rapidamente no meio ambiente. Já que estamos falando em fazer bem para o planeta, essas opões são bem melhores do que as tradicionais.

bebê com fralda reutilizável

bebê com fralda reutilizável. Foto: freepik

Veja mais sobre chá de bebês

O que é um chá de bebê?

Um chá de bebê é basicamente uma festa para celebrar o nascimento iminente de um novo bebê. É também uma forma de amigos e familiares ajudarem os novos pais a conseguirem tudo o que precisam. Afinal, os bebês precisam de toneladas de coisas, e a lista pode ficar bem cara!

O chá de bebê

Você pode não saber disso, mas os chás de bebê que conhecemos são uma invenção relativamente nova. Mas isso não significa que dar presentes a futuros pais não fosse feito antes que os chás de bebê se tornassem populares.

Os novos bebês sempre foram uma fonte de alegria e celebração – mas no passado, essas comemorações eram muito diferentes do que conhecemos hoje.

Os antigos gregos e egípcios realizavam rituais para celebrar o novo bebê e sua mãe. Durante esses rituais, eles também ofereciam presentes e votos de boa sorte a diferentes deuses e deusas.

Durante a Idade Média, o batismo do bebê serviu como uma oportunidade de dar presentes aos novos pais. Era comum que os presentes tivessem significado religioso, e geralmente eram os padrinhos que os davam.

gestante ganhando presente

gestante ganhando presente. Foto: freepik

Quando você deve fazer um chá de bebê?

Não existe uma regra rígida e rápida que dite quando você deve fazer um chá de bebê. A maioria dos chás de bebê é realizada aproximadamente 4 a 6 semanas antes do nascimento do bebê. Dessa forma, os convidados podem ter em mente o gênero do bebê na hora de escolher presentes e decorações.

Muitas mães optam por fazer o chá de bebê no final da gravidez porque o risco de aborto espontâneo diminui a cada semana que passa. Isso também significa que você terá uma imagem mais clara das coisas que ainda está perdendo e com as quais seus entes queridos podem ajudá-lo.

Coisas mais importantes a se ter em mente ao planejar um chá de bebê:

Jogos: desde adivinhar o tamanho da barriga da mãe até “Adivinhe a comida do bebê”, há muitos jogos para manter os convidados entretidos. O Google pode ajudá-lo a criar uma lista de jogos divertidos para o chá de bebê.

Comida: você pode optar por um buffet ou spread para o qual todos podem contribuir. Você também pode pedir aos convidados que contribuam para comprar tudo antes do dia.

Ou se você estiver fazendo o chá de bebê em um restaurante ou salão de chá, pode solicitar um orçamento do próprio local. E você sempre pode ter um bolo de chá de bebê!

Favores: os favores do chá de bebê não precisam ser extravagantes. Sacos pequenos com doces, biscoitos ou outros itens pequenos são uma ótima maneira de agradecer a cada convidado por ter vindo.

Presentes: se os pais criaram um cadastro de presentes, cada convidado pode optar por trazer seu próprio presente – roupas de bebê, brinquedos e fraldas são presentes populares. Você também pode dar à mãe algo para se mimar, como máscaras, velas perfumadas ou até mesmo uma bela maquiagem.

Ou se a mãe e o pai precisarem de ajuda com um dos itens mais caros, você pode conversar com os convidados e tentar arrecadar dinheiro para dar um presente maior juntos.

Decorações ou tema: use sites como Pinterest, Twitter ou Facebook para ter ideias de decoração. Muitos temas adoráveis ​​podem ser criados usando suprimentos simples e artesanato DIY.