Vocês que acompanham o blog sabem o quanto a Michele Melão, nossa consultora de sono, arrasa nas dicas de sono do bebê. Os textos dela são sempre muito esperados pelas leitoras do blog, e o feedback que tenho é que as informações que ela nos deixa têm ajudado muitas famílias.

No entanto, algumas mães acabam nos escrevendo, pedindo sugestões práticas para resolver os problemas de sono mais comuns dos seus filhos. E atendendo a esse pedido, a Michele nos traz, no post de hoje, um formato de programa para ajudar os bebes que não conseguem dormir direito durante o dia, fora do colo dos pais. Eu amei o conteúdo, e tenho certeza de que esse será um dos textos mais úteis do nosso espaço, para os pais que enfrentam dificuldade com o sono dos filhos. Dê uma espiadinha, vale muito a pena!

Por Michele Melão

Publicidade

Recebo diariamente mensagens de mães que não conseguem fazer com que seus bebês durmam durante o dia fora do colo. É colocar no berço e o bebê acorda, deixando as mães, pais ou cuidadores exaustos. Ir ao banheiro de forma tranquila vira um item de luxo, raridade, já que a criança está no colo o tempo inteiro. Isso acontece na sua casa?

No post de hoje, quero passar um programa de 15 dias para que as leitoras aqui do Mil Dicas de Mãe consigam colocar as crianças para dormir e finalmente conseguirem um tempo livre em casa para fazer alguma atividade.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Para ter sonecas restauradoras, o bebê precisa saber passar pelas fases dentro do ciclo de sono e ligar os ciclos sem precisar de ajuda.

Neste plano, a ideia é evitar o choro e melhorar as sonecas do dia.  Não posso dizer que é fácil de seguir, mas com carinho, paciência e persistência, seguindo esta programação, muitas mães vão conseguir dar bastante qualidade para as sonecas dos seus bebês.

Imagem: 123RF

O programa:

Publicidade

Por 4 dias: você vai diminuir o embalo que faz para seu filho adormecer. Um exemplo bom é aquela mãe que anda pela casa para o bebê dormir. Ande um pouco e sente e continue com um leve balanço enquanto estiver sentada. Se o bebê chorar, levante de novo e sente-se novamente assim que ele parar de chorar. Nestes dias, ele deve ir para o berço já dormindo. Se ele acordar, você deve pegar novamente e recomeçar o processo.

Por 4 dias: você tentará colocar seu bebê no berço sonolento, quase dormindo, mas não vai fazer a quebra do contato corporal. Você pode deitar em uma cama e ficar bem perto do bebê, com os braços em volta dele, até que adormeça completamente. Se a opção for colocar no berço, projete seu corpo para bem perto do bebê para que ele tenha bastante segurança de ficar no berço. Só saia de perto quando o sono ficar mais profundo. Durante estes 4 dias, faça isso apenas na primeira soneca. Se o bebê acordar e chorar, pegue-o, sente em algum lugar, balance um pouco e tente novamente.

Por 4 dias: o mesmo procedimento dos últimos 4 dias, porém em todas as sonecas do dia (para crianças que dormem mais vezes).

Por 3 dias: faça uma agenda das sonecas do bebê e repare se neste ponto ele já criou algum padrão de tempo/horário de sono. Se ainda houver alguma soneca muito curta (menos de 30 minutos), essa é a hora de começar. Minha sugestão é usar as técnicas de acordar para dormir (que já falamos aqui no blog: http://www.mildicasdemae.com.br/2017/03/o-metodo-de-acordar-para-dormir-da-encantadora-de-bebes-funciona-para-esticar-soneca.html) ou pegar no colo antes do bebê acordar para que ele estique mais um pouco, ou mesmo reparar pelo comportamento do bebê se ele já dormiu o suficiente nos outros cochilos (no caso de crianças que fazem mais de 2 soneas).

E por quanto tempo devo insistir? Minha sugestão é que a mãe insista por pelo menos 1 hora. Se o bebê não dormir, você pode fazer a soneca no colo e tentar numa próxima oportunidade. A tendência é que a resistência diminua a cada dia, portanto pode ser que o começo seja bem difícil, mas aos poucos a criança vai se acostumando a essa nova forma de adormecer.

Este programa é adequado para famílias onde as crianças não conseguem manter o sono fora do colo, e por isso se torna importante dormir com mais independência para fazer as fases do ciclo de sono sem precisar de ajuda.

Publicidade

Se seu filho precisa de um colinho, um balanço, mas depois de dormir consegue esticar o sono no berço ou no carrinho, não há razão para se preocupar. Dormir de forma independente é a grande chave para melhorar o sono noturno, mas se seu filho tem sonecas restauradoras, consegue dormir por uma hora ou mais, e só necessita de um pouco de ajuda, você não precisa passar por este processo.

Ainda assim acha que não vai dar certo? Olha só esse vídeo com dicas preciosas para esticar as sonecas do bebê: