Reunir a família e os amigos, fazer a criançada se divertir e, principalmente, comemorar mais um ano da vida do seu pequeno: esses motivos são grandes motivos para não deixar o aniversário do filhote passar em branco, não é mesmo? Por aqui, quando a festinha de Cacá se aproxima, vejo que ela fica muito, muito feliz, a ponto de compensar todo o cansaço que sinto com os preparativos (e os gastos que entram para o orçamento).

Mas você sabia que, ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário gastar rios de dinheiro para fazer uma bonita festa para o filhote? Tomando alguns cuidados simples é possível fazer uma comemoração incrível, sem pesar muito no bolso.

A seguir eu compartilho com vocês algumas dicas pessoais, que sempre dão certo por aqui. Elas ajudam muito a conter gastos – o que é importante especialmente em uma época de crise no país, como a que estamos vivendo. Vem dar uma espiadinha, e compartilhe comigo a sua dica nos comentários, para ajudar mais mães que estão em busca de uma festa mais barata.

Imagem: 123RF

Publicidade

Faça a festa em casa ou no salão de festa do prédio: levar a comemoração para dentro de casa fica (muito!) mais em conta do que alugar um espaço para isso, ou pagar um buffet. Claro que a facilidade não é a mesma de terceirizar tudo em outro lugar, mas acaba compensando financeiramente (só não se esqueça de colocar na ponta do lápis o valor do aluguel do seu condomínio, para que a conta de despesas fique completa).

Opte por uma comemoração fora do horário das refeições: se sua ideia é baratear a festa, o ideal é fazer uma comemoração no meio da tarde ou, dependendo da idade da criança, pela manhã. Assim é possível servir comidinhas mais simples, como lanchinhos, ou até fazer um belo piquenique, com tortas e bolos caseiros. Outra sugestão interessante e saudável é optar por frutas (no formato de salada de fruta ou em palitinhos). Sem dúvida acaba sendo mais econômico do que se preocupar em oferecer uma refeição como almoço ou jantar.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Aproveite o que já tem em casa para decorar: já reparou na decoração daquelas festas infantis lindas? Em geral a mesa do bolo é decorada com bonecos ou outro tipo de brinquedo. Por isso, se sua ideia é baratear custos, a primeira ação a fazer para planejar o visual da festa é buscar elementos que você já tem em casa, como os brinquedinhos do seu filho. A Barbie, o super-herói que é tema da festa, ou a princesa de que sua filha mais gosta podem ganhar destaque na mesa principal. Se quiser algo mais profissional, mas ainda assim mais em conta do que contratar um decorador, opte pelo aluguel de kits prontos.

Decore com os docinhos: outro item que torna a decoração da festa mais charmosa são os docinhos. Mas você não precisa encomendar aqueles caríssimos para fazer algo bacana: é possível, por exemplo, imprimir tags com o personagem tema da festa para dar um charme adicional ao doce (basta fazer uma busca na internet com o nome do personagem seguido de “tag para imprimir”, que você encontra várias opções). Apostar em granulados coloridos e outros acabamentos com as cores dos personagens dão o tom certo à decoração também! E, claro, você pode preparar os doces em casa, como brigadeiros, cake pops e cupcakes.

Opte por um bolo simples: bolos em camadas, cobertos com pasta americana são lindos! Mas, cá entre nós, bolo gostoso mesmo é aquele caseiro, de chocolate ou de cenoura! Então por que não preparar um desses para os convidados? O aniversariante pode até colaborar com as etapas mais simples do preparo – depois você personaliza o acabamento, de acordo com o tema (com uma vela diferente, tags impressas em papel, ou bandeirinhas com o nome do aniversariante).

Publicidade

Faça tudo o que conseguir em casa: além do bolo e dos docinhos, você pode economizar com outros itens da festa,  preparando-os por conta própria. Um bom exemplo são os convites: pelo computador, você mesma consegue fazê-los (eu explico o passo-a-passo aqui). As mães com maior habilidade manual podem se propor a fazer convites personalizados à mão mesmo, ou aproveitar os dotes para preparar lembrancinhas e itens decorativos (se houver tarefas em que o filhote puder ajudar, com certeza ele vai adorar!).

Aproveite itens decorativos como lembrancinhas: decorar as mesas dos convidados com vasinhos de flores é uma ideia barata e coringa para qualquer tema de aniversário (você gasta uma vez só, com uma lembrancinha que também enfeita!). Algumas dicas são vasos de kalanchoe e gipsofila (esta última, que é menor, vai bem em garrafas ou latas, você pode ir guardando algumas antes da festa e reaproveitá-las). Se quiser personalizar, também não fica caro: você pode escolher vasos com as cores do tema ou, então, encapar vasinhos e garrafas (dá até para encapar com bexiga, nesse post eu conto como e dou outras ideias sustentáveis).